Heidfeld comanda estreia pública de carro Gen3 da Fórmula E em Goodwood

Primeira demonstração pública do novo carro Gen3 da Fórmula E foi no Festival de Velocidade de Goodwood, com o ex-F1 Nick Heidfeld no cockpit da Mahindra M9Electro

COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?

O novo carro Gen3 que a Fórmula E vai passar a utilizar a partir da próxima temporada já havia sido oficialmente apresentado ao público, mas o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, foi responsável por receber a primeira demonstração pública do novo monoposto da categoria elétrica. E a incumbência de pilotar o bólido ficou a cargo do ex-F1 Nick Heidfeld, que teve a primeira experiência dentro do Gen3 em frente ao público.

O Festival de Velocidade é um tradicional evento anual realizado na Goodwood House, propriedade de quase 5 mil hectares que pertence ao Duque de Richmond, na Inglaterra. O local apresenta diversos carros das mais variadas categorias e anos — em 2022, por exemplo, contou com a presença de Nigel Mansell a bordo da Ferrari 640 de 1989, entre várias outras modalidades.

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Primeira demonstração pública do carro Gen3 foi com Nick Heidfeld no comando da Mahindra (Vídeo: Goodwood Festival)

E nesta quinta-feira (23), a Mahindra levou seu carro Gen3, o M9Electro, à pista com Heidfeld — ex-piloto da equipe na Fórmula E entre 2015 e 2018 —, que subiu a colina de Goodwood em frente ao público, os primeiros a ouvirem o novo carro da Fórmula E fora do ambiente controlado de testes das equipes.

A Mahindra ainda destacou que foi apenas a segunda vez que o carro foi à pista, somando-se apenas ao primeiro teste do monoposto na pista — um dia após a conclusão de sua construção, na quarta-feira da última semana.

O novo carro Gen3 da Fórmula E promete ser o mais veloz da história da categoria, com uma velocidade máxima de até 322 km/h. O monoposto será o primeiro a contar com trens de força na frente e atrás, com a parte frontal sendo responsável por regenerar até 250 kW de energia nas frenagens. Na traseira, a potência de 350 kW faz com que os novos carros tenham mais do que o dobro de força dos atuais.

Além disso, os freios vão ser completamente diferentes — pela primeira vez, não serão hidráulicos. Como as novas baterias terão uma eficiência altíssima — de até 95% —, é esperado que a energia total recuperada pelos pilotos ao longo das corridas represente até 40% do total gasto na disputa.

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O Festival de Velocidade de Goodwood acontece até o próximo domingo (26), e Heidfeld está programado para retornar à colina mais uma vez com o monoposto construído pela Mahindra para 2023. A equipe indiana — sediada na Inglaterra — é uma das fornecedoras de motor da categoria e tem acordo com a Abt, que vai retornar ao grid, pela entrega dos trens de força do time para o ano que vem.

“Foi muito interessante, porque o carro é muito novo” disse Heidfeld após a experiência. “Fizemos apenas um ‘shakedown’ de 150 km na semana passada, o que significa que mesmo aqui, em uma jornada curta, nós aprendemos bastante sobre a potência e principalmente sobre a frenagem, porque existem alguns sistemas novos no carro. [Estou] me divertindo e tentando aproveitar o tempo”, completou.

Preparação de Heidfeld no início da demonstração em Goodwood (Vídeo: Mahindra)
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