Envision anuncia acordo com Jaguar para receber motores da Fórmula E a partir de 2023

Envision confirmou acordo com a Jaguar para o ano que vem, e motores Gen3 da equipe serão produzidos pelo time britânico. Parceria encerra de vez a 'Era Audi' na Fórmula E

POR QUE SPRINT RACE É PROBLEMA PARA A F1 2022?

A procura da Envision por um novo fornecedor de trem de força para a temporada 2023 da Fórmula E acabou. A equipe confirmou que o motor de seu carro Gen3 será produzido pela Jaguar, que passa a fornecer outro time do grid pela primeira vez desde que entrou na categoria de monopostos elétricos, em 2016. No ano que vem, os carros atingirão até 350 kW de potência, 100 kW a mais do que o permitido atualmente em ritmo de corrida.

“Eu estou maravilhado em confirmar e anunciar que a Envision está confirmada no ciclo Gen3 da Fórmula E”, explicou o chefe da equipe, Sylvain Filippi. “Garantimos uma parceria fantástica com a Jaguar, o que é realmente animador para nós. Para mim, a coisa mais importante foi garantir que uma vez que nos comprometêssemos com o esporte, também encontrássemos caminhos que nos façam ficar do lado certo do grid e ser extremamente competitivos”, disse.

“Resumindo, a Jaguar é uma parceira perfeita para nós por muitas razões”, continuou. “Não é surpresa que nos últimos anos a Jaguar tenha entregue uma unidade de potência super competitiva, podemos ver pelos dados. Somos companhias que pensam parecido em muitos aspectos, ficamos perto geograficamente, nos damos bem como pessoas, tudo faz sentido”, afirmou.

Jaguar vai passar a fornecer motores para a Envision na Gen3 da Fórmula E (Foto: Jaguar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Até o ano passado, o motor da Envision era produzido pela Audi, que resolveu deixar a categoria. No entanto a unidade de potência de 2022 da equipe ainda é produzida pela montadora, que vai abandonar de vez o projeto no encerramento da temporada. A Andretti passa pela mesma situação e também vai precisar encontrar outro fornecedor para substituir a BMW.

Até a Mercedes, campeã de Pilotos e Construtores no ano passado, vai precisar se mexer para encontrar uma equipe que a forneça. Com a decisão de deixar a Fórmula E no final de 2022, a escuderia alemã pode até mesmo se envolver em aliança com a McLaren em busca de um novo fornecedor.

Chefe da Jaguar, James Barclay apontou o fato de que vão existir menos fornecedores de motor na ‘Era Gen3’, e a intenção de expansão da equipe levou ao pensamento de que era o momento de começar a fornecer outro time do grid. Para ele, a Envision representa a parceria ideal por compartilhar dos mesmos valores de sustentabilidade da escuderia de Sam Bird e Mitch Evans.

A Envision já subiu ao pódio na abertura da temporada 2022, com Robin Frijns em segundo no eP de Diriyah (Foto: FIA Fórmula E)

“Se tornou aparente que a mistura de fornecedores e equipes clientes será bem mais apertada do que no passado”, pontuou. “E nossa estratégia era não ter um cliente. Mas sentimos que o ‘timing’ fazia sentido, era provável que fôssemos abordados. E por um ponto de vista estratégico, de trabalhar com o cliente certo e fortalecer ambos os lados”, disse.

“Sylvain [Filippi] e eu discutimos sobre isso muito antes, acho que no processo — e isso aconteceu rápido — começou a parecer que seria a parceria ideal”, revelou. “Para nós, é sobre ter um cliente competitivo também, e a Envision já se provou um importante elemento para nós”, continuou.

“É um time que tem sido incrivelmente profissional na maneira de correr, possuem uma estrutura muito forte e claramente comprometida com o futuro, com objetivos de sustentabilidade muito fortes”, indicou. “Estou bem feliz de dizer que juntos, temos uma parceria forte e estamos realizados de que teremos quatro carros com motor Jaguar no grid da Gen3”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.