De Vries confirma favoritismo em Diriyah e leva primeira pole do ano na FE
Nyck de Vries liderou os dois treinos livres, a primeira fase da classificação e a segunda. O holandês mostrou velocidade inesperada e conseguiu a posição de honra no grid com sobras
Não é sempre que a boa forma dos treinos livres se converte em velocidade no treino classificatório. Ainda mais na Fórmula E. Só que Nyck de Vries, que veio favorito, conseguiu confirmar expectativas: o holandês foi o mais rápido nesta sexta-feira (26), conseguindo incríveis 0s6 de vantagem sobre o segundo mais rápido.
Pascal Wehrlein foi o adversário mais perigoso e terminou com o segundo lugar no grid. O alemão superou René Rast por pouco, garantindo primeira fila. Edoardo Mortara, Alexander Lynn e Mitch Evans completaram o grupo de pilotos na superpole, ocupando o top-6.
Relacionadas
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
A surpresa da classificação foi, sem dúvidas, a Techeetah. Só que pelos motivos errados: a equipe que ensaiou dominar o campeonato nos últimos dois anos teve dificuldades extremas na primeira fase da classificação. António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne largam respectivamente em 18° e 19°.
Os brasileiros não fizeram trabalho muito melhor. Lucas Di Grassi foi outro prejudicado pela pista pouco aderente do primeiro grupo, o que significa largar em 16° no primeiro eP do ano. Sérgio Sette Câmara, que tinha chances boas de conseguir pelo menos o pelotão médio, errou e bateu de leve, precisando agora largar em 23°.
GUIA DA FE 2021
➠ Fichas: equipes e pilotos
➠ Em ano crucial, Di Grassi e Sette Câmara são coadjuvantes
➠ Da Costa e DS Techeetah dominam. Alguém tem resposta?
➠ Saídas de Audi e BMW machucam, mas não matam FE
➠ Com regulamento igual, calendário vira grande novidade
Saiba como foi a classificação do eP de Diriyah 1
Grupo 1: Da Costa, Vandoorne, Vergne, Buemi, Rowland, Di Grassi
Com a divisão de grupos definida pela classificação final da temporada 2019/20, os protagonistas começaram já condenados à pista mais suja. Como de hábito, seria difícil superar a inevitável evolução do asfalto para alcançar a superpole.
Outra coisa que não mudou foi a espera do sexteto pelo momento ideal para ir à pista, todos juntos. Mas uma coisa havia de ser diferente: a Nissan liderou com Oliver Rowland, e não mais a Techeetah com António Félix da Costa. O britânico fez 1min09s362, já superando os tempos vistos nos treinos livres.
Stoffel Vandoorne, Lucas Di Grassi e Sébastien Buemi vieram atrás, consideravelmente mais lentos. A Techeetah decepcionou demais, surgindo em quinto e sexto com Da Costa e Jean-Éric Vergne.
Grupo 2: Evans, Lotterer, Günther, Bird, De Vries, Frijns
O segundo grupo confirmou a teoria de que a pista evoluiria rapidamente. Nyck de Vries, que mandou muito bem nos dois treinos livres, não decepcionou na classificação: o holandês foi nada menos do que 0s576 mais rápido do que Rowland. O agora ex-líder tinha de prender a respiração, porque claramente não tinha um tempo tão mágico assim.
Mitch Evans, André Lotterer, Sam Bird e Maximilian Günther passaram a completar o top-5, deixando Rowland na última vaga da superpole. O britânico só não saiu da zona de classificação porque Robin Frijns, que bateu no TL2, nem foi para a pista.
Grupo 3: Sims, Mortara, Rast, Lynn, Wehrlein, Turvey
Será que a evolução de pista bastaria para colocar pilotos de equipes medianas na superpole? O sexteto veio para a pista e, tão logo parciais começaram a aparecer, ficou claro que a tabela de tempos voltaria a mudar drasticamente.
Para começo de conversa, Mortara foi apenas 0s012 pior que De Vries, ficando em segundo. Wehrlein, 0s099 pior que o líder, tomou o terceiro lugar. Rast e Lynn também se encaixar em quarto e quinto, com Evans passando a ser o piloto imediatamente acima da linha de corte.
Grupo 4: Müller, Blomqvist, Dennis, Sette Câmara, Cassidy, Nato
O último grupo teve abordagem diferente e foi para a pista tão rápido quanto possível, ainda andando em grupo.
Apesar das equipes menores, os pilotos foram lá e fizeram grande trabalho. Especialmente Nico Müller, que conseguiu um ótimo quinto tempo com a Dragon. Nick Cassidy também conseguiu a superpole, surgindo em sexto.
Sérgio Sette Câmara, por sua vez, errou feio. O brasileiro travou pneus na última curva e bateu de leve na barreira de pneus, ficando preso em 23° no grid de largada.
Quer dizer, era para ser assim. Três pilotos acabaram punidos por ignorar bandeiras amarelas no acidente de Sette Câmara. Pouco antes da superpole, Nick Cassidy, Nico Müller e Tom Blomqvist tiveram tempos deletados. Os dois primeiros perderam vagas na superpole, abrindo caminho para Evans e Lynn.
Superpole: De Vries, Mortara, Wehrlein, Rast, Evans, Lynn
Lynn foi o primeiro na pista, e com um tempo de volta bom. O britânico fez 1min09s345, tempo que não viria a ser superado por Evans no giro seguinte.
Só que ainda era difícil acreditar em pole. Rast deixou claro o motivo: o alemão conseguiu 1min08s869, derrotando Lynn por 0s476. E aí veio Wehrlein, sendo mais rápido que os dois com 1min08s821.
Nada disso importou muito quando De Vries decidiu pisar fundo. O holandês cravou uma volta próxima da perfeição, derrotando Wehrlein por 0s664.
FE 2020/21, eP de Diriyah 1, grid de largada:
1 | N DE VRIES | Mercedes | 1:08.157 | ||
2 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:08.821 | +0.664 | |
3 | R RAST | Audi | 1:08.869 | +0.712 | |
4 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:09.317 | +1.160 | |
5 | A LYNN | Mahindra | 1:09.345 | +1.188 | |
6 | M EVANS | Jaguar | 1:09.706 | +1.549 | |
7 | A LOTTERER | Porsche | 1:09.157 | +1.000 | |
8 | S BIRD | Jaguar | 1:09.265 | +1.108 | |
9 | M GÜNTHER | BMW | 1:09.277 | +1.120 | |
10 | O ROWLAND | Nissan | 1:09.362 | +1.205 | |
11 | A SIMS | Mahindra | 1:09.559 | +1.402 | |
12 | N NATO | Venturi Mercedes | 1:09.628 | +1.471 | |
13 | O TURVEY | NIO | 1:09.631 | +1.474 | |
14 | J DENNIS | BMW | 1:09.723 | +1.566 | |
15 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:10.128 | +1.971 | |
16 | L DI GRASSI | Audi | 1:10.474 | +2.317 | |
17 | S BUEMI | Nissan | 1:10.594 | +2.437 | |
18 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:10.735 | +2.578 | |
19 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:10.804 | +2.647 | |
20 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:22.020 | +13.863 | |
21 | T BLOMQVIST | NIO | 1:23.165 | +15.008 | |
22 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:24.955 | +16.798 | |
23 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | |||
24 | R FRIJNS | Virgin Audi |