Evans mantém controle, supera Nato e leva pole do eP de Portland 1 da Fórmula E
O piloto da Jaguar acertou uma volta de 1min08s820 na decisão, bateu Norman Nato, da Andretti, e confirmou o favoritismo dos felinos na temporada
A Fórmula E voltou a acelerar em Portland pela segunda e última vez — pelo menos neste momento — em sua história. A categoria se despede do circuito de Oregon neste fim de semana para adicionar o eP de Miami a partir da temporada 2024-25. E a pole-position da corrida 1 ficou com Mitch Evans, da Jaguar. O neozelandês acertou uma volta de 1min08s820 na decisão, bateu Norman Nato, da Andretti, e, além de marcar três importantes pontos na disputa do campeonato, colocou a equipe na ponta para a primeira corrida do fim de semana.
Punido no TL1 por comportamentos de pilotagem, Nato vai largar em 12º. Assim, Jake Hughes, da McLaren, larga em segundo, seguido de Robin Frijns, da Envision, António Félix da Costa, da Porsche, e Dan Ticktum, da ERT, fechando o top-5.
Em um traçado tradicional, característico pelo alto consumo de energia durante as provas, os pilotos provaram na classificação que Portland sempre entrega emoção, não só nas corridas, mas também durante as definições do grid para a largada.
Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, foi o único que conseguiu avançar para a fase eliminatória, mas acabou desclassificado por Evans nas quartas de final e larga em 13º. Sérgio Sette Câmara, piloto da ERT, até conseguiu um bom tempo no grupo A, mas foi desclassificado por uso de energia acima do permitido e ficou em último no grupo. Com isso, vai largar em último também na corrida. Caio Collet, da Nissan, fechou o grupo B sem conseguir avançar, mas foi o sétimo, com uma volta de 1min10s036, à frente do seu companheiro, Sacha Fenestraz, que cravou 1min10s062 e ficou em oitavo. O jovem piloto larga em 14º neste sábado.
O eP de Portland acontece entre os dias 28 e 30 de junho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai. As atividades continuam neste sábado (29), com a corrida programada para as 17h30 (horário de Brasília).

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Como foi a classificação da corrida 1 em Portland
Grupo A:
O Grupo A começou com liderança de Sébastien Buemi, de Envision, que conseguiu começar a disputa com uma volta de 1min10s017, mas a ponta logo foi tomada por Jake Hughes, da McLaren, ao registrar um giro de 1min09s887.
Com a presença dos dois carros da Jaguar no grupo, a tendência era ter os felinos entre os quatro classificados. Porém, não foi assim. Mitch Evans conseguiu passar, mas antes teve dificuldade e chegou a ir para a grama a quatro minutos do fim da fase eliminatória. Depois, fez uma volta de 1min09s777 e assumiu a ponta. Na última volta, Hughes acertou um giro de 1min09775 para fechar na liderança do grupo.
Cassidy, que lidera o Mundial de Pilotos, na sequência, abriu uma volta rápida, mas não conseguiu avançar para a fase de playoffs.
Apesar de os dois brasileiros terem conseguido passar para a fase eliminatória com Sérgio Sette Câmara, da ERT, em terceiro [1min09s849] e Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, em quarto [1min09s942], Sette Câmara foi desclassificado por uso de energia acima do permitido, teve as voltas 4 e 9 deletadas, não disputou a fase eliminatória e caiu para último do grupo. Quem ficou com a vaga foi Edoardo Mortara, da Mahindra.
Além de Cassidy e Buemi, Jean-Éric Vergne, Nico Müller, Maximilian Günther, e Sam Bird também não conseguiram avançar para o mata-mata.

