Da Costa bate favorito Mortara e fecha temporada com pole em Seul. Vandoorne é 4º
Na última corrida da temporada na Fórmula E, Edoardo Mortara manteve o alto nível das classificações e sobrou no mata-mata, superando o líder Stoffel Vandoorne e batendo António Félix da Costa para marcar sua terceira pole do ano
Capital da Coreia do Sul, Seul recebeu a última classificação da temporada 2021/2022 da Fórmula E neste domingo (14). E Edoardo Mortara — dono de 15 vitórias em mata-matas antes do desembarque no país asiático — era claramente o favorito na grande final, principalmente após despachar o líder mundial Stoffel Vandoorne. No entanto, António Félix da Costa colocou toda sua experiência de campeão em jogo e bateu o suíço da Venturi, que ainda alimenta esperanças de bater a Mercedes no Mundial de Construtores, para fechar o ano com sua segunda pole de 2022.
Ao contrário do que havia acontecido no dia anterior, a classificação da corrida 2 em Seul não contou com a forte chuva que tomou conta da capital coreana na última semana, e os pilotos puderam se concentrar em extrair o máximo dos carros — ao invés de se preocuparem apenas em evitar o muro, como aconteceu na véspera devido ao efeito da água no asfalto recentemente reformado.
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A grande decepção do dia ficou por conta do vice-líder do campeonato, Mitch Evans. Ciente de que era o único piloto a ainda ameaçar uma conquista mundial de Stoffel Vandoorne, o neozelandês da Jaguar acabou eliminado ainda na fase de grupos e tornou a missão do belga — que tem 21 pontos de vantagem — muito mais tranquila.
A largada para a última corrida do ano na Fórmula E está marcada para as 4h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Cultura e do SporTV 3 e cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.
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Confira como foi a classificação do eP de Seul 2:

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Grupo A:
A classificação de domingo começou com pista seca em Seul, mas com o tempo completamente fechado e dando mostras de que poderia virar. Líder do campeonato e com a mão na taça, Stoffel Vandoorne logo se colocou na liderança do Grupo A, com 1min22s165, seguido por Nick Cassidy, Edoardo Mortara e Nyck de Vries na zona de classificação.
Norman Nato substituiu Sam Bird na Jaguar pelo segundo dia consecutivo — o titular quebrou a mão em Londres —, mas novamente teve dificuldades para marcar um tempo competitivo em sua primeira tentativa e ficou fora dos classificados no retorno para o pit-lane antes da volta decisiva.
Neste momento, os eliminados tinham a seguinte ordem: Robin Frijns, Lucas Di Grassi, Sérgio Sette Câmara, Nato, Oliver Turvey, Alexander Sims e Oliver Rowland. Lá na frente, Vandoorne liderava com apenas 0s003 de vantagem sobre Mortara. Cassidy e De Vries ainda completavam os quatro primeiros.
Os pilotos partiram para suas últimas tentativas já no fim do treino, e todos contabilizaram suas voltas com o cronômetro zerado: Sette Câmara foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e logo tomou a ponta, mas foi superado por Mortara, Vandoorne, Frijns e Di Grassi, que garantiram passagem às quartas de final nessa ordem.
Acabram eliminados: Sette Câmara, De Vries, Cassidy, Nato, Rowland, Turvey e Sims.

Grupo B:
Na segunda chave do dia, o britânico Jake Dennis não teve problemas para tomar a liderança no início e foi o primeiro piloto a alcançar a casa de 1min21s neste domingo. Com 1min21s712, o inglês botou 0s402 de vantagem para Pascal Wehrlein, com Jean-Èric Vergne e António Félix da Costa colocando a DS Techeetah nos dois outros lugares entre os classificados.
Mitch Evans, o único que ainda pode ameaçar a conquista do título por parte de Vandoorne, não conseguiu um tempo competitivo em sua primeira tentativa: com 1min22s319, voltou aos boxes antes da última volta lançada no sexto lugar.
A partir daí, os pilotos se encaminharam aos boxes para a preparação final da última volta, com a seguinte ordem entre os eliminados: Sébastien Buemi, Evans, Oliver Askew, Dan Ticktum, Maximilian Günther, André Lotterer e Sacha Fenestraz — que substituía Antonio Giovinazzi, machucado na corrida 1.
No estouro do cronômetro do Grupo B, a expectativa era pelo tempo de Mitch Evans. O neozelandês até pareceu registrar um tempo competitivo e subiu ao segundo lugar, mas foi rapidamente sendo superado e acabou eliminado: Dennis manteve a ponta, Da Costa garantiu passagem em segundo lugar, Vergne ficou logo atrás do companheiro de equipe e Dan Ticktum colocou a NIO no primeiro mata-mata da temporada — logo na última corrida.
No fim, acabaram eliminados: Günther, Askew, Evans, Wehrlein, Lotterer, Buemi e Fenestraz.

