Hyundai avança conversas com McLaren e mantém desejo de entrar na Fórmula E

Com acordo para correr no WEC, a Hyundai ainda vê a Fórmula E como uma categoria importante para a eletrificação da marca e mantém o desejo de integrar o grid. Em conversas com vários times, sul-coreanos veem papo com a McLaren evoluir

Depois de oficializar a entrada no mundo do endurance — mesmo que ainda sem data definida —, a Hyundai analisa os próximos passos no esporte a motor, e a Fórmula E voltou a se tornar uma possibilidade real para o futuro. De acordo com o portal inglês The Race, a marca sul-coreana esteve em contato com diversas equipes do grid para sondar futuras parcerias caso entre no grid como fornecedora de motores. E viu as conversas tomarem uma proporção diferente com a McLaren.

A possibilidade de entrar no grid no início da era Gen4, em 2026, não é o plano inicial da montadora, que prefere usar 2025 para se preparar corretamente para a entrada no WEC. Vale destacar que a equipe vai correr com a marca de luxo do braço, a Genesis, e já confirmou o experiente André Lotterer (ex-Fórmula E) como titular.

A categoria elétrica, porém, altera as homologações a cada dois anos, o que pode gerar uma chance real de entrada para 2028. Em 2024, a modalidade vive exatamente essa situação: depois de dois anos da chegada do Gen3, o Gen3 Evo entrou em ação e seguirá também por duas temporadas, até o lançamento oficial do Gen4.

Ainda que as sondagens tenham acontecido com diversas equipes, a conversa com a McLaren se tornou mais profunda do que as outras. A intenção da marca é entrar como fornecedora de motores, mas já com uma cliente garantida no grid. Atualmente, o time laranja ocupa justamente esse posto, já que usa motores da Nissan.

A McLaren rendeu conversas mais profundas com a Hyundai (Foto: Fórmula E)

O interesse da Hyundai na Fórmula E não é novo. Querendo se tornar uma marca de múltipla presença no cenário do esporte a motor, a empresa vê a categoria com bons olhos em termos de impulsionar as vendas — que já incluem diversos carros totalmente elétricos, por exemplo, com a previsão de aumento da frota na próxima década.

A McLaren, por outro lado, tem contrato com a Nissan até o fim da próxima temporada, que marca o encerramento definitivo da era Gen3. No entanto, já conversa com os japoneses — e outras montadoras — sobre o início da Gen4, em 2026. Com isso, é a favorita para receber motores Hyundai caso a marca realmente se comprometa com o segundo ciclo de regras dessa era, em 2028.

É importante ressaltar que outras equipes podem entrar na conversa. A Penske, por exemplo, ainda não confirmou como seria o futuro caso a DS, braço da Citroën e sua fornecedora de motores, decida deixar a Fórmula E. A possibilidade é real, e a confirmação é esperada para janeiro.

Chefe da Hyundai no automobilismo, Cyril Abiteboul já esteve presente em corridas da Fórmula E, como o eP de Mônaco de 2023, e mantém conversas com a categoria sobre uma possível entrada há algum tempo. A decisão de partir para o WEC, porém, freou as expectativas e gerou a necessidade de focar no novo projeto.

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