Cassidy supera pista molhada e coloca Virgin na pole no segundo eP de Roma da FE
Primeira pole da carreira: Nick Cassidy, estreante na Fórmula E, alcançou tal feito neste domingo (11), batendo as ruas úmidas de Roma e, também, Norman Nato, que sai em segundo
A Fórmula E voltou na madrugada deste domingo (11) para as ruas de Roma, palco em que Jean-Éric Vergne conquistou vitória no último sábado. E, com a pista secando durante a sessão de classificação, a pole ficou com a Virgin: Nick Cassidy sai na frente com um estupendo tempo, mesmo em relação àqueles que também foram para a Superpole.
Ele anotou 1min52s011 – como prova de que a pista foi ficando cada vez mais úmida durante o treino, o próprio Vergne, primeiro a ir para a pista no Grupo 1, larga após ter anotado 2min04s864. Problema do vencedor do primeiro eP de Roma, sorte do neozelandês, que ponteia o grid do segundo.
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Outro estreante na categoria sai na segunda colocação: Norman Nato ficou 0s332 e colocou a Venturi na primeira fila. Pascar Wehrlein foi o melhor entre os que não andaram no último grupo, o que pegou as pistas em melhores condições, e ficou em terceiro com a Porsche.
Completam o top-10 Stoffel Vandoorne, que deu sorte com a anulação do tempo de Andre Lotterer e, assim, passou para a briga da Superpole, Maximilian Günther, Alexander Sims, Edoardo Mortara, Oliver Rowland, Nico Müller e Sébastien Buemi.
A largada para o eP de Roma está marcada para as 7h45 (de Brasília).
Confira como foi o treino de classificação:
Grupo 1: Sam Bird, Nyck de Vries, Mitch Evans, René Rast, Jean-Éric Vergne e Robin Frijns
A manhã em Roma começou com pista molhada, prejudicando quem abriu a sessão de classificação dominical. Ou seja: o primeiro a terminar a volta acabou apenas ajudando os rivais, começando o processo de secar as ruas italianas.
Pior para Vergne, que acabou com um terrível tempo de 2min04s864, e melhor para Bird, que se manteve na briga ao ser o único dos seis que baixou da casa dos 2min, mesmo que por apenas 0s261.
Grupo 2: Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Sérgio Sette Câmara, Oliver Rowland, António Félix da Costa e Sébastien Buemi
As melhores condições de pista permitiram que quatro deste grupo já melhorassem os tempos em relação ao anterior, com a fila puxada por Wehrlein, com 1min58s777. Mortara, Rowland e Buemi também ficaram à frente de Bird.
Já Sette Câmara começou novamente com azar: a Dragon mandou o brasileiro recolher, avisando no rádio que “tentaria resolver um problema para a corrida”, e o brasileiro ficou sem tempo. Depois, anunciou pane elétrica no carro #7.
Grupo 3: Alexander Sims, Stoffel Vandoorne, Nico Müller, Lucas Di Grassi e Alex Lynn
Quem aproveitou a sequência de melhora da pista foi Sims, que baixou em 0s277 o tempo de Wehrlein e assumiu a ponta. Vandoorne, no embalo, apareceu em terceiro.
Já Di Grassi não teve, pelo menos nessa primeira parte do dia, uma Audi tão forte quanto no sábado, e não avançou para a superpole, ficando momentaneamente apenas em 10°.
Grupo 4: Tom Blomqvist, Maximilian Günther, Norman Nato, Nick Cassidy, André Lotterer e Jake Dennis
Estes deram sorte: a pista em melhores condições deu a Lotterer, o primeiro do grupo a anotar tempo, a frente da tabela: 1min56s271, 8s melhor que Vergne, que teve o azar de abrir o dia. Não parou por aí: Nato tomou a ponta, 0s265 abaixo de Lotterer – e um ponto extra.
Cassidy ainda ficou em terceiro no geral, com Günther em quarto. Apenas Sims e Wehrlein sobreviveram, dos grupos anteriores para a disputa da pole. Isso por alguns minutos, afinal, FE é FE: Lotterer teve o tempo cancelado por uso abusivo de potência e Vandoorne herdou o posto na fase final.
Superpole: Nato, Cassidy, Günther, Sims, Wehrlein e Vandoorne
Pole de sábado, Vandoorne abriu a decisão com 1min54s359, melhor tempo do domingo até então. Mas Wehrlein já tirou a Mercedes do topo para colocar a Porsche: quase 2s de diferença, com 1s729 de melhora.
Terceiro a sair para a pista, Sims não foi bem: deixou a Mahindra a 1s238 de Vandoorne. Günther também já abriu a volta mais lento que Wehrlein no primeiro setor, saindo cedo da briga, só superando Sims.
Mas a briga ficou com os dois pilotos finais: Cassidy fez a grande volta da manhã, com 1min52s011, e Nato chegou a tocar levemente o muro no giro derradeiro: assim, a Virgin sai na pole em Roma.
FE 2020/21, eP de Roma 2, grid de largada:
1 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:52.011 | ||
2 | N NATO | Venturi Mercedes | 1:52.343 | +0.332 | |
3 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:52.630 | +0.619 | |
4 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:54.539 | +2.528 | |
5 | M GÜNTHER | BMW | 1:54.701 | +2.690 | |
6 | A SIMS | Mahindra | 1:55.598 | +3.587 | |
7 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:59.497 | +7.486 | |
8 | O ROWLAND | Nissan | 1:59.512 | +7.501 | |
9 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:59.630 | +7.619 | |
10 | S BUEMI | Nissan | 1:59.701 | +7.690 | |
11 | S BIRD | Jaguar | 1:59.739 | +7.728 | |
12 | M EVANS | Jaguar | 2:00.128 | +8.117 | |
13 | L DI GRASSI | Audi | 2:00.150 | +8.139 | |
14 | T BLOMQVIST | NIO | 2:00.205 | +8.194 | |
15 | A.F. DA COSTA | DS Techeetah | 2:00.557 | +8.546 | |
16 | A LYNN | Mahindra | 2:00.943 | +8.932 | |
17 | O TURVEY | NIO | 2:01.197 | +9.186 | |
18 | N DE VRIES | Mercedes | 2:01.229 | +9.218 | |
19 | R FRIJNS | Virgin Audi | 2:02.038 | +10.027 | |
20 | R RAST | Audi | 2:02.061 | +10.050 | |
21 | J.E. VERGNE | DS Techeetah | 2:04.864 | +12.853 | |
22 | A LOTTERER | Porsche | |||
23 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | |||
24 | J DENNIS | BMW |