Da Costa lidera 1º dia de pré-temporada da Fórmula E em Jarama. Di Grassi é 10º
O primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E, em Jarama, terminou com a Porsche de António Félix da Costa na liderança. Em dia sem problemas, todos os pilotos aptos foram à pista e iniciaram a preparação para a 11ª edição da história da categoria
A Fórmula E deu o pontapé inicial da 11ª edição de sua história nesta terça-feira (5), com o primeiro dia de pré-temporada no Circuito de Jarama, em Madri. Todos os 18 pilotos aptos ao teste foram à pista nesta atividade inaugural, que começou às 13h locais (10h de Brasília) e se estendeu por três horas. A liderança ficou com António Félix da Costa, da Porsche, enquanto Jake Dennis e Maximilian Günther completaram o top-3.
A volta mais rápida da atividade, registrada pelo português da Porsche, ficou em 1min29s220. O britânico da Andretti fechou 0s186 atrás, e Günther foi 0s441 mais lento. Edoardo Mortara, Stoffel Vandoorne, Nico Müller, Jake Hughes, Pascal Wehrlein, Jean-Éric Vergne e Lucas Di Grassi completaram o top-10.
Único brasileiro na pista, já que Sérgio Sette Câmara foi substituído por David Beckmann na pré-temporada da Kiro, Di Grassi estreou o pacote ABT-Lola/Yamaha e terminou na décima colocação, com a volta mais rápida em 1min30s180. O paulista foi 0s960 mais lento que o líder Da Costa. Mitch Evans, Nick Cassidy, Oliver Rowland e Norman Nato foram as únicas ausências, já que Jaguar e Nissan estouraram o teto de gastos e foram obrigadas a se ausentar em uma das sessões da semana.
Os pilotos retornam à pista para o segundo dia de pré-temporada nesta quarta-feira, que reserva mais duas sessões de três horas cada. Sempre no horário de Brasília, a primeira está marcada para as 5h, enquanto a segunda acontece às 10h.

Como foi o 1º dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência:
O primeiro carro a tocar a pista de Jarama na pré-temporada da Fórmula E foi o de Nico Müller, com a Andretti #51. Sébastien Buemi, Sam Bird, Taylor Barnard, Nyck de Vries, Lucas Di Grassi e Edoardo Mortara deixaram as garagens na sequência. O suíço, então, anotou o primeiro tempo da atividade, com 1min50s024. As duas McLaren vieram a seguir, com o novato 0s123 atrás do líder.
Instantes depois, foi a vez de David Beckmann, António Félix da Costa e Dan Ticktum irem à pista pela primeira vez, com pouco mais de cinco minutos completos no relógio. Barnard, então, assumiu a liderança com 1min36s277. Outros pilotos começaram a sair aos poucos do pit-lane, casos de Pascal Wehrlein e Jake Dennis.
Enquanto Barnard seguia baixando o próprio tempo, Wehrlein se colocou em segundo com 2h42min restantes no relógio, mas a 1s1 do líder. Apesar de ter ido à pista logo no início, Di Grassi não anotou voltas e retornou imediatamente ao pit-lane. Com pouco menos de 20 minutos completos na atividade, Zane Maloney foi ao traçado.
Estampando o #1 no carro pela primeira vez após a conquista do título mundial, Wehrlein assumiu a liderança da atividade com 2h40min restantes, quando apenas ele, Buemi e Maloney estavam na pista. O alemão cravou 1min32s399, 0s325 à frente de Barnard.

