Fórmula E pede e faz eP da Cidade do México alterar pista de última hora

Circuito passou por pequenas alterações na primeira curva e na seção do estádio. Desgaste dos pneus pode ser crucial para definir a prova e preocupa equipes da categoria.

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O circuito Hermanos Rodríguez, da Cidade do México, passou por algumas mudanças antes de receber a terceira prova da temporada de 2021/22 da Fórmula E. As alterações foram pedidas por Fórmula E e pela FIA ao Comitê de Revisão de Pista, composto por oficiais da Federação Internacional do Automobilismo e da Fórmula E e três pilotos do grid. Aprovada, foi efetivada pouco antes das atividades deste sábado (12) na capital mexicana.

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A principal foi na primeira curva, que tem ampla extensão, recebeu uma nova zebra na entrada. Essa foi a principal mudança, uma vez que, desde que a categoria passou a correr na pista confusões naquele trecho são comuns. A mais impressionante delas em 2019, quando uma colisão entre dois carros fechou a passagem.

As barreiras de proteção da primeira curva também foram reconfiguradas. As duas mudanças foram feitas para criar a possibilidade de mudar a abordagem dos pilotos no circuito e diminuir a quantidade de acidentes.

“Foi uma surpresa para mim, quando olhei achei que era uma curva diferente e parecia mais estreita, mas depois me falaram que era a mesma”, contou Lucas Di Grassi ao site inglês The Race. 

Outras partes do circuito também passaram por mudanças: a curva três e a seção do estádio foram recapeadas, enquanto as barreiras da curva 9 foram reconfiguradas após o acidente de Daniel Abt, em 2020. A edição 2021 do eP mexicano aconteceu em Puebla, em vez do Hermanos Rodríguez.

Mas o que mais preocupa as equipes no México são os pneus. Mesmo com a pressão reduzida para um mínimo de 1.20 bar (o mínimo foi 1.40, em 2020), os times acreditam que a maior potência na classificação e na corrida, com o modo ataque, podem resultar em grande desgaste no pneu traseiro direito.

“Mesmo com a pressão reduzida, o que vai ajudar, o traseiro esquerdo vai sofrer. Claramente você terá que administrar os pneus na corrida e ter aderência máxima no traseiro esquerdo, e também no classificação”, comentou Florian Modlinger, Diretor de Fábrica da Porsche.

A terceira prova da Fórmula E acontece neste sábado (12) a partir das 18h30 (de Brasília).

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