Wehrlein ressurge após quase fim, impõe-se sobre fenômeno Da Costa e dá título à Porsche

O alemão teve serenidade para pontuar na maioria das provas da temporada e, de grão em grão, 'encher o papo' para buscar o triunfo inédito na Fórmula E

Pascal Wehrlein precisou ressurgir dentro da temporada para conseguir o inédito título mundial da Fórmula E. Para ele e para a Porsche, o título chega como uma consequência final de uma competitividade ímpar, vivida dentro da rivalidade com a Jaguar durante praticamente todas as etapas da categoria desde a primeira rodada da temporada 2023/24, no México.

O alemão fez um campeonato aproveitando cada linha do regulamento. Finalizando as provas sempre na zona de pontuação,​ o #94 soube aproveitar os ​tentos dedicados aos poles ​e​m cada prova​ do calendário.​ Wehrlein marcou três pontos extras em três etapas diferentes: México, São Paulo e Mônaco​. Além disso, venceu a prova mexicana​ com autoridade e ​foi o melhor também na corrida 2​ em Misano. Depois, acumulou alguns resultados comuns pelo nível do trem de força Porsche, mas sempre somando pontos importantes para o campeonato.

E os números comprovam isso: em 16 corridas, esteve entre os oito primeiros em 13 provas. A palavra que traduz ​cem por cento ​o inédito título​ alemão é regularidade.​ De grão em grão,​ Wehrlein ‘enche​u o papo​’ para buscar o triunfo inédito na Fórmula E​.

Mas, antes​ de tudo, vale uma volta no tempo. Isso porque o piloto de 29 anos registrou resultados apenas razoáveis na Fórmula 1 até decidir embarcar no desafio elétrico pela Mahindra.​ ​Membro da academia da Mercedes, ​Wehrlein foi piloto de testes da equipe antes de chegar regularmente à F1 pela modesta Manor. O auge foi alcançar a zona de pontuação com a equipe de Banbury no GP da Áustria de 2016, quando terminou a corrida em décimo. Em 2017, conseguiu ​u​ma vaga na Sauber​ para correr ao lado de Marcus Ericsson​, mas não se consolidou na equipe suíça.

Pascal Wehrlein soube lidar com a pressão e faturou o título da Fórmula E (Foto: Sam Bagnall/LAT Images)

Em dezembro do mesmo ano, foi substituído por um tal de Charles Leclerc e, sem espaço na principal categoria do automobilismo mundial, decidiu arriscar-se na Fórmula E no ano seguinte pelo time indiano. A vaga na Porsche surgiu na temporada 2020/21, quando substituiu Neel Jani para correr ao lado de André Lotterer.

Além de lidar com o próprio destino,​ Wehrlein também precisou saber administrar sua evolução com o crescimento quase interminável do outro lado da garagem, sobretudo na segunda metade da temporada atual. O português António Félix da Costa teve, inegavelmente, uma recuperação quase impecável nas pistas.

A punição descabida em Misano tirou suas chances de título, mas não apaga a resiliência do #13 em mostrar porque é um dos melhores pilotos da história da categoria​. Da Costa venceu quatro provas muito importantes para o desfecho do campeonato​ e também pode carregar este mérito.​ ​O​ português não só apagou a​ possibilidade de ​ser substituído no trem de força alemão, como também deu à Porsche a chance de sonhar com o Mundial de Equipes​ — algo que parecia improvável até então.

Pascal Wehrlein foi cerebral em Londres e ficou com título da Fórmula E (Foto: Fórmula E)

A virada de chave mental e técnica da Porsche foi quase tocável, seja pela reação inflamada de Da Costa ao lidar com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em Misano​ e responder na pista, ou ​pela serenidade de Wehrlein em manter o foco para continuar somando pontos​ para disputar e vencer o mundial ​na decisão ​d​efinida na ExCel Arena.

A cerveja do bolo foi a corrida impecável em Londres ao ultrapassar Mitch Evans e Sébastien Buemi de uma vez, abrir vantagem e acionar o moto ataque duas vezes sem perder a liderança. Neste domingo, na segunda e última prova londrina, confirmou porque é um dos pilotos mais fortes do grid elétrico em um dos finais mais caóticos da história do esporte a motor envolvendo Evans, modo ataque, Cassