Nissan muda de ideia e opta por saída de Fenestraz após temporada difícil na Fórmula E
A Nissan decidiu demitir Sacha Fenestraz após temporada complicada e trabalha no retorno de Norman Nato. Sérgio Sette Câmara e Caio Collet também surgem como possibilidades
A permanência de Sacha Fenestraz na Nissan, que parecia decidida pela equipe para a temporada 2024/25 da Fórmula E, não deve mais acontecer. Ainda que tenha contrato para o ano que vem, a participação do franco-argentino na categoria deve mesmo se encerrar sem o cumprimento do terceiro ano do vínculo. De acordo com o portal inglês The Race, Norman Nato, que deixou a Andretti, é o postulante principal à vaga.
Em seu segundo ano na Fórmula E, Fenestraz não manteve a curva de evolução esperada e foi amplamente superado pelo companheiro Oliver Rowland. Enquanto o inglês somou 156 pontos, conquistou duas vitórias e chegou em quarto no campeonato, Sacha não passou dos 26 tentos, sem um pódio sequer, e foi apenas 17º.
Nato, que saiu da Andretti depois de uma temporada também marcada por decepções, se coloca como prioridade para a vaga deixada por Fenestraz um ano depois de deixar a própria Nissan para a aventura na equipe americana.
O time japonês, entretanto, também olha para outros nomes. Nato surge como favorito, mas assinou um contrato de longo prazo com a Jota para disputar o WEC e terá de alinhar o programa duplo com a Nissan. Sérgio Sette Câmara, Caio Collet e Victor Martins foram outros pilotos analisados.
Entre os brasileiros, o titular da ERT procura uma opção mais competitiva na carreira e pode ver a Nissan com bons olhos; Collet, por sua vez, não descarta a possibilidade de uma segunda temporada na Indy NXT, mas cresceu no conceito da equipe ao substituir o doente Rowland no eP de Portland. Por fim, Martins, que já testou o carro da Nissan em outras ocasiões, corre por fora.
Quanto ao futuro de Fenestraz, o franco-argentino esteve em conversas recentes com a ABT, que prioriza um piloto mais jovem para ser companheiro de Lucas Di Grassi, e com a ERT, que tem a manutenção de Sette Câmara e Dan Ticktum como prioridade. Outro cenário envolve voltar a correr no Japão, onde Fenestraz teve sucesso e foi vice-campeão da Super Fórmula em 2022.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.