Di Grassi detalha perda de freio em abandono em São Paulo: “Desligou tudo na reta”

Lucas Di Grassi abandonou ainda cedo o eP de São Paulo e explicou que o motor desligou para se proteger após o carro ultrapassar o limite permitido de energia

O eP de São Paulo, realizado neste sábado (7), representou o começo da jornada da Lola Yamaha na Fórmula E. No entanto, a equipe teve um começo discreto e, após uma classificação tímida, não pontuou na prova. Além disso, Lucas Di Grassi abandonou após ultrapassar o limite permitido de energia e “o motor apagar na reta”. 

O brasileiro também pontuou que o problema se repetiu com Oliver Rowland, que foi punido pelo episódio e perdeu a liderança, e Zane Maloney. No entanto, a situação de Di Grassi foi “mais intensa”, o que provocou o desligamento do motor.

“Isso aconteceu com o Rowland e com o Maloney também”, detalhou. “O meu foi mais intenso e o motor desligou. Quando tem esse overpower, se for de um nível muito alto, o motor desliga para se proteger”.

“Quando desliga, você não tem mais freio traseiro, não tem freio regenerativo. Desligou tudo na reta, passei reto, resetei o sistema e voltei para o box devagar. A partir do momento que desliga, você está desclassificado”, acrescentou.

Lucas Di Grassi terminou na 14ª posição no TL1 em São Paulo (Foto: Fórmula E)

Apesar de sair sem pontos de São Paulo, Di Grassi afirmou que não enxerga o resultado como negativo. Além disso, exaltou a performance na classificação, que por pouco não culminou com a ida para os duelos. 

“Na classificação, fiquei 0s4 à frente do meu companheiro de equipe, 0s1 atrás dos duelos. Então, de uma forma geral, olhando de fora, 14º não é bom, mas para a primeira corrida e estando tão próximo dos duelos em uma pista que teoricamente é ruim para a gente, por causa dos quiques, acho que foi positivo. Acho que o pacote está lá. Se desenvolvermos esse pacote por completo, temos muito potencial para andar mais forte”, encerrou.

O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube e faz a cobertura completa e com presença IN LOCO da equipe de transmissão, Geferson Kern, Pedro Henrique Marum e JP Nascimento, bem como Daniel Balsa, Giovani Danjo, Grazielly Costa, Guilherme Bloisi, Pedro Luis Cuenca, Renato Ribeiro, Rodrigo Berton, Thiago Rocha e Victor Martins. O Briefing debate as atividades depois da prova.

A Fórmula E 2024/25 volta a acelerar nos dias 10 e 11 de janeiro do próximo ano, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, para a 2ª etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.