Dennis aproveita pista mais seca e conquista pole da corrida 2 em Valência
Em dia de supremacia da ralé, seis últimos colocados do campeonato vão à Superpole. E Jake Dennis aproveita chance com a BMW
O treino de classificação para a corrida 2 do eP de Valência, neste domingo (25), foi das mais estranhas. O já tradicional formato do treino classificatório da Fórmula E normalmente desfavorece os primeiros colocados do campeonato, que treinam antes. Desta vez, porém, com a pista secando após algum tempo sem chuva, a diferença foi enorme. Os seis membros do último grupo passaram à Superpole: Jake Dennis ficou com a pole #1 dele na categoria.
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Na realidade, Dennis foi uma espécie de Rei da Ralé ou detentor da concha dos náufragos infantis de ‘O Senhor das Moscas’: no meio dos seis pilotos com menos pontos no campeonato, foi o mais rápido e ganhou o direito de, contra os mesmos cinco adversários, andar por último na Superpole. Com a pista em condições irrefreavelmente melhores, aproveitou e cravou a pole.
O 1min28s548 de Dennis foi mais de 0s8 mais rápido que o segundo colocado André Lotterer. O alemão, entretanto, é um dos dois pilotos com punição de três posições no grid por causar acidente no sábado [o outro é Mitch Evans]. Alex Lynn herda o segundo posto, enquanto a segunda fila será formada pela NIO, com Tom Blomqvist e Oliver Turvey. Lotterer e Norman Nato ficam na terceira. Apenas a punição faz com que o grid não esteja perfeitamente na ordem inversamente proporcional àquela que tomaram a pista na Superpole.
Depois destes, Jean-Éric Vergne, Oliver Rowland, Sébastien Buemi e Sérgio Sette Câmara finalizaram o top-10. Lucas Di Grassi larga apenas na 22ª colocação, enquanto António Félix da Costa é o 12º.
A largada para a segunda corrida da Fórmula E em Valência está marcada para as 9h (de Brasília).
Confira como foi o treino de classificação:
Grupo 1 – Pascal Wehrlein, Mitch Evans, Robin Frijns, Stoffel Vandoorne, Nyck de Vries e Sam Bird
Como fora indicado pelo TL3, quem tinha vantagem na pista mais molhada em Valência era a Porsche. E assim Wehrlein controlou o primeiro grupo com muita tranquilidade e 0s3 de vantagem para Evans. Frijns foi o terceiro, mas somente 0s4 mais lento.
E os outros foram ainda piores. As duas Mercedes ficaram bem próximos, apenas 0s003 de separação, mas quase 0s7 atrás do líder. Vandoorne à frente de De Vries. Já Bird ficou por último.
Grupo 2 – Jean-Éric Vergne, René Rast, António Félix da Costa, Edoardo Mortara, Alexander Sims e Nico Müller
Se naturalmente o formato da Fórmula E na classificação já atrapalha os primeiros colocados do campeonato, nas condições que Valência mostrava era uma situação quase de covardia. A pista secava a passos largos após bastante tempo sem chuva, então quem vinha na sequência se dava bem demais.
Assim, cinco membros deste grupo passaram para as seis primeiras colocações. Vergne bem à frente, com 1min33s1, seguido por Sims e Da Costa. Wehrlein segurava o quarto lugar, mas Rast e Mortara fechavam. Müller errou e ficou no último posto geral.
Grupo 3 – Lucas Di Grassi, Oliver Rowland, Sébastien Buemi, Maximilian Günther, Sérgio Sette Câmara e Nick Cassidy
A pista continuava a favorecer quem passava mais tarde. Ninguém desta chave foi capaz de bater o tempo de Vergne, mas Wehrlein, ponteiro do G1, já estava fora do top-6. Rowland pulou para o segundo posto e foi seguido pelo companheiro Buemi e por Sette Câmara.
Günther se esgueirou ao sexto lugar, mas teve a volta cancelada por conta dos limites da pista na curva um e caiu para o fim do pelotão. Cassidy ficou somente em 13º, mas teve o mesmo destino, volta cancelada. Di Grassi teve muitas dificuldades na pista e foi o 16º entre os 18 que andaram até então.
Grupo 4 – Jake Dennis, André Lotterer, Alex Lynn, Tom Blomqvist, Oliver Turvey e Norman Nato
A prova final e maior de que a pista secava mais e mais veio quando os seis membros do quarto grupo – piores classificados do campeonato – pularam para as quatro primeiras colocações. Assim, repetindo-se inteiramente na Superpole.
Dennis foi o mais veloz, quase 1s3 melhor que Vergne, líder até ali. Lotterer foi o segundo, com Lynn à frente das duas NIO – Blomqvist e Turvey – e Nato fechando o top-6.
Superpole: Dennis, Lotterer, Lynn, Blomqvist, Turvey e Nato
A ordem de entrada na pista definiu a classificação. Sexto mais rápido do Grupo 4, Nato foi o primeiro a andar na Superpole e terminou em sexto; Dennis, mais rápido do G4, foi o último a andar e cravou a pole. Assim, a ordem foi precisamente a mesma: Dennis, Lotterer, Lynn, Blomqvist, Turvey e Nato.
Fórmula E 2021, eP de Valência, domingo, grid de largada:
1 | J DENNIS | BMW | 1:28.548 | ||
2 | A LYNN | Mahindra | 1:29.737 | +1.189 | |
3 | T BLOMQVIST | NIO | 1:30.202 | +1.654 | |
4 | O TURVEY | NIO | 1:30.409 | +1.861 | |
5 | A LOTTERER | Porsche | P +3 | 1:29.411 | +0.863 |
6 | N NATO | Venturi Mercedes | 1:30.489 | +1.941 | |
7 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:33.198 | +4.650 | |
8 | O ROWLAND | Nissan | 1:33.336 | +4.788 | |
9 | S BUEMI | Nissan | 1:33.390 | +4.842 | |
10 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:33.452 | +4.904 | |
11 | A SIMS | Mahindra | 1:33.479 | +4.931 | |
12 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:33.604 | +5.056 | |
13 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:33.745 | +5.197 | |
14 | R RAST | Audi | 1:33.879 | +5.331 | |
15 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:33.898 | +5.350 | |
16 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:34.166 | +5.618 | |
17 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:34.416 | +5.868 | |
18 | N DE VRIES | Mercedes | 1:34.419 | +5.871 | |
19 | M EVANS | Jaguar | P +3 | 1:34.115 | +5.567 |
20 | S BIRD | Jaguar | 1:34.480 | +5.932 | |
21 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:34.588 | +6.040 | |
22 | L DI GRASSI | Audi | 1:34.610 | +6.062 | |
23 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:37.838 | +9.290 | |
24 | M GÜNTHER | BMW | 1:41.980 | +13.432 |