Günther lidera 2º dia de testes da Fórmula E em Jarama. DS Penske e Kiro dominam

Dan Ticktum passou quase 2h30min na liderança da terceira sessão de testes da Fórmula E em Jarama, mas Maximilian Günther tomou a ponta em dia marcado por desempenhos animadores de DS Penske e Kiro. Lucas Di Grassi fechou a atividade em 18º

Depois de fechar a manhã do segundo dia de pré-temporada com Jake Hughes na liderança, a Fórmula E voltou ao Circuito de Jarama no período da tarde para mais três horas de atividades de pista nesta quarta-feira (6). E a liderança ficou com Maximilian Günther, em seus primeiros passos na DS Penske, que anotou o melhor tempo com cerca de 40min restantes de sessão. Com 1min28s408, o inglês superou um surpreendente Dan Ticktum por apenas 0s031.

Jean-Éric Vergne, David Beckmann, Nyck de Vries, Edoardo Mortara, Nick Cassidy, Zane Maloney, Jake Dennis e Mitch Evans completaram o grupo dos dez primeiros na atividade vespertina. Os grandes destaques do dia, aliás, foram Kiro e DS Penske, que colocaram os dois carros nas quatro primeiras posições e completaram um dia promissor em Jarama. Jaguar e Nissan estrearam, enquanto a Mahindra também foi ao top-10 com os dois pilotos.

Depois de fechar o primeiro dia da pré-temporada em décimo, Lucas Di Grassi teve uma quarta-feira mais movimentada na tabela de tempos. O brasileiro terminou o período da manhã apenas em 21º, mas subiu um pouco à tarde e fechou em 18º. Seu companheiro, Zane Maloney, foi o oitavo.

Os pilotos retornam à pista para o terceiro dia de pré-temporada nesta quinta-feira, que reserva mais duas sessões de três horas cada. Sempre no horário de Brasília, a primeira está marcada para as 5h, enquanto a segunda acontece às 10h.

(Foto: Fórmula E)

Confira como foi a tarde do 2º dia em Jarama:

A segunda sessão do dia em Jarama começou com a Kiro na frente das demais. Dan Ticktum logo marcou 1min28s439, melhor tempo do período de testes até o momento, para se colocar em primeiro. David Beckmann, com o outro carro da equipe, foi ao segundo lugar com 1min28s870.

Instantes depois, Jake Dennis — que ficou em segundo nas duas sessões feitas até agora — dividiu os dois carros da Kiro e se colocou atrás de Ticktum. Antes disso, Robin Frijns passou por alguns problemas novamente com a Envision e ficou lento na curva 9, gerando uma bandeira amarela dupla. A situação, porém, foi contornada em seguida.

Depois de um dia sem protagonismo dos limites de pista, a sessão da tarde ficou marcada pela atuação da direção de prova, que deletou várias voltas. Nos primeiros 50 minutos, Beckmann, Taylor Barnard, Stoffel Vandoorne, Pascal Wehrlein, Nico Müller, Oliver Rowland e Frijns perderam giros ao passarem por fora do traçado.

Jean-Éric Vergne assumiu o segundo lugar com cerca de 1h45min restantes no relógio e ficou a 0s121 de Ticktum, enquanto Di Grassi entrou no top-10 ao marcar 1min29s739. Neste momento, os três últimos colocados eram carros da Stellantis: Jake Hughes em 20º, Vandoorne em 21º e Maximilian Günther em 22º.

ABT LOLA FORMULA E 2025
Di Grassi fechou em 18º com a Lola Yamaha nesta quarta (Foto: Fórmula E)

Com metade da atividade completa, o top-10 tinha: Ticktum, Vergne, Dennis, Beckmann, Rowland, Sébastien Buemi, Zane Maloney, Frijns, Müller e Norman Nato. Di Grassi aparecia em 11º.

A terceira bandeira vermelha da pré-temporada entrou em ação com 1h10min restantes de atividade, quando a direção de prova decidiu fazer alguns reparos na pista. Neste momento, apenas Mitch Evans, Nato, Da Costa, Hughes, Vandoorne, Barnard e Vergne estavam no traçado. Cerca de 14 minutos depois, a atividade foi retomada.

O retorno da sessão, inclusive, trouxe mudança na liderança. Com cerca de 40min restantes no relógio, Günther anotou 1min28s408 e desbancou Ticktum por 0s031, enquanto Vergne se manteve em terceiro. Com muitos testes sobre o ritmo de corrida, os tempos se mantiveram estáveis por um bom tempo.

Daí até o fim, nada mudou entre os primeiros colocados. Cassidy conseguiu o primeiro resultado de destaque para se colocar no top-10, em oitavo, enquanto Evans também subiu para décimo. Di Grassi, então, perdeu posições com as subidas dos outros pilotos e fechou em 18º, enquanto as duas Maserati permaneceram na rabeira da tabela.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fórmula E 2024/25, Pré-Temporada, Jarama, Dia 2:

1M GÜNTHERDS Penske1:28.408 35
2D TICKTUMKiro1:28.439+0.03138
3J.E VERGNEDS Penske1:28.560+0.15236
4D BECKMANNKiro1:28.564+0.15642
5N DE VRIESMahindra1:28.614+0.20646
6E MORTARAMahindra1:28.617+0.20942
7N CASSIDYJaguar1:28.630+0.22230
8Z MALONEYLola Yamaha1:28.785+0.37734
9J DENNISAndretti1:28.792+0.38441
10M EVANSJaguar1:28.797+0.38931
11N MÜLLERAndretti1:28.856+0.44838
12O ROWLANDNissan1:29.012+0.60441
13P WEHRLEINPorsche1:29.028+0.62043
14A.F DA COSTAPorsche1:29.049+0.64140
15S BUEMIEnvision1:29.067+0.65943
16R FRIJNSEnvision1:29.314+0.90637
17N NATONissan1:29.384+0.97637
18L DI GRASSILola Yamaha1:29.739+1.33138
19T BARNARDMcLaren1:32.519+4.11146
20S BIRDMcLaren1:32.549+4.14145
21J HUGHESMaserati1:35.974+7.56644
22S VANDOORNEMaserati1:36.060+7.65244
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.