Fórmula E apresenta Pit Boost e confirma introdução da recarga a partir do eP de Jedá

A Fórmula E deu mais detalhes sobre o Pit Boost, última grande novidade para a temporada 2024/25, que vai estrear na Arábia Saudita e retomar os pit-stops obrigatórios na categoria de carros elétricos

A última grande novidade da temporada 2024/25 da Fórmula E está pronta para estrear, com direito a retorno dos pit-stops obrigatórios. O Pit Boost será implementado a partir da próxima etapa do calendário, o eP de Jedá, na Arábia Saudita, no mesmo local que recebe a Fórmula 1 — mas com traçado alternativo.

O novo recurso oferece um aumento de energia de 10%. Trata-se de uma espécie de recarga dos carros da Fórmula E, mas que não tem o objetivo de aumentar a vida útil da bateria. A intenção aqui é fazer com que os carros parem no pit-lane por 30 segundos e 600 kW, bagunçando as estratégias e adicionando um novo elemento nas disputas.

Em cada ativação dessas cargas, além do ganho de 50 kW de potência, os pilotos poderão ativar a tração integral, que aumenta o nível de aderência, permite extrair mais dos pneus, melhora o controle do carro e, consequentemente, gera mais ritmo. Entender em qual momento entrar no pit-lane e quando acionar o dispositivo na corrida será vital para qualquer equipe que quiser usar a tecnologia a favor.

“Após um extenso processo de testes e simulações, temos o prazer de finalmente apresentar essa tecnologia revolucionária para o mundo. Ela marca uma das mais ambiciosas e impactantes inovações não apenas em nosso campeonato, mas no automobilismo moderno. O Pit Boost desafiará equipes e pilotos a tomar decisões de alto risco sob intensa pressão”, afirmou Alberto Longo, cofundador da categoria.

Novidade será implementada a partir do eP de Jedá (Foto: Alastair Staley/LAT Images)

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“O potencial para ultrapassagens dramáticas, reviravoltas inesperadas e engenhosidade humana aumentará a emoção para nossos fãs e demonstrarão o compromisso incansável da Fórmula E e da FIA [Federação Internacional de Automobilismo] com a inovação. Como um campeonato nascido para aprimorar a transferência de tecnologia da pista de corrida para a rua, essa tecnologia marca uma mudança radical para os veículos de passeio e o potencial futuro do desempenho dos veículos elétricos”, acrescentou.

As equipes vão receber, 21 dias antes de cada etapa, as informações da corrida, incluindo a janela do Pit Boost. Apenas um carro de cada time pode realizar a ação por vez e somente dois membros designados deverão trabalhar no carro durante a recarga. Na atual temporada, a Fórmula E disputou duas etapas, em São Paulo e na Cidade do México, sem a novidade.

Há duas semanas, a FIA fez uma alteração no formato do Pit Boost e liberou uso do Modo Ataque. A ativação passou a ser autorizada a partir da segunda volta das corridas, antes mesmo da ativação completa do boost.

Fórmula E retorna nos dias 14 e 15, justamente com a primeira rodada dupla da temporada, com corridas no circuito de rua de Jedá, na Arábia Saudita, que substitui a antiga pista de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.

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