Wehrlein voa, supera Mortara na final e garante pole no eP da Cidade do México

Pascal Wehrlein dominou classificação em dia da Porsche na Fórmula E para garantir pole no eP da Cidade do México. Líder do Mundial, Edoardo Mortara perdeu final e larga em segundo

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Em um sábado (12) bastante cheio da Fórmula E na Cidade do México, com direito a treinos livres, classificação e corrida no mesmo dia, a Porsche saiu na frente na briga pela vitória no Autódromo Hermanos Rodríguez. Em um treino estrelado pelos carros da equipe alemã — que venceram os dois grupos na primeira fase —, Pascal Wehrlein garantiu a pole-position mas viu seu companheiro de equipe, André Lotterer, perder o segundo posto para Edoardo Mortara, da Venturi — que vai em busca de sua segunda vitória na temporada.

Lotterer larga em terceiro, seguido de perto pelas duas DS Techeetah, que se enfrentaram nas quartas de final: melhor para Jean-Èric Vergne, o quarto. António Félix da Costa é o quinto, enquanto Nyck De Vries, Robin Frijns, Stoffel Vandoorne, Nick Cassidy e Maximilian Günther completam o top-10.

A largada do eP da Cidade do México está marcada para as 19h (horário de Brasília), com transmissão da TV Cultura e do SporTV 3.

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Pascal Wehrlein vai largar na pole no México (Foto: Fórmula E)

Confira como foi a classificação para o eP da Cidade do México:

Grupo A – Lotterer, Mortara, Vergne e Vandoorne classificados

Em uma pista ainda bastante suja, o brasileiro Sérgio Sette Câmara foi o primeiro a marcar volta na classificação, com 1min08s595. Stoffel Vandoorne, da Mercedes, ficou 0s2 abaixo do piloto da Dragon para tomar a primeira colocação antes de ser superado por Jean-Èric Vergne, da DS Techeetah. A essa altura, restando seis minutos para o encerramento do primeiro grupo, André Lotterer fez jus ao bom desempenho nos treinos livres e anotou o tempo mais rápido da sessão, com 1min07s954.

Quase 0s3 mais lento que o líder, Di Grassi não conseguiu entrar na zona de classificação — ou seja, entre os quatro primeiros — em sua primeira tentativa. Lotterer, Edoardo Mortara, Vergne e Max Günther ocupavam as primeiras colocações antes da última rodada de voltas rápidas, seguidos por Oliver Rowland, Di Grassi, Sébastien Buemi, Vandoorne, Sette Câmara, Oliver Turvey e Oliver Askew.

Com pouco menos de três minutos para o encerramento do treino classificatório, os pilotos do Grupo A foram à pista pela última vez. Primeiro, Vandoorne anotou o terceiro melhor tempo e empurrou Günther para o quinto lugar, antes de ver Vergne assumir a segunda colocação e jogá-lo para o quarto posto, no limite. No entanto, nenhum piloto de fora da zona de classificação conseguiu entrar no top-4 depois disso.

Dos dois carros da Venturi, apenas Mortara — líder do Mundial de Pilotos — conseguiu passar para as quartas de final, com o segundo lugar. Di Grassi, por sua vez, não entrou na zona de classificação e terminou em sétimo. Lotterer ainda marcou novo tempo mais rápido e fechou na liderança.

André Lotterer comandou o domínio da Porsche na classificação da capital mexicana e tomou a ponta do Grupo A (Foto: DS Techeetah)

Grupo B – Wehrlein, Da Costa, Frijns e De Vries classificados

Atual campeão da Fórmula E, De Vries começou bem e anotou o tempo mais rápido do Grupo B, seguido de perto por Mitch Evans e Nick Cassidy, da Envision. No entanto, logo depois António Félix da Costa — que já havia andado bem nos treinos livres — assumiu a liderança à frente de Pascal Wehrlein, que deu prosseguimento ao bom desempenho da Porsche neste sábado.

Por fim, o último carro da primeira rodada de voltas rápidas foi a Envision de Robin Frijns, que fez bonito: segunda colocação, apenas 0s010 atrás do líder. Assim, antes de os pilotos retornarem para suas últimas tentativas, a tabela mostrava Da Costa, Frijns, Wehrlein e Cassidy classificados, enquanto Alex Sims, De Vries, Evans, Sam Bird, Antonio Giovinazzi, Jake Dennis e Dan Ticktum caíam fora.

