Segundo os dicionários, "purista" significa aquele que é adverso à mudanças, padrões. Helmut Marko, consultor da Red Bull, usou tal palavra para se posicionar contra a Fórmula E, e disse que a categoria de carros elétricos "só serve para marketing". E Lucas Di Grassi, campeão da categoria em 2016/17, não gostou.
Questionado sobre a declaração em Santiago, onde neste sábado (26) disputa a terceira etapa da FE em 2018/19, respondeu às críticas de maneira dura.
"Ou então ele gostaria só das corridas com motor de combustão, sem o sistema híbrido da F1 atual. É um argumento ambíguo. Essa opinião é mais como se ele dissesse 'veja, não quero correr na FE. Estou muito velho para isso e quero seguir com a combustão da F1", seguiu.
Para Di Grassi, renegar a FE é ignorar a importância do desenvolvimento dos carros elétricos para a sociedade: "A Audi ganha muito mais dinheiro aqui do que ganharia na F1 e como todos os carros da Audi serão elétricos, precisamos entender quais são as limitações, quais são os materiais adequados e como desenvolver um programa para o controle do motor."
"O motor a combustão a gente já sabe como funciona, o que se deve fazer é descobrir como tornar os carros elétricos mais rápidos, mais eficientes e mais baratos. É isso que fazemos aqui. Não só a Audi, mas todo mundo", finalizou o brasileiro.