Rowland aproveita erro de Dennis e leva pole do eP de Puebla 2 da Fórmula E

Jake Dennis ganhou ares de favoritismo em Puebla, mas fritou os pneus quando não podia. Melhor para Oliver Rowland, pole na corrida 2 do fim de semana. Os brasileiros ficaram fora do top-10

Marc Márquez passou 581 dias sem vencer (Vídeo: MotoGP)

Jake Dennis liderou a primeira fase da classificação e começou a superpole com parciais competitivas. Eis que uma fritada nos pneus colocou tudo a perder: o piloto da BMW perdeu décimos importantes e saiu da luta pela pole-position. Melhor para Oliver Rowland, que acabou sendo o mais rápido de todos neste domingo (20) e cravou a posição de honra.

Pascal Wehrlein, em busca de redenção após ver a vitória escapar de forma esdrúxula na corrida 1, garantiu o segundo lugar no grid. Edoardo Mortara e Jean-Éric Vergne surgem em terceiro e quarto. Dennis é quinto, com Alex Lynn em sexto após ter volta da superpole deletada.

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Oliver Rowland foi o mais rápido na classificação (Foto: Fórmula E)

Os brasileiros voltaram a ficar fora da superpole, mas tiveram atuações dignas. Lucas Di Grassi, embalado pela vitória na corrida 1, anotou o 13° melhor tempo e se colocou em posição boa para pelo menos lutar por pontos dentro de algumas horas. Sérgio Sette Câmara garantiu o 16° lugar no grid, e terá de remar um pouco mais para acabar com a seca de pontos na categoria.

Saiba como foi a classificação da Fórmula E:

Grupo 1: Robin Frijns, António Félix da Costa, Nyck de Vries, René Rast, Mitch Evans, Stoffel Vandoorne

A classificação da corrida 2 começou com um repeteco da classificação da corrida 1. Os pilotos do grupo 1 se arrastaram pela pista e não conseguiram o posicionamento ideal antes de abrir a volta rápida.

Apesar de ser o primeiro na fila de carros, Rast foi o mais lento de todos, 3s pior. Vandoorne foi o melhor de todos, e com um 1min24s7 que estava longe de ser tenebroso. Ainda assim, como de costume, o sexteto teria dificuldades tremendas de ir à superpole.

Grupo 2: Sam Bird, Edoardo Mortara, Jean-Éric Vergne, Jake Dennis, Lucas Di Grassi, Alexander Sims

O segundo grupo, além de beneficiado por uma pista um pouco mais emborrachada, também se fez um favor ao manter distâncias antes da volta rápida.

As voltas iam surgindo e logo ficou clara a disparidade entre os grupos. O segundo sexteto tomou a zona de classificação para a superpole de assalto, com Jake Dennis em primeiro e Jean-Éric Vergne em segundo. Lucas Di Grassi, quarto, mantinha chances realísticas de avançar à fase final da definição do grid.

A volta por cima de Pascal Wehrlein ainda não veio (Foto: Porsche)

Grupo 3: Pascal Wehrlein, Oliver Rowland, Alex Lynn, Maximilian Günther, Nick Cassidy, André Lotterer

O terceiro grupo tinha representantes um pouco mais fracos, mas ainda com expectativa de gente saltando para a superpole. Restava saber quem.

Günther tentava repetir o sucesso de Dennis, líder provisório. Não deu: o alemão surgiu em nono e, assim como Cassidy e Lotterer.

Em contrapartida, três avançaram. Rowland fez o segundo melhor tempo, enquanto Lynn e Wehrlein se encaixaram em quarto e quinto. Isso significa o fim das chances de Di Grassi de ir à superpole.

Grupo 4: Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Sébastien Buemi, Norman Nato, Tom Blomqvist, Joek Eriksson

O último grupo, com o fundão da Fórmula E e a presenção ilustre de Buemi, vinha com poucas chances de fazer algo acontecer em termos de luta por superpole.

Buemi era claramente quem tinha mais chances. Ainda assim, não rolou: o suíço foi o sétimo melhor, incapaz de derrotar Mortara. Blomqvist mandou bem e apareceu em nono. O resto tudo sofreu, com Sette Câmara em 15°.

Jake Dennis viu a pole escapar (Foto: BMW Motorsport)

Superpole: Jake Dennis, Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne, Alex Lynn, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara

A sessão começou com Mortara indo à pista, e com uma volta apenas mediana. 1min23s886 seria bom para ir além do sexto lugar no grid, mas dificilmente bastaria para brigar para valer pela pole-position.

Wehrlein tratou de deixar isso claro imediatamente depois, com volta de 1min23s771. Ainda não era um tempo alucinante, mas certamente era mais empolgante.

Os pilotos seguintes começaram a deixar isso claro. Lynn conseguiu apenas o segundo melhor tempo, 0s052 atrás de Wehrlein. Vergne foi pior, sendo 0s179 mais lento e assumindo a lanterna na superpole.

FE 2020/21, eP de Puebla 2, grid de largada:

1O ROWLANDNissan1:23.579
2P WEHRLEINPorsche1:23.771+0.192
3E MORTARAVenturi Mercedes1:23.886+0.307
4J.E. VERGNEDS Techeetah1:23.950+0.371
5J DENNISBMW1:24.154+0.575
6A LYNNMahindra
7S BUEMINissan1:23.455
8N CASSIDYVirgin Audi1:23.499+0.044
9T BLOMQVISTNIO1:23.583+0.128
10A LOTTERERPorsche1:23.636+0.181
11M GÜNTHERBMW1:23.640+0.185
12N NATOVenturi Mercedes1:23.789+0.334
13L DI GRASSIAudi1:23.984+0.529
14A SIMSMahindra1:24.179+0.724
15S BIRDJaguar1:24.292+0.837
16S. SETTE CÂMARADragon Penske1:24.445+0.990
17S VANDOORNEMercedes1:24.736+1.281
18M EVANSJaguar1:24.756+1.301
19N DE VRIESMercedes1:24.811+1.356
20O TURVEYNIO1:24.840+1.385
21R FRIJNSVirgin Audi1:24.907+1.452
22A.F. DA COSTADS Techeetah1:24.911+1.456
23J ERIKSSONDragon Penske1:25.203+1.748
24R RASTAudi

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