Hartley prioriza Toyota e revela incômodo geral por conflitos entre Fórmula E e WEC

Fechado com a Toyota para a temporada do WEC e com a Dragon para a Fórmula E, Brendon Hartley ficou bastante chateado com o conflito de datas anunciado entre as duas categorias - e que agora trabalham para evitar o problema

O ex-Fórmula 1 Brendon Hartley acertou dois contratos nas últimas semanas, mas um deles tem peso maior que o outro. Campeão mundial de endurance e vencedor em Le Mans com a Porsche, Hartley foi contratado para substituir Fernando Alonso na Toyota, na temporada 2019/20 do WEC, e também fechou com a Dragon para a Fórmula E. Mas o desejo de correr com os carros elétricos diminuiu bastante após a divulgação do calendário.
 
Na realidade, o calendário das duas categorias foi apresentado com duas datas conflitantes: uma nos dias 14 e 15 de dezembro – evento indefinido para a FE e as 8 Horas de Bahrein no WEC – e o dos dias 21 e 22 de março – eP de Sanya e 1.000 Milhas de Sebring.
 
Mas as discussões seguem. A tentativa é avançar o eP de Sanya para uma semana mais tarde, enquanto o evento de local indefinido tende a ser levado para outra data ou excluído do calendário.
 
Segundo Hartley, no entanto, foi algo que desanimou bastante. Com história na Porsche, chegou a testar o carro e viu as chances de entrar na equipe estreante caírem por terra de vez com o calendário – ainda que o plano da Porsche contasse com André Lotterer primordialmente, além do então já contratado Neel Jani.  
Os dois carros da Toyota (Foto: Toyota)

“Nunca tive certeza de que me dariam a oportunidade de disputar uma vaga na Porsche e, quando o calendário foi anunciado com três conflitos de data, ficou complicado e basicamente fora de questão”, afirmou ao site inglês 'E-Racing365'.

 
“Eu fiquei bastante incomodado e decepcionado com os conflitos e tenho certeza que alguns outros pilotos ficaram também. Ficou difícil até considerar a Fórmula E naquele momento. Acredito que os conflitos talvez saiam de cena agora. A Dragon falou comigo, discutimos algumas coisas e chegamos a um acordo”, contou.
 
Por meio de porta-voz, a Toyota confirmou que "no evento de um conflito de datas entre WEC e FE, Brendon dará prioridade ao compromisso no WEC."
Sam Bird (Foto: Virgin)

Bird fica com a Fórmula E

 
Sam Bird, que havia sido o primeiro piloto a reclamar do conflito de datas, não foi incluído na escalação da AF Corse para a temporada do WEC. A equipe Ferrari divulgou o time com o mesmo grupo de pilotos, mas com Miguel Molina no lugar do inglês. 
 
Entretanto, em comunicado oficial, a Ferrari não esqueceu de Bird. Segundo a fábrica, os compromissos do piloto com a equipe serão anunciados em outra data, deixando claro que Sam segue de alguma forma nos planos dos italianos. 
 
Um dos únicos dois pilotos a vencer corridas em todas as temporadas da Fórmula E, Bird segue de contrato assinado com a Virgin. 
 
Na escalação da AF Corse, James Calado segue como um dos pilotos, mas James chegou a testar pela Jaguar nos últimos meses. A equipe segue em busca de um companheiro para Mitch Evans, embora tenha em Romain Grosjean o seu favorito.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.