Di Grassi é punido por infração em Miami e perde 3 posições no grid do eP de Jedá 1

Lucas di Grassi recebeu 5s de punição em Miami por não cumprir as instruções da direção de prova após escapar da pista. Como não conseguiu pagar tempo na prova, sanção foi convertida em três posições no grid em Jedá

Lucas di Grassi vai perder três posições no grid de largada da primeira corrida da rodada dupla do eP de Jedá, nesta sexta-feira (13). A punição é resultado de uma infração cometida pelo brasileiro da Lola Yamaha durante o eP de Miami, disputado em janeiro, e foi confirmada pelos comissários da Federação Internacional de Automoilismo (FIA).

Di Grassi foi considerado culpado por não seguir as instruções do diretor de prova após escapar da pista na curva 7. Segundo os comissários, o brasileiro não contornou corretamente o poste de amarração e não realizou a parada completa das rodas, conforme previsto nas notas de briefing da direção de prova.

A infração foi enquadrada como violação do artigo 12.2.1 i) do Código Esportivo Internacional da FIA e do artigo 15.1 do Regulamento Esportivo da Fórmula E 2025/26. Inicialmente, os comissários aplicaram uma penalidade de 5s ao tempo final de prova, além de um ponto na superlicença — totalizando agora oito pontos acumulados.

Como a punição de tempo não pôde ser cumprida durante a corrida em Miami, ela foi convertida em perda de três posições no grid na etapa seguinte. Assim, Di Grassi sofrerá a sanção já no primeiro eP de Jedá.

Lucas di Grassi (Foto: Fórmula E)

Essa é a terceira vez em quatro corridas que Di Grassi perde posições no grid de largada. Em São Paulo, foi punido por não desacelerar durante uma bandeira vermelha na classificação. Em Miami, a sanção foi por uma batida com Mitch Evans no TL2.

Fórmula E volta à pista nesta sexta-feira (13). A primeira atividade do dia é o TL2, com início da transmissão às 7h20 (horário de Brasília). Às 9h30, começa classificação para definir o grid do eP de Jedá 1, que tem transmissão a partir de 13h30. O GRANDE PRÊMIO transmite o evento completo AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e na GPTV.

eP de Jedá da Fórmula E: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique

 Data SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Sexta-feira (13)Treino livre 27:3010:3011:3012:30
Sexta-feira (13)Classificação9:4012:4013:4014:40
Sexta-feira (13)Corrida 114:0517:0518:0519:05
Sábado (14)Treino livre 37:3010:3011:3012:30
Sábado (14)Classificação9:4012:4013:4014:40
Sábado (14)Corrida 214:0517:0518:0519:05

*Horários de Brasília (GMT-3)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

Fórmula E hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia

▶️ Günther deixa Wehrlein para trás e lidera TL1 do eP de Jedá. Drugovich é 14º
▶️ Fórmula E anuncia mudança de programação e confirma corrida noturna em Tóquio
▶️ Vice-presidente da Fórmula E explica redução do Modo Ataque em provas com Pit Boost

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!