Maserati perde De Vries e escolhe Günther como substituto para Fórmula E 2022/23
Nyck de Vries estava acertado para correr na Maserati no ano que vem, mas partiu para a Fórmula 1. Assim, a equipe escolheu Maximilian Günther como companheiro de Edoardo Mortara
A Maserati precisou partir em busca de um plano B após ver Nyck de Vries assinar contrato com a AlphaTauri para correr na Fórmula 1 em 2023, e Maximilian Günther passou a ser o nome da vez para formar a primeira dupla da equipe na história da Fórmula E. A informação é do portal inglês The Race, que apontou o nome do alemão como favorito para se juntar ao suíço Edoardo Mortara.
Incorporando a estrutura da Venturi para fazer sua estreia na Fórmula E em 2023, a Maserati havia garantido uma dupla forte para o ano que vem: Mortara e De Vries. No entanto, o contrato do holandês possuía uma cláusula que o liberaria em caso de uma oportunidade na F1 — exatamente o que aconteceu.
Relacionadas
A partir daí, a Maserati passou a observar alguns nomes que incluíam Alex Lynn, ausente do grid da Fórmula E na última temporada, e Oliver Turvey, que recentemente deixou a NIO para a chegada do brasileiro Sérgio Sette Câmara. Até mesmo Théo Pourchaire, rival do brasileiro Felipe Drugovich pelo título da Fórmula 2 e segundo colocado no campeonato, foi cotado para o assento.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
No entanto, a presença do engenheiro Jérémy Colançon na equipe acabou sendo definitiva. O francês, que já trabalhou com Sébastien Buemi — ex-companheiro de Günther na Nissan — por dois anos na Fórmula E, é o engenheiro-chefe da Venturi desde 2021 e teve forte papel na decisão por contratar o alemão.
Günther ficou sem vaga na Fórmula E após o encerramento da última temporada. Seu companheiro Buemi saiu da Nissan e foi para a Envision, e o time japonês optou por iniciar 2023 com uma dupla de equipe totalmente renovada: Norman Nato e Sacha Fenestraz. Max já venceu três corridas até aqui na Fórmula E, com triunfos em Santiago-2020, Berlim-2020 e Nova York-2021.
Os testes com os novos carros Gen3 seguem a todo vapor na Fórmula E, que tem sua pré-temporada marcada para acontecer entre os dias 13 e 16 de dezembro, em Valência. Antes disso, entretanto, as equipes já testam os novos monopostos: Jaguar, Porsche, NIO, Abt, Andretti e Nissan são algumas das escuderias que já foram às pistas.
Em relação à Maserati, o primeiro teste na pista é esperado ainda para o mês de outubro, com Edoardo Mortara no cockpit. Além disso, como o trem de força da equipe é produzido pela DS, a montadora francesa precisará dar à DS Penske — sua cliente — um carro idêntico para que Stoffel Vandoorne e Jean-Èric Vergne possam testar.

