Müller projeta 1ª vitória na Fórmula E após fechar com Andretti: “Estou próximo ao ápice”
Depois de uma temporada forte com o modesto equipamento da ABT, Nico Müller se tornou piloto de fábrica da Porsche e titular da Andretti na Fórmula E. Agora, "próximo ao ápice" da carreira, quer conquistar a primeira vitória na categoria
Depois de 46 corridas disputadas em equipamentos que não permitiam pensar em vitórias, Nico Müller terá uma realidade bem diferente na próxima temporada da Fórmula E, marcada para começar em dezembro. Anunciado pela Andretti depois de se tornar piloto de fábrica da Porsche, o suíço enfim pode sonhar em vencer pela primeira vez na categoria. E, depois de um ano de tanto destaque na ABT Cupra, o piloto sente que está no melhor momento da carreira para isso.
“Estou em um momento da carreira em que sinto que estou muito próximo ao ápice, digamos”, afirmou Müller ao portal inglês The Race. “Sinto que posso performar muito bem no momento, com um misto de experiência, fome e juventude aos 32 anos”, explicou.
Müller admitiu que pode precisar de algum tempo para se adaptar à Andretti, mas garantiu que o objetivo é vencer o mais rápido possível. Até hoje, o melhor resultado de Nico — e o único pódio — foi o segundo lugar no caótico eP de Valência de 2021.
“Tomei essa decisão em um período intenso, porque quero provar que posso vencer na Fórmula E. Quero ir lá, conquistar minha primeira vitória no campeonato e construir em cima disso. Quanto mais cedo, melhor, mas acho que também precisamos nos dar um pouco de tempo”, admitiu.
“Espero que seja pouco tempo, mas ainda precisaremos de um pouco na adaptação às coisas. Estou confiante que temos todos os ingredientes necessários para conseguir [vencer]. Sinto que tenho um grande ponto a provar nesse campeonato, e ser um possível vencedor de corridas e postulante ao título é algo que vou buscar com tudo”, garantiu.
O credenciamento para se tornar piloto de fábrica da Porsche — e uma grande possibilidade de se mudar para o time principal em 2025/26, quando António Félix da Costa não terá mais contrato — veio após grande temporada no combalido conjunto da ABT. Mesmo com um equipamento bem menos eficiente que os demais, Müller conquistou 52 pontos e terminou em 12º no campeonato.
Além da proposta da Porsche, que chegou a levar Müller para um teste privado na Espanha entre as rodadas de Diriyah e São Paulo, o suíço tinha a possibilidade de seguir na ABT, além de um contrato proposto pela Maserati — que, com a negativa de Nico, fechou com Stoffel Vandoorne e Jake Hughes.
“Eu sabia que a temporada seria importante. Acho que realmente encaramos com muito foco, sem distrações desnecessárias. No fim, me trouxe boas oportunidades para o futuro. Estar em uma situação em que você consegue decidir qual caminho seguir na carreira é um privilégio nesse esporte, porque os assentos são muito limitados”, avaliou.
“Quando você está nessa situação, também é difícil, porque você precisa pensar: ‘Depende de mim tomar a decisão certa’. E você só vai descobrir depois de alguns anos se a foi a decisão correta ou não. Mas estou muito feliz e confiante que sim”, prosseguiu Müller.
Por fim, Müller destacou que não é a primeira vez que a Andretti recebe um piloto de fábrica da Porsche na equipe, lembrando o ano de André Lotterer ao lado de Jake Dennis em 2023. Desta forma, o suíço espera que o encaixe seja rápido e possa crescer bastante nessa temporada de parceria.
“Eles [Andretti] têm uma relação muito importante com a Porsche há alguns anos. Além disso, ter um piloto de fábrica da Porsche na equipe é algo conhecido para eles. Então, acho que será uma situação de encaixe rápido, e espero que todos possamos nos beneficiar com isso”, pontuou.
“Acho que o lado humano das coisas é muito subestimado. Foco muito nisso. Descobrir como as pessoas pensam e trabalham na pré-temporada será vital para conseguir reagir de forma rápida e correta em situações tensas da temporada. Então, vou investir tempo nisso e em conhecer os sistemas do carro no simulador. Espero fazer essa relação crescer”, finalizou Müller.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.