Fundador da categoria, Agag é promovido e deixa direção-executiva para se tornar presidente da FE

Alejandro Agag vai passar a ser o presidente da Fórmula E. Fundador e diretor-executivo desde a criação do campeonato, o espanhol agora é promovido para o cargo mais alto da organização

Na véspera do começo da temporada 2018/19, a Fórmula E anunciou a mudança de posição de Alejandro Agag. Fundador da categoria e considerado um dos grandes responsáveis pelo sucesso nestes mais de quatro anos, Agag vai deixar de ser o diretor-executivo e passa ao cargo de presidente "nos próximos meses".
 
Agag, junto do presidente da FIA, Jean Todt, desenvolveram o projeto inicial da FE, em 2011. A mudança agora coloca o espanhol em um cargo ainda acima ao que tinha na organização. O espanhol, aliás, tentou comprar 100% da Fórmula E há alguns meses.
 
De acordo com comunicado da FE, Agag vai assumir o novo posto a partir do momento que um novo diretor-executivo for contratado. Ainda segundo a declaração, Agag "vai poder focar nos relacionamentos com parceiros comerciais, cidades-sede e a FIA" quando no novo posto.
Alejandro Agag (Foto: Reprodução/Twitter)

"É hora de uma nova fase no mundo da categoria que cresce mais rápido no esporte a motor. Estou muito orgulhoso o trabalho que fizemos junto da FIA, nossa equipe diretivo, acionistas, parceiros e equipes. A FE está no melhor momento de sua curta história", disse Agag.

 
"Como presidente, eu vou estar melhor colocado para ajudar o próximo diretor-executivo e nosso forte time diretivo para que a categoria, que eu acredito ser o futuro do automobilismo, continue crescendo", falou.
 
O atual presidente, Simon Freer falou em nome de acionistas e conselho diretivo da FE. Não está claro qual será o cargo de Freer a partir desta mudança, mas a expectativa é que ele siga lidando com a parte comercial.
 
"Sob a liderança de Alejandro como diretor-executivo, a categoria se estabeleceu como mundial e deve continuar seu desempenho, trajetória e performance impressionantes daqui por diante. Estou ansioso para continuar trabalhando com Alejandro na função de presidente e com o novo diretor-executivo para levar a FE para o próximo nível", finalizou.
 
A temporada da FE começa neste sábado com o eP de Ad Diriyah: a largada está marcada para as 10h05 (de Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.