Nissan celebra quarto lugar na Fórmula E e avisa: “Meta para 2025 é brigar por título”
Com uma nítida evolução em comparação com a temporada passada, a equipe japonesa se vê entre as três melhores do grid da categoria dos carros elétricos e quer brigar com Porsche e Jaguar em 2024/25
A Nissan fez uma boa temporada e conseguiu terminar o Mundial de Equipes da Fórmula E em quarto na temporada 2023/24. O desempenho da equipe japonesa só não foi melhor pelas dificuldades enfrentadas pelo piloto Sacha Fenestraz — muito abaixo do esperado durante toda a competição — e a ausência de Oliver Rowland no eP de Portland por ter ficado doente. Contudo, apesar dos obstáculos, a vitória de Rowland em uma das etapas do eP de Londres fez com que o time ultrapassasse a Andretti e terminasse o campeonato em quarto. Agora, a ideia para a temporada 2024/25 é começar a pensar em brigar pelo título.
”Para ser sincero, terminamos em quarto lugar, mas todos no paddock sabem que somos a terceira equipe mais forte da Fórmula E. Terminamos em quarto perdendo duas corridas, então, praticamente falando, estamos em terceiro. Só podemos olhar para frente e ter a ambição de melhorar. Se terminamos em quarto, a meta para o próximo ano deve ser lutar pelo título”, afirmou o chefe da Nissan, Tommaso Volpe, ao site SoyMotor.
”Lutar pelo título significa estar entre os três primeiros. O carro será diferente no próximo ano, então você nunca sabe de onde virão as surpresas. Sabemos que vamos dar um passo à frente, mas não sabemos o que os outros estão fazendo. No papel, podemos dizer que Porsche, Jaguar e Nissan, com o novo carro, serão, ou espero que sejam, as três equipes mais fortes. Mas nunca se sabe, é difícil prever”, completou o dirigente.
A evolução da Nissan é nítida de um ano para o outro. Na temporada passada, o time japonês teve conseguiu apenas um pódio e terminou o campeonato em sétimo. Nesta temporada, além de brigar pelas primeiras posições entre as equipes, ajudou Rowland a brigar pelo título. Os japoneses conseguiram duas vitórias e sete pódios.
Embora Volpe acredite que Nissan, Jaguar e Porsche serão as equipes favoritas, ele não descarta possíveis surpresas. A Mahindra, por exemplo, fez um grande investimento no Gen3 Evo ao fechar um acordo com a Mercedes. Nyck de Vries e Edoardo Mortara optaram por um carro ruim na temporada conquistada por Pascal Wehrlein, mas, agora, devem ter um carro competitivo em 2024/25.
“A Mahindra está investindo muito e pode criar um carro muito forte. A dupla de pilotos é muito forte e parece que o investimento que eles fizeram foi pensando no segundo carro, que será muito melhor. Os pilotos também, no papel, parecem ter concordado em ir para lá sabendo que o carro de 2025 é muito mais forte, então veremos”, concluiu o chefe da Nissan.
A Fórmula E agora entra de férias e retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.