Ben Sulayem elogia evolução “quase impossível” da Fórmula E: “Nunca confiaram”

Presidente da FIA relembrou o passado da Fórmula E em lançamento de novo carro, em Mônaco, e admitiu que chegou a duvidar dos objetivos traçados para o futuro

Depois da apresentação do Gen3 Evo na última quinta-feira (25), o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, admitiu que teve dúvidas sobre onde a Fórmula E poderia chegar no futuro. Presente ao evento realizado em Mônaco, o emiratense relembrou a primeira conversa sobre os objetivos da categoria que teve com o cofundador Alejandro Agag, antes mesmo de assumir o posto mais alto da entidade, e elogiou a evolução tecnológica que a modalidade alcançou depois de dez anos.

“É sempre bom estar aqui e relembrar a visão que Alejandro [Agag] teve”, disse Ben Sulayem. “Lembro que quando conversamos em Londres, não disse a ele que estava maluco, mas venho do automobilismo, do rali. E a visão dele era praticamente impossível, mas a tecnologia evoluiu”, relembrou.

Sulayem destacou as diferenças atuais em relação ao passado da Fórmula E e admitiu que muitas pessoas duvidaram que a categoria pudesse evoluir tanto. O Gen3 Evo, que será usado nas duas próximas temporadas, trará uma evolução de cerca de 2s por volta em relação ao atual Gen3, e o Gen4 já está programado para 2026 em um novo salto tecnológico.

“Não diria que é uma revolução, mas uma evolução. Quando você olha para os carros anteriores, para o peso da bateria, para como ela era instável. Quando o campeonato foi formado, acho que a maioria das pessoas nunca teve a confiança de que chegaria onde está hoje”, afirmou Sulayem.

Mohammed Ben Sulayem é presidente da FIA desde o final de 2021 (Foto: Red Bull Content Pool)

Ben Sulayem fez questão de ressaltar os avanços tecnológicos do novo carro, que também trouxe uma estética levemente diferente do Gen3 atual, e deu destaque à mensagem de inovação e sustentabilidade carregada pela Fórmula E ao redor do mundo.

“A tecnologia que eles evoluíram é incrível. Primeiro com as baterias, depois com a tração integral, a regeneração de 50% [nas frenagens], a capacidade de regenerar 600 kW… é incrível. E garanto que esses números serão batidos no ano que vem, porque no momento em que começarmos a correr, haverá uma nova evolução”, prosseguiu.

“E o bom é que a FIA e a Fórmula E estão trabalhando juntas, lado a lado. Quando você olha para o peso [dos carros], temos novas baterias — que nos dizem mais coisas, mas são mais leves. Então, tudo isso se encaixa e manda uma mensagem. Uma mensagem clara de sustentabilidade e inovação”, finalizou.

A Fórmula E está em Mônaco para a disputa da oitava etapa da temporada (Foto: Fórmula E)

Além do novo kit aerodinâmico e da tração integral, aspectos que farão o Gen3 Evo ganhar velocidade, a Hankook também trabalha em pneus diferentes para o ano que vem, com uma borracha mais maleável. A novidade vai fazer com que os pilotos ganhem aderência, e o novo carro já alcança os 100 km/h em apenas 1s86. O tempo é 30% mais rápido do que o monoposto atual da F1.

Fórmula E retorna neste sábado, 27 de abril, com a disputa da oitava etapa da temporada no eP de Mônaco — que tem todas as suas quatro atividades previstas para o sábado. O GRANDE PRÊMIO transmite a temporada completa AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.