Em caos da bateria, Da Costa se arrasta enquanto De Vries passa e vence em Valência

Após liderar por 23 voltas da corrida, António Félix da Costa ficou sem bateria na hora de abrir o giro derradeiro. Explicação está no regulamento

Sem bateria, Da Costa perde potência e liderança na abertura da última volta (Vídeo: Fórmula E)

Muita coisa já foi vista na Fórmula E ao longo dos últimos sete anos, mas uma seca energética na volta final de uma corrida jamais havia acontecido como na primeira corrida do eP de Valência, neste sábado (24). O lance que sublinhou a loucura não podia ser outro: António Félix da Costa se arrastando na abertura da última volta enquanto Nyck de Vries ultrapassava facilmente para vencer no Circuito Ricardo Tormo.

Da Costa fora o líder de toda a corrida, após largar na pole por conta de uma punição imposta a Stoffel Vandoorne após a classificação. O interessante foi que o atual campeão herdou a pole de uma Mercedes e entregou de volta no fim da corrida. E nem dá para culpar tanto assim o piloto, visto que as circunstâncias foram inéditas.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

António Félix da Costa quase venceu. Mas o fim… (Foto: FIA Fórmula E)

Após uma série de corridas durante a temporada 2018/19 em que bandeiras amarelas e safety-car cortavam o tempo de disputa na pista e eliminavam o gerenciamento de energia como fator para obter sucesso na categoria, a Fórmula E mudou e passou a tirar 1kw/h de energia de cada carro a cada minuto sob bandeira amarela ou safety-car. Num circuito fechado como Valência e com chuva, as interrupções foram cinco, um recorde desde que a nova regra foi imposta.

Assim, grande parte dos pilotos que permaneciam na pista a duas voltas do final ficaram sem ter como responder à falta de bateria. Da Costa foi um destes, enquanto a Mercedes, na estratégia, fez com que seus dois pilotos poupassem ao longo do dia. De Vries passou na abertura da última volta e venceu, enquanto Vandoorne foi terceiro. Nico Müller completou o pódio, em segundo.

A segunda corrida da rodada dupla está marcada para as 9h (de Brasília) do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.