Em caos da bateria, Da Costa se arrasta enquanto De Vries passa e vence em Valência

Após liderar por 23 voltas da corrida, António Félix da Costa ficou sem bateria na hora de abrir o giro derradeiro. Explicação está no regulamento

Sem bateria, Da Costa perde potência e liderança na abertura da última volta (Vídeo: Fórmula E)

Muita coisa já foi vista na Fórmula E ao longo dos últimos sete anos, mas uma seca energética na volta final de uma corrida jamais havia acontecido como na primeira corrida do eP de Valência, neste sábado (24). O lance que sublinhou a loucura não podia ser outro: António Félix da Costa se arrastando na abertura da última volta enquanto Nyck de Vries ultrapassava facilmente para vencer no Circuito Ricardo Tormo.

Da Costa fora o líder de toda a corrida, após largar na pole por conta de uma punição imposta a Stoffel Vandoorne após a classificação. O interessante foi que o atual campeão herdou a pole de uma Mercedes e entregou de volta no fim da corrida. E nem dá para culpar tanto assim o piloto, visto que as circunstâncias foram inéditas.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

António Félix da Costa quase venceu. Mas o fim… (Foto: FIA Fórmula E)

Após uma série de corridas durante a temporada 2018/19 em que bandeiras amarelas e safety-car cortavam o tempo de disputa na pista e eliminavam o gerenciamento de energia como fator para obter sucesso na categoria, a Fórmula E mudou e passou a tirar 1kw/h de energia de cada carro a cada minuto sob bandeira amarela ou safety-car. Num circuito fechado como Valência e com chuva, as interrupções foram cinco, um recorde desde que a nova regra foi imposta.

Assim, grande parte dos pilotos que permaneciam na pista a duas voltas do final ficaram sem ter como responder à falta de bateria. Da Costa foi um destes, enquanto a Mercedes, na estratégia, fez com que seus dois pilotos poupassem ao longo do dia. De Vries passou na abertura da última volta e venceu, enquanto Vandoorne foi terceiro. Nico Müller completou o pódio, em segundo.

A segunda corrida da rodada dupla está marcada para as 9h (de Brasília) do domingo.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar