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Fórmula E

Da Costa corre sozinho e vence primeira prova da maratona em Berlim. Massa bate

O primeiro dia da maratona de Berlim foi totalmente da DS Techeetah, que parecia correr uma prova só dela no Aeroporto de Tempelhof

António Félix da Costa venceu com sobras na primeira corrida em Berlim (Foto: Reprodução)

António Félix da Costa venceu com sobras na primeira corrida em Berlim (Foto: Reprodução)

 

É injusto até dizer que teve competição na corrida da tarde desta quarta-feira (5), no Aeroporto de Tempelhof, que abriu a maratona da Fórmula E em Berlim. Tirando uma investida de Jean-Éric Vergne quando António Félix da Costa abriu para buscar o modo ataque, o português jamais foi realmente incomodado. Líder do campeonato na parada, anotou pole e venceu a corrida do retorno. Enorme passe na busca do título.

A DS Techeetah parecia destinada a uma dobradinha, assim como no eP de Marrakech, mas novamente Vergne não manteve o ritmo até o fim. O francês despencou nos últimos cinco minutos e, sem energia, sequer completou. A segunda colocação foi de André Lotterer, na Porsche, com Sam Bird e a Virgin no terceiro lugar.

Nyck de Vries esteve em posição de ir ao pódio várias vezes no que foi uma ótima briga no top-6, mas encerrou em quarto, com Jérôme D’Ambrosio em quinto. Stoffel Vandoorne foi sexto, com Sébastien Buemi, Maximilian Günther, Lucas Di Grassi e Alexander Sims no top-10. A melhor volta? Da Costa, claro.

Di Grassi repetiu o que tem sido a toada do campeonato: larga muito atrás e salva uma dezena de posições. Já Felipe Massa, que vinha pontuando e bem melhor que o companheiro Edoardo Mortara, escapou da pista com 12 minutos para o fim e bateu, abandonando. O outro acidente do dia foi de Robin Frijns. Sérgio Sette Câmara fechou na 20ª colocação.

A Fórmula E volta amanhã, nos mesmos horários, com o fim da primeira rodada dupla.

ATUALIZAÇÃO: Após pouco mais de uma hora do fim da prova, a BMW anunciou que Günther fora desclassificado pelos comissários por usar mais energia que o permitido pelo regulamento. Assim, Di Grassi e Sims sobem, respectivamente, para oitava e nona colocações. O décimo posto fica com René Rast.

António Félix da Costa (Foto: DS Techeetah)

Confira como foi a corrida

Antes da largada, na cerimônia de meio minuto de silêncio feita pela Fórmula E, apenas três pilotos ajoelharam, ecoando os atos antirracismo que tomaram os esportes internacionais: o bicampeão Jean-Éric Vergne e toda a equipe Mercedes, incluindo, claro, a dupla Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries.

A saída de António Félix da Costa foi impressionante. Saindo da pole, o português abriu mais de 1s logo na primeira volta, voando na pista. Vergne defendeu o P2, ao passo que Felipe Massa foi o outro piloto do top-10 que ganhou posição: subiu para a oitava colocação, deixando Alex Lynn e Mitch Evans para trás. Maximilian Günther ganhou duas posições com a BMW, foi ao 11º lugar, mas Alex Sims perdeu uma e caiu para 18º. Em 15, Lucas Di Grassi também largou bem.

Logo de cara, direção de prova anunciou punições de 5s para Oliver Rowland e 10s para James Calado por conta de modificações feitas nos carros antes da corrida. Sérgio Sette Câmara passou também a ser investigado por conta um posicionamento equivocado na largada.

Após duas voltas, Da Costa tinha 2s de frente, mas com sete giros a diferença caíra para 1s3. Vergne começava a andar mais forte. André Lotterer se estabelecia no terceiro posto, quase 1s5 à frente de Sébastien Buemi.

Robin Frijns abandonou a corrida após toque com Max Günther e o muro (Foto: Reprodução/Twitter)

Evans devolveu a ultrapassagem para cima de Massa, mas a primeira dividida mais problemática aconteceu entre Günther e Robin Frijns. O holandês levou a pior e arrastou o carro da Virgin no muro. O lado direito do bólido lilás ficou destruído. Frijns estacionou na área de escape mais próxima e parou, causando o safety-car. Ainda havia 32 minutos no relógio.

Após seis minutos de intervenção do safety-car, bandeira verde. Rapidamente, duas mudanças no top-6: De Vries tirou Buemi da frente e assumiu o quarto lugar, ao passo que Sam Bird deixou Jérôme D’Ambrosio para trás e assumiu o sexto posto. Em seguida, Bird passou também Buemi quando o suíço abriu para tentar pegar o modo ataque. Buemi errou, aliás, e quase acertou D’Ambrosio na retomada.

Enquanto Bird tentava se aproximar da quarta colocação, De Vries encostou e levou Lotterer, ocupando o P3. Evans chegou a ganhar as posições de D’Ambrosio e Buemi quando ambos saíram para buscar o modo ataque, mas em alguns segundo os dois retomaram os postos.

Felipe Massa bateu sozinho no primeiro eP de Berlim (Foto: Reprodução/TV)

Com pouco mais de 12 minutos para o fim, Massa, que fazia corrida honesta, passou direto na curva e estampou o carro da Venturi na barreira de proteção: novamente corrida parada, agora pela bandeira amarela de pista inteira.

Vergne não tinha ritmo e logo ficou sem energia, por isso sequer completou a corrida. Da Costa venceu com barba, cabelo e bigode, ainda fez a melhor volta do dia. Evans também teve problemas no fim e ficou fora dos pontos. Os rivais da BMW, Günther e Sims, fecharam, respectivamente, em oitavo e décimo.

Fórmula E 2020, eP de Berlim, Aeroporto de Tempelhof, Corrida 1 Resultado Final:

1A.F DA COSTADS Techeetah36 voltas 
2A LOTTERERPorsche+5.445 
3S BIRDVirgin Audi+6.526 
4N DE VRIESMercedes+6.911 
5J D’AMBROSIOMahindra+13.212 
6S VANDOORNEMercedes+13.654 
7S BUEMINissan+14.926 
8L DI GRASSIAudi+17.311 
9A SIMSBMW+17.673 
10R RASTAudi+18.852 
11E MORTARAVenturi Mercedes+20.765 
12N JANIPorsche+21.039 
13A LYNNMahindra+21.603 
14M EVANSJaguar+22.482 
15O ROWLANDNissan+23.208 
16J CALADOJaguar+28.906 
17O TURVEYNIO+31.116 
18D ABTNIO+34.282 
19S. SETTE CÂMARADragon Penske+45.417 
20J.E VERGNEDS Techeetah+1 voltaNC
21N MÜLLERDragon Penske+1 voltaNC
22F MASSAVenturi Mercedes+12 voltasNC
23R FRIJNSVirgin Audi+28 voltasNC
24M GÜNTHERBMW DSQ