Da Costa corre sozinho e vence primeira prova da maratona em Berlim. Massa bate
O primeiro dia da maratona de Berlim foi totalmente da DS Techeetah, que parecia correr uma prova só dela no Aeroporto de Tempelhof
É injusto até dizer que teve competição na corrida da tarde desta quarta-feira (5), no Aeroporto de Tempelhof, que abriu a maratona da Fórmula E em Berlim. Tirando uma investida de Jean-Éric Vergne quando António Félix da Costa abriu para buscar o modo ataque, o português jamais foi realmente incomodado. Líder do campeonato na parada, anotou pole e venceu a corrida do retorno. Enorme passe na busca do título.
A DS Techeetah parecia destinada a uma dobradinha, assim como no eP de Marrakech, mas novamente Vergne não manteve o ritmo até o fim. O francês despencou nos últimos cinco minutos e, sem energia, sequer completou. A segunda colocação foi de André Lotterer, na Porsche, com Sam Bird e a Virgin no terceiro lugar.
Relacionadas
Nyck de Vries esteve em posição de ir ao pódio várias vezes no que foi uma ótima briga no top-6, mas encerrou em quarto, com Jérôme D’Ambrosio em quinto. Stoffel Vandoorne foi sexto, com Sébastien Buemi, Maximilian Günther, Lucas Di Grassi e Alexander Sims no top-10. A melhor volta? Da Costa, claro.
Di Grassi repetiu o que tem sido a toada do campeonato: larga muito atrás e salva uma dezena de posições. Já Felipe Massa, que vinha pontuando e bem melhor que o companheiro Edoardo Mortara, escapou da pista com 12 minutos para o fim e bateu, abandonando. O outro acidente do dia foi de Robin Frijns. Sérgio Sette Câmara fechou na 20ª colocação.
A Fórmula E volta amanhã, nos mesmos horários, com o fim da primeira rodada dupla.
ATUALIZAÇÃO: Após pouco mais de uma hora do fim da prova, a BMW anunciou que Günther fora desclassificado pelos comissários por usar mais energia que o permitido pelo regulamento. Assim, Di Grassi e Sims sobem, respectivamente, para oitava e nona colocações. O décimo posto fica com René Rast.
Confira como foi a corrida
Antes da largada, na cerimônia de meio minuto de silêncio feita pela Fórmula E, apenas três pilotos ajoelharam, ecoando os atos antirracismo que tomaram os esportes internacionais: o bicampeão Jean-Éric Vergne e toda a equipe Mercedes, incluindo, claro, a dupla Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries.
A saída de António Félix da Costa foi impressionante. Saindo da pole, o português abriu mais de 1s logo na primeira volta, voando na pista. Vergne defendeu o P2, ao passo que Felipe Massa foi o outro piloto do top-10 que ganhou posição: subiu para a oitava colocação, deixando Alex Lynn e Mitch Evans para trás. Maximilian Günther ganhou duas posições com a BMW, foi ao 11º lugar, mas Alex Sims perdeu uma e caiu para 18º. Em 15, Lucas Di Grassi também largou bem.
Logo de cara, direção de prova anunciou punições de 5s para Oliver Rowland e 10s para James Calado por conta de modificações feitas nos carros antes da corrida. Sérgio Sette Câmara passou também a ser investigado por conta um posicionamento equivocado na largada.
Após duas voltas, Da Costa tinha 2s de frente, mas com sete giros a diferença caíra para 1s3. Vergne começava a andar mais forte. André Lotterer se estabelecia no terceiro posto, quase 1s5 à frente de Sébastien Buemi.
Evans devolveu a ultrapassagem para cima de Massa, mas a primeira dividida mais problemática aconteceu entre Günther e Robin Frijns. O holandês levou a pior e arrastou o carro da Virgin no muro. O lado direito do bólido lilás ficou destruído. Frijns estacionou na área de escape mais próxima e parou, causando o safety-car. Ainda havia 32 minutos no relógio.
Após seis minutos de intervenção do safety-car, bandeira verde. Rapidamente, duas mudanças no top-6: De Vries tirou Buemi da frente e assumiu o quarto lugar, ao passo que Sam Bird deixou Jérôme D’Ambrosio para trás e assumiu o sexto posto. Em seguida, Bird passou também Buemi quando o suíço abriu para tentar pegar o modo ataque. Buemi errou, aliás, e quase acertou D’Ambrosio na retomada.
Enquanto Bird tentava se aproximar da quarta colocação, De Vries encostou e levou Lotterer, ocupando o P3. Evans chegou a ganhar as posições de D’Ambrosio e Buemi quando ambos saíram para buscar o modo ataque, mas em alguns segundo os dois retomaram os postos.
Com pouco mais de 12 minutos para o fim, Massa, que fazia corrida honesta, passou direto na curva e estampou o carro da Venturi na barreira de proteção: novamente corrida parada, agora pela bandeira amarela de pista inteira.
Vergne não tinha ritmo e logo ficou sem energia, por isso sequer completou a corrida. Da Costa venceu com barba, cabelo e bigode, ainda fez a melhor volta do dia. Evans também teve problemas no fim e ficou fora dos pontos. Os rivais da BMW, Günther e Sims, fecharam, respectivamente, em oitavo e décimo.
Fórmula E 2020, eP de Berlim, Aeroporto de Tempelhof, Corrida 1 Resultado Final:
1 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 36 voltas | |
2 | A LOTTERER | Porsche | +5.445 | |
3 | S BIRD | Virgin Audi | +6.526 | |
4 | N DE VRIES | Mercedes | +6.911 | |
5 | J D’AMBROSIO | Mahindra | +13.212 | |
6 | S VANDOORNE | Mercedes | +13.654 | |
7 | S BUEMI | Nissan | +14.926 | |
8 | L DI GRASSI | Audi | +17.311 | |
9 | A SIMS | BMW | +17.673 | |
10 | R RAST | Audi | +18.852 | |
11 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +20.765 | |
12 | N JANI | Porsche | +21.039 | |
13 | A LYNN | Mahindra | +21.603 | |
14 | M EVANS | Jaguar | +22.482 | |
15 | O ROWLAND | Nissan | +23.208 | |
16 | J CALADO | Jaguar | +28.906 | |
17 | O TURVEY | NIO | +31.116 | |
18 | D ABT | NIO | +34.282 | |
19 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +45.417 | |
20 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +1 volta | NC |
21 | N MÜLLER | Dragon Penske | +1 volta | NC |
22 | F MASSA | Venturi Mercedes | +12 voltas | NC |
23 | R FRIJNS | Virgin Audi | +28 voltas | NC |
24 | M GÜNTHER | BMW | DSQ |