Stoner critica e diz que regulamento de 2027 da MotoGP “só beneficia engenheiros”

Bicampeão da MotoGP, Casey Stoner usou as redes sociais para criticar as mudanças anunciadas pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) no regulamento da categoria para 2027. Australiano avaliou que a única mudança positiva é o fim dos dispositivos que ajustam a altura das motos

Casey Stoner disparou contra o regulamento aprovado para a MotoGP a partir da temporada 2027. O australiano avaliou que o fim dos dispositivos que ajustam a altura das motos é o único aspecto positivo, mas afirmou que os engenheiros serão os únicos beneficiados.

Na segunda-feira, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou a aprovação de um novo regulamento que, além do fim de dispositivos como o holeshot, vai ver a substituição dos motores 1000cc por 850cc, a redução no tamanho dos componentes aerodinâmicos, a introdução de combustíveis 100% de origem não-fóssil e o compartilhamento de informações dos GPS das motos.

Relacionadas

Pelo Instagram, no post feito pela própria categoria, Stoner disparou contra as mudanças e avaliou que, fora os dispositivos que ajustam a altura das motos, “nada mais vai beneficiar esse esporte para o futuro”.

“A ÚNICA melhora em relação ao regulamento atual é o fim dos dispositivos de ajuste de altura e do holeshot”, escreveu o australiano. “Nada mais vai beneficiar este esporte para o futuro. Só os engenheiros serão beneficiados”, frisou.

Casey Stoner atacou o novo regulamento da MotoGP (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aposentado desde a temporada 2012, Stoner é um habitual crítico do formato atual da MotoGP e insiste que o controle das motos precisa estar mais nas mãos dos pilotos. Casey reclama da evolução da eletrônica, especialmente em áreas como anti-wheelie e controle de tração.

A redução na capacidade dos motores, porém, chega para atender uma preocupação de segurança, já que as velocidades crescentes dos protótipos expõem os competidores a um risco ainda maior.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 10 e 12 de maio, para o GP da França, em Le Mans, com a quinta etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.