Fórmula E crê em “sucesso certo” com abertura em São Paulo: “Estamos em casa”

Cofundador da Fórmula E, Alberto Longo, falou ao GRANDE PRÊMIO sobre a abertura da 11ª temporada da categoria, que acontecerá em São Paulo

A Fórmula E vai abrir a temporada 2024-25 com o eP de São Paulo, no dia 7 de dezembro. Será a primeira vez que o campeonato terá início no circuito de rua no Sambódromo do Anhembi, que já foi palco de duas provas da categoria desde a estreia no calendário, em 2023. Para Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, a escolha pelo Brasil se deve ao sucesso garantido que vem com a realização de uma corrida no país. 

Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, Longo também lembrou que a Fórmula E vai introduzir um “carro completamente novo” nesta temporada e afirmou que fazer isso no Brasil é importante. O espanhol disse que quer promover a estreia do novo monoposto “em um lugar onde valorizam” o trabalho da categoria.

O eP de São Paulo estreou no calendário da categoria em 2023, com a primeira prova sendo realizada no dia 25 de março e tendo Mitch Evans como vencedor. Já neste ano, na décima temporada da Fórmula E, a etapa brasileira foi vencida por Sam Bird.

“Quando chegamos ao Brasil, sabemos que estamos um pouco em casa, é certo que será um sucesso. Sabemos que as arquibancadas vão ficar lotadas, as pessoas vão comparecer, o evento tem muita paixão, ação, e com certeza isso é muito importante para começarmos a temporada em alta”, afirmou.

A Fórmula E vai inaugurar nova temporada no Brasil (Foto: Fórmula E)

“Estamos trazendo um carro completamente novo, com tração nas quatro rodas. Temos um carro muito mais ágil e é o mais rápido do planeta hoje. É isso que vamos lançar no dia 7 de dezembro aqui no Brasil. Então queremos estar em um lugar onde valorizam o que trazemos, onde as pessoas realmente gostam do que fazemos. E, definitivamente, existem muitos lugares no mundo, mas o Brasil é um deles e São Paulo, especificamente, um dos mais importantes”, continuou. 

Perguntado pelo GRANDE PRÊMIO se a Fórmula E cogita deixar São Paulo como a abertura fixa das próximas temporadas, Longo desconversou e detalhou que há muitos fatores que decidem o calendário da categoria. 

“Ainda não está em discussão. Acho que precisamos dar oportunidades para diferentes países e cidades. Este ano funcionou dessa forma, o que é fantástico, e estamos orgulhosos de estar aqui. Mas, para o próximo ano, precisamos ver. Há tantas implicações diferentes. Não se trata apenas do início da temporada, é sobre como fazemos todo o planejamento do ano, porque queremos trabalhar da maneira mais eficiente”, comentou.

“Isso significa que passaremos de região para região, em vez de ir de continente em continente e, obviamente, emitir muito mais CO2. Então, definitivamente, as negociações estão a caminho. Estamos conversando, mas, novamente, há muitas outras implicações, não apenas comerciais. Não é só o apetite de vir para um lugar como São Paulo, há mais implicações que nos fizeram decidir onde começar a temporada e como prosseguir”, concluiu. 

Bird celebra vitória incrível em meio ao lamento de Evans no eP de São Paulo de 2024 (Foto: Fórmula E)

A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.