Fórmula E prevê Gen4 com corridas mais longas e carro de 0 a 100km/h em menos de 2s

CEO da Fórmula E, Jeff Dodds abordou alguns dos planos que a Fórmula E tem para o carro Gen4, previsto para estrear em 2027. Entre eles, estão ter corridas mais longas e monopostos ainda mais velozes que os atuais

Carros mais rápidos, mais eficientes e corridas mais longas: esses são os principais planos da Fórmula E para a Gen4, quarta geração de carros — prevista para estrear na temporada 2026/27 —, de acordo com Jeff Dodds, CEO da categoria. Segundo o dirigente, a evolução da tecnologia tem sido tão veloz que a Fórmula E ainda se sente em seus primeiros passos — mesmo que a mudança de 2014 para cá tenha sido enorme.

“As tecnologias de bateria e trens de força têm evoluído tão rapidamente que parece que ainda estamos nos primeiros estágios de desenvolvimento”, disse Dodds em entrevista ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, novo parceiro principal da Fórmula E.

“Quando começamos essa categoria há dez anos, você literalmente precisava parar no meio da corrida para trocar de carro. Em dois ou três anos, teremos a quarta geração desses carros. Esperamos que eles cheguem a 100 km/h em menos de 2s”, explicou.

O plano da Fórmula E é ter carros com tração nas quatro rodas e 600 kW de potência máxima, 250 kW a mais do que atualmente. Além disso, a regeneração de energia vai chegar a 700 kW, produzindo carros cada vez mais eficientes.

Fórmula E está na segunda temporada do carro Gen3 (Foto: Fórmula E)

O investimento feito na bateria pela Podium AT, nova fornecedora a partir da Gen4, elevará a capacidade utilizável da peça de 38,5 kWh para 55 kWh, o que vai permitir corridas mais longas a partir de seu lançamento. Segundo Dodds, esse é um dos grandes objetivos da Fórmula E para o futuro.

“Hoje, nossas corridas duram em torno de 45 a 50 minutos”, afirmou. “Esperamos que, na quarta geração, possamos chegar a corridas de 1h10 ou 1h15“, completou.

Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, que terá cobertura ‘in loco‘ do GRANDE PRÊMIO. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.