Fórmula E busca alternativa para Londres e conversa com Silverstone por etapa em abril

Preparando-se para a evolução tecnológica dos carros Gen4, a Fórmula E conduz conversas com o Circuito de Silverstone para substituir Londres como casa da categoria na Inglaterra

Buscando expansão para novas pistas e se preparando para a chegada do Gen4 em 2026, a Fórmula E está em conversas para correr em um local muito conhecido pelos amantes do esporte a motor ao redor do mundo: Silverstone, tradicional palco do GP da Inglaterra de Fórmula 1 e circuito que recebeu a primeira disputa da principal categoria do automobilismo em 1950. A prova substituiria o eP de Londres, disputado na ExCel Arena desde 2021, e a modalidade já trabalha com uma possível data para o mês de abril.

De acordo com o portal inglês The Race, um dos principais motivos para a mudança da Fórmula E é se preparar para comportar os carros da próxima geração. Com 600 kW de potência e impulsão também no trem de força dianteiro — que atualmente serve apenas para regenerar energia —, os circuitos mais apertados vão oferecer potenciais riscos aos pilotos e impedir que os monopostos atinjam sua capacidade máxima.

Londres, que encerra a temporada da Fórmula E em 2024, é um dos circuitos mais estreitos do calendário. Mesmo depois de várias obras de expansão na ExCel Arena, o entendimento é de que a estrutura chegou ao limite e não teria capacidade para comportar de forma segura carros tão mais potentes que os atuais. Além disso, há a preocupação em gerar corridas atrativas, algo que não tem acontecido na capital inglesa.

Há uma possibilidade forte, inclusive, de que o eP de Londres de 2024 seja o último da Fórmula E na ExCel Arena. Por outro lado, a categoria não abre mão de correr na Inglaterra, o que motivou a procura por novos palcos — e Silverstone surge como o preferido, apesar de a pista de Brands Hatch também ter sido considerada.

Londres está com os dias contados na Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Desde o ano passado, a Fórmula E busca uma mistura entre pistas de rua e circuitos permanentes, tanto por motivos financeiros quanto pela veloz evolução tecnológica dos carros. Em 2024, Cidade do México, Misano, Xangai e Portland formam o quarteto de autódromos, enquanto Diriyah, São Paulo, Tóquio, Mônaco, Berlim e Londres completam os palcos urbanos.

Vale destacar, porém, que o eP de Berlim é disputado em um aeroporto desativado, em Tempelhof, e a corrida não envolve as ruas da capital alemã.

Enquanto a Fórmula E se prepara para mais uma corrida de pelotão em um autódromo fixo, em Misano, o CEO Jeff Dodds deixou clara em Tóquio a busca por uma mistura entre circuitos permanentes e pistas de rua para o calendário da categoria.

Silverstone pode ser mais um próximo circuito permanente na Fórmula E (Foto: Haas)

“Ficamos todos muito surpresos com o quão positiva foi a corrida em Portland no ano passado. Não é o mesmo circuito que Misano, mas há similaridades na forma como a pista é configurada”, disse.

“Parte de mim acha que circuitos de motociclismo normalmente são bons para a Fórmula E, porque temos um carro mais leve, ágil, e mais ultrapassagens. Gera uma ótima corrida de automobilismo”, completou.

A rodada dupla de estreia do eP de Misano está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de abril. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.