Grupo B:
O segundo grupo da fase de classificação do eP de Portland 1 começou com liderança de Da Costa, com um giro de 1min09s803, mas a liderança foi tomada na sequência com Ticktum que registrou 1min09s766 no relógio.
O estreante Caio Collet, da Nissan, foi o oitavo mais rápido na primeira metade da classificação ao fazer uma volta de 1min10s251.
Os pilotos foram para os boxes para ajustar os carros e, na segunda metade da classificação, Da Costa, Frijns e Nato conseguiram se juntar a Ticktum para avançar. O piloto da ERT fechou a disputa na liderança, consolidando um fim de semana muito rápido da equipe em Portland.
Já Collet fechou o grupo sem conseguir avançar, mas foi o sétimo, com uma volta de 1min10s036, à frente do seu companheiro na Nissan, Sacha Fenestraz, que cravou 1min10s062 e ficou em oitavo.

Quartas de final
Lucas Di Grassi x Mitch Evans
A primeira disputa da fase eliminatória envolveu o brasileiro da ABT Cupra e o piloto da Jaguar, terceiro no Mundial de Pilotos. Di Grassi bem que tentou controlar o carro e ganhar tempo no traçado de Portland, mas não conseguiu superar o trem de força felino. Evans foi o mais rápido com uma volta de 1min08s974 e avançou para as semifinais.
Edoardo Mortara x Jake Hughes
Na disputa entre Mahindra e McLaren, Mortara facilitou ao perder o carro no final da volta, invadiu o gramado na curva 12 e ficou pelo caminho. Melhor para Hughes, que avançou com um giro de 1min08s941.
Robin Frijns x António Félix da Costa
No duelo entre Países Baixos e Portugal, a Envision surpreendeu e o neerlandês avançou para as semifinais. Frijns cravou uma volta de 1min08s878 e conseguiu avançar, dando um respiro para a temporada abaixo do planejado da Envision.
Norman Nato x Dan Ticktum
A última disputa das quartas de final aconteceu entre Andretti e ERT. E quem levou a melhor foi a Andretti. Correndo em casa, a equipe americana avançou com 1min09s026.

Semifinais
Mitch Evans x Jake Hughes
A definição das duas primeiras filas da corrida 1 do eP de Portland começou com emoção. Os pilotos de Jaguar e McLaren andaram muito próximos no primeiro setor da pista, mas, no segundo trecho, a Jaguar mostrou o poder do seu trem de força e avançou com 1min08s664, com Evans se colocando novamente em uma disputa direta pela pole-position.
Norman Nato x Robin Frijns
A última vaga para a disputa da pole confirmou que a Andretti vem andando muito forte no fim de semana. Nato, que liderou o TL1, avançou para a final com um giro de 1min08s810 e superou o piloto da Envision.

Final
Mitch Evans x Norman Nato
Na grande decisão para definir a pole da corrida 1 do eP de Portland, a Jaguar mostrou porque é a equipe a ser batida na temporada e conseguiu mais uma vez a ponta do grid. Evans acertou uma volta de 1min08s820 e superou Nato para ficar com a primeira posição pela oitava vez em sua carreira na categoria dos carros elétricos.
Fórmula E 2024, eP de Portland, 13ª Etapa, Grid de Largada:
1 | M EVANS | Jaguar | 1:08.820 |
2 | J HUGHES | McLaren | 1:08.925 |
3 | R FRIJNS | Envision | 1:09.090 |
4 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:08.924 |
5 | D TICKTUM | ERT | 1:09.109 |
6 | E MORTARA | Mahindra | 1:27.183 |
7 | N MÜLLER | ABT Cupra | 1:09.998 |
8 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:09.899 |
9 | S BUEMI | Envision | 1:10.017 |
10 | J DENNIS | Andretti | 1:10.001 |
11 | N CASSIDY | Jaguar | 1:10.036 |
12 | N NATO | Andretti | 1:09.016 |
13 | L DI GRASSI | ABT Cupra | 1:09.357 |
14 | C COLLET | Nissan | 1:10.036 |
15 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:10.157 |
16 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:10.062 |
17 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:10.098 |
18 | M GÜNTHER | Maserati | 1:10.345 |
19 | J DARUVALA | Maserati | 1:10.127 |
20 | S BIRD | McLaren | 1:10.263 |
21 | N DE VRIES | Mahindra | 1:10.201 |
22 | S. SETTE CÂMARA | ERT | — |