Na última rodada de voltas, apenas uma mudança nos classificados: De Vries já abriu os trabalhos tomando o quarto lugar de Cassidy, que não conseguiu dar o troco e terminou em quinto. Por fim, Wehrlein foi mais rápido que Da Costa por apenas 0s021 e tomou a primeira colocação. Evans terminou em sexto, seguido por Sims, Dennis, Bird, Giovinazzi e Ticktum.

Pascal Wehrlein voou na classificação na capital mexicana e liderou o Grupo B (Foto: Porsche)

Quartas de final: De Vries x Lotterer, Frijns x Mortara, Vergne x Da Costa, Vandoorne x Wehrlein

Na primeira disputa do mata-mata, De Vries começou bem sua volta rápida, mas foi perdendo ritmo e marcou 1min07s367 ao cruzar a linha de chegada. Assim, não foi páreo para o desempenho superior da Porsche de Lotterer, que passou para a semifinal com 1min07s103.

Edoardo Mortara garantiu sua classificação com um pouco mais de tranquilidade do que Lotterer, anotando 1min07s263 contra 1min07s672 de Frijns. Em seguida, um duelo direto entre dois companheiros de equipe na DS Techeetah terminou com Jean-Èric Vergne vencedor por apenas 0s011: 1min07s347 contra 1min07s358 de Da Costa, que cometeu um erro no último setor e não conseguiu se recuperar.

Por fim, a Mercedes de Vandoorne não teve absolutamente nenhuma chance contra a Porsche de Wherlein: anotou 1min07s719 contra 1min07s299 e foi superado por uma margem considerável de quase 0s5 — pressionado, o belga cometeu um erro logo na primeira curva de sua volta e arruinou qualquer chance de classificação.

Jean-Éric Vergne venceu o duelo mais apertado das quartas de final na Cidade do México (Foto: DS Techeetah)

Semifinais: Mortara x Lotterer, Vergne x Wehrlein

Mortara enfim conseguiu eliminar uma das Porsche na semifinal, contando com um erro de Lotterer que lhe custou a vantagem que vinha construindo na volta. Com 1min07s228, o suíço da Venturi tirou o alemão em uma volta bastante segura e garantiu passagem para a final.

No outro duelo, vitória dominante da Porsche: piloto mais rápido do dia na classificação, Wehrlein marcou 1min07s035 e não deu chances para o bicampeão Vergne, que terminou com 1min07s366.

Edoardo Mortara desbancou o campeão do Grupo A para garantir vaga na final (Foto: Fórmula E)

Final: Wehrlein x Mortara

Na última disputa do mata-mata, Mortara deu tudo de si para tentar superar a Porsche — tanto que perdeu o carro ao cruzar a linha de chegada, o que lhe custou alguns preciosos milésimos de segundo. Sem nada com isso, Wehrlein não desperdiçou o favoritismo e marcou 1min07s100, mais do que suficiente para garantir a pole-position da segunda etapa do ano.

Fórmula E 2022, eP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, Grid de Largada:

1P WEHRLEINPorsche 1:07.100 
2E MORTARAVenturi Mercedes 1:07.373+0.273
3A LOTTERERPorsche 1:07.295+0.195
4J.E VERGNEDS Techeetah 1:07.366+0.266
5A.F DA COSTADS Techeetah 1:07.358+0.258
6N DE VRIESMercedes 1:07.367+0.267
7R FRIJNSVirgin Audi 1:07.672+0.572
8S VANDOORNEMercedes 1:07.719+0.572
9N CASSIDYVirgin Audi 1:07.904+0.619
10M GÜNTHERNissan 1:08.087+0.804
11M EVANSJaguar 1:07.914+0.987
12O ASKEWAndretti 1:08.110+1.010
13A SIMSMahindra 1:07.938+0.838
14L DI GRASSIVenturi Mercedes 1:08.129+1.029
15J DENNISAndretti 1:08.042+0.942
16O ROWLANDMahindra 1:08.139+1.039
17S BIRDJaguar 1:08.174+1.074
18S BUEMINissan 1:08.230+1.130
19A GIOVINAZZIDragon Penske 1:08.343+1.243
20S. SETTE CÂMARADragon Penske 1:08.256+1.156
21D TICKTUMNIO 1:08.561+1.461
22O TURVEYNIO 1:08.691+1.591
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