Wehrlein vê pistas “muito discrepantes” na Fórmula E: “Gostaria de mais equilíbrio”

De acordo com Pascal Wehrlein, a Fórmula E tem pistas em que é "muito difícil" ultrapassar e outras em que é "fácil demais". Em resposta ao GRANDE PRÊMIO, o ex-F1 disse que seria importante encontrar um equilíbrio no calendário da categoria

A estreia da Fórmula E em Misano, realizada no último fim de semana com uma rodada dupla, trouxe duas corridas de pelotão marcadas por muitas ultrapassagens e, mais uma vez, certo nível de caos na pista, já que os carros estavam sempre muito próximos até o terço final da prova. O público foi agraciado com duas disputas emocionantes e decididas no final, mas alguns pilotos saíram incomodados com o nível de ‘sorte’ envolvido na disputa. Pascal Wehrlein comentou sobre o assunto com o GRANDE PRÊMIO após vencer no fim de semana e analisou as discrepâncias entre diferentes pistas da categoria.

Segundo o alemão, o calendário da Fórmula E traz pistas muito diferentes entre si neste momento, com corridas em que as ultrapassagens se tornam extremamente difíceis e outras em que é muito fácil executar as manobras. Para ele, esse equilíbrio deveria ser maior no futuro.

“Acho que, às vezes, é muito extremo. Fica muito difícil de ultrapassar em alguns momentos e, em outros, é fácil demais”, disse Wehrlein ao GP. “Nessa temporada, já tivemos etapas em que a classificação foi muito importante e não tivemos muitas ultrapassagens nas corridas, mas também tivemos corridas como Misano, e provavelmente Xangai, Portland e Berlim, muito extremas na outra direção”, afirmou.

“Para mim, seria bom encontrarmos no futuro um meio-termo melhor, que traria mais consistência na temporada. Mas é bom ter algumas exceções, algumas pistas mais difíceis de ultrapassar, como Londres — onde é sempre complicado”, analisou.

Apesar do caos, Wehrlein venceu a corrida 2 em Misano (Foto: Fórmula E)

Para a temporada atual, a Fórmula E ainda tem visitas agendadas a Xangai, na China, e Portland, nos Estados Unidos, que indicam um estilo de corrida parecido. Berlim, na Alemanha, também trouxe uma corrida de pelotão animada em 2023, ainda que não seja um circuito permanente.

Além disso, a Fórmula E ainda estuda a mudança de Londres para Silverstone a partir do ano que vem, justamente pela baixa quantidade de ultrapassagens permitidas pela ExCel Arena, que recebe a categoria desde 2021. Com o avanço da tecnologia dos carros, os monopostos se tornaram muito rápidos e oferecem um risco de segurança em pistas muito apertadas.

“Apenas sinto que o equilíbrio que temos agora entre pistas diferentes é muito discrepante, e gostaria que conseguíssemos aproximar mais os dois [estilos] no futuro”, completou Wehrlein.

Fórmula E retorna no dia 27 de abril, com a disputa da oitava etapa da temporada no eP de Mônaco — que tem todas as suas quatro atividades previstas para o sábado. O GRANDE PRÊMIO transmite a temporada completa AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.