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Quartas de final:
Na participação inaugural da NIO — e de Ticktum — no mata-mata, não houve zebra: Mortara usou toda a potência do trem de força da Mercedes — as duas equipes ainda disputam o Mundial de Construtores na última corrida — e marcou 1min21s229, contra 1min21s611 do britânico.
Jean-Èric Vergne x Stoffel Vandoorne
Na disputa entre dois pilotos que podem fazer uma das duplas mais fortes da temporada no ano que vem, melhor para o líder do campeonato: Vandoorne sobrou após contar com um erro de Vergne, que quase acertou o muro ainda no começo de sua volta e ficou a 1s3 do rival da Mercedes: 1min21s260 contra 1min22s642, e o belga cada vez mais favorito rumo ao título.
Robin Frijns x António Félix da Costa
No terceiro duelo do dia, a disputa foi mais apertada. Da Costa conseguiu garantir a classificação por menos de 0s3, com o tempo de 1min20s920, após superar Frijns nos dois últimos setores — o neerlandês havia levado a melhor no primeiro, mas não passou de 1min21s194 no fim da volta.
Dennis e Di Grassi já se acostumaram aos duelos nas últimas corridas — se encontraram em Londres e na corrida 1 de Seul —, e até agora cada um havia vencido uma vez. No tira-teima, melhor para o britânico: Jake marcou 1min21s035 e conseguiu eliminar o brasileiro no mata-mata mais equilibrado do dia: 1min21s209 foi o tempo do piloto da Venturi, fora por apenas 0s174.

Semifinais:
Stoffel Vandoorne x Edoardo Mortara
Ainda que o duelo entre Mortara e Vandoorne não valesse mais pelo título do Mundial de Pilotos, a Venturi ainda alimentava esperanças de vencer a Mercedes no Mundial de Construtores — o que tornava um triunfo do #48 vital para as pretensões da equipe. E Edoardo mostrou que suas 15 vitórias em mata-matas significam algo: marcou 1min20s913 e bateu o líder do campeonato, que anotou 1min21s069 — mas ainda se colocava em posição confortável na disputa.
Jake Dennis x António Félix da Costa
Na disputa que definiu o segundo finalista, Da Costa apertou o ritmo e deixou Dennis para trás: 1min20s925 contra 1min21s050.
Final:
António Félix da Costa x Edoardo Mortara
Na grande final, a surpresa: favorito, Mortara foi superado em uma disputa apertada por Da Costa, que evitou os três pontos da Venturi: 1min21s078 para o português, enquanto Edoardo anotou 1min21s342.
Fórmula E 2021/2022, eP de Seul 2, Grid de Largada:
1 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:21.078 |
2 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:21.342 |
3 | J DENNIS | Andretti | 1:21.050 |
4 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:21.069 |
5 | R FRIJNS | Envision | 1:21.194 |
6 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | 1:21.209 |
7 | D TICKTUM | NIO | 1:21.611 |
8 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:22.642 |
9 | M GÜNTHER | Nissan | 1:21.825 |
10 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:21.989 |
11 | O ASKEW | Andretti | 1:21.877 |
12 | N DE VRIES | Mercedes | 1:22.148 |
13 | M EVANS | Jaguar | 1:22.094 |
14 | N CASSIDY | Envision | 1:22.232 |
15 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:22.114 |
16 | N NATO | Jaguar | 1:22.286 |
17 | A LOTTERER | Porsche | 1:22.254 |
18 | O ROWLAND | Mahindra | 1:22.323 |
19 | S BUEMI | Nissan | 1:22.299 |
20 | O TURVEY | NIO | 1:22.363 |
21 | S FENESTRAZ | Dragon Penske | 1:23.432 |
22 | A SIMS | Mahindra | 1:23.079 |