Os carros da Stellantis só deixaram as garagens depois, com DS Penske e Maserati colocando os quatro pilotos na pista. Com 30 minutos completos de sessão, 14 competidores já tinham voltas registradas. As exceções eram Di Grassi, Maloney, Ticktum, Robin Frijns, Mitch Evans, Nick Cassidy, Norman Nato e Oliver Rowland. Os quatro últimos nem poderiam competir, já que Nissan e Jaguar foram punidas por exceder o teto de gastos. A liderança seguia com Wehrlein.
Com 2h23min restantes, a Mahindra se colocou à frente pela primeira vez, assim que De Vries anotou 1min30s636. As mudanças seguiram ocorrendo, e Di Grassi marcou a primeira volta competitiva em 1min30s527, suficiente para assumir a segunda colocação. Wehrlein, com 1min30s234, voltou à ponta. Logo em seguida, porém, Barnard retomou o posto com 1min30s230.
Quando o relógio bateu 1h completa de atividade, Barnard seguia na liderança, 0s004 à frente de Wehrlein. Di Grassi, Bird, De Vries, Da Costa, Buemi, Stoffel Vandoorne, Müller e Jake Hughes completavam o top-10. Entre os que poderiam ir à pista, só Frijns se mantinha de fora.
A partir daí, a atividade se manteve com poucas alterações enquanto os pilotos testavam o Gen3 Evo também em ritmo de corrida. Beckmann, então, entrou no top-10 pela primeira vez e assumiu o sétimo lugar, com 1min31s281. A mudança na ponta só veio com 1h40min restantes no relógio, quando Maximilian Günther quebrou a barreira de 1min30s e desbancou Barnard com 1min29s661.

Nos 20 minutos seguintes, o inglês da McLaren acabou ultrapassado também por Müller, Hughes e Da Costa, que assumiu a liderança pela primeira vez com 1h18min restantes. O português fez 1min29s220, 0s441 à frente de Günther. Frijns até foi à pista, mas se manteve em último com 1min33s653.
A tabela de tempos, então, não teve mais alterações no primeiro lugar. Dennis escalou e assumiu o segundo posto nos 40 minutos finais, enquanto a Envision só conseguiu tirar Buemi das últimas posições. O suíço chegou a ver o carro parar ao sair do pit-lane e foi empurrado de volta à garagem, mas conseguiu retornar à pista sem problemas.
Com pouco mais de meia hora pela frente, o brasileiro foi o primeiro a fazer a direção de prova trabalhar. Por ultrapassar os limites de pista, Lucas teve a 15ª volta deletada, o que não o afetou na tabela de tempos. Nos dez minutos finais, vários pilotos foram ao traçado de Jarama para as últimas voltas, mas ninguém conseguiu superar o tempo estabelecido por Da Costa, que fechou o primeiro dia na liderança com a Porsche.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fórmula E 2024/25, Pré-Temporada, Jarama, Dia 1:
1 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:29.220 | |
2 | J DENNIS | Andretti | 1:29.406 | +0.186 |
3 | M GÜNTHER | DS Penske | 1:29.661 | +0.441 |
4 | E MORTARA | Mahindra | 1:29.778 | +0.558 |
5 | S VANDOORNE | Maserati | 1:29.853 | +0.633 |
6 | N MÜLLER | Andretti | 1:30.016 | +0.796 |
7 | J HUGHES | Maserati | 1:30.075 | +0.855 |
8 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:30.095 | +0.875 |
9 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:30.114 | +0.894 |
10 | L DI GRASSI | ABT Lola-Yamaha | 1:30.180 | +0.960 |
11 | N DE VRIES | Mahindra | 1:30.212 | +0.992 |
12 | T BARNARD | McLaren | 1:30.230 | +1.010 |
13 | S BUEMI | Envision | 1:30.401 | +1.181 |
14 | S BIRD | McLaren | 1:30.590 | +1.370 |
15 | D TICKTUM | Kiro | 1:30.593 | +1.373 |
16 | Z MALONEY | ABT Lola-Yamaha | 1:30.847 | +1.627 |
17 | D BECKMANN | Kiro | 1:31.281 | +2.061 |
18 | R FRIJNS | Envision | 1:33.653 | +4.433 |
19 | M EVANS | Jaguar | — | — |
20 | N NATO | Nissan | — | — |
21 | O ROWLAND | Nissan | — | — |
22 | N CASSIDY | Jaguar | — | — |

