Chefão da FE vê aparência do novo carro como ‘Estilo Batman’ e promete lançamento para fim de janeiro

Em coluna escrita para a revista inglesa 'Autosport', Alejandro Agag falou sobre a 'revolucionária' nova geração de carros da categoria. Segundo eles, serão carros 'Estilo Batman', totalmente diferente de tudo que existe em termos de monopostos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O novo carro da Fórmula E será uma novidade quase que completa, chassi diferente e novas baterias com tamanho maior irão liderar a revolução prevista para a quinta temporada do campeonato. E os novos estão quase prontos: serão apresentados ainda neste mês de janeiro.

 
A primeira imagem dos carros deve ser mostrada no próximo dia 30 de janeiro, de acordo com o que o diretor-geral da FE, Alejandro Agag, indicou e o perfil da categoria no Twitter confirmou. Para tratar do assunto, Agag escreveu uma coluna publicada na revista inglesa 'Autosport'.
 
Segundo Agag, a nova geração de carros terá um 'Estilo Batman'. "Será muito futurista e atraente aos olhos. E os primeiros testes mostraram uma velocidade consideravelmente maior".
 
Algo citado como um perigo pelo chefão foi a relação entre carros e as pistas da FE. Com o tamanho e formato diferentes, além da velocidade, há o temor de que as máquinas se tornem grandes demais para algumas das pistas de rua que estão sendo utilizadas pelo campeonato. A certeza, no entanto, será apenas quando os testes se tornarem mais sólidos. 
 
Agag também falou sobre a ABB, nova parceira do campeonato, para as contribuições tecnológicas além da parte financeira. "Um aspecto deles que me anima é a recarga súper rápida. Talvez seja uma incrível revolução. Se conseguirmos carregar de 20 a 30 kwh em dez segundos, mudará o mundo completamente", apontou. "Temos duas formas de tornar a bateria mais fácil de usar: uma é aumentar a capacidade delas, outra é tornar as recargas mais poderosas."
Alejandro Agag (Foto: Fórmula E)
Com toda a visão progressista com relação às energias limpas, Agag afirmou que a FE não é uma categoria política, mas pode sofrer com essa parte. Como em Montreal, por exemplo. "Às vezes nos vemos vítimas de política regional, como no cancelamento do eP de Montreal nesse ano por causa da mudança de prefeito. Correr em cidades tem essa coisa. Se o prefeito anterior não tivesse nos ajudado tanto, talvez a nova prefeita não desgostasse tanto de nós. De qualquer forma, acho que [o cancelamento] foi uma afirmação política contra o antigo prefeito. Entendemos que a política é assim", falou.
 
"Então é importante que tenhamos relacionamentos com diferentes territórios. O eP de Marrakech nos levou até a África. Claro que o Marrocos tem menos carros elétricos que a Noruega, mas isso significa uma grande oportunidade para fazer uma mudança. E o país está se esforçando para ter energia renovável – tem uma das maiores estações de energia solar do mundo", lembrou.
 
Além dos novos carros – e talvez das novas versões das pistas atuais – a quinta e a sexta temporada da categoria também contarão com estreias de grandes fábricas. A Nissan substituirá a Renault, a Porsche, a BMW e a Mercedes estão chegando para o campeonato. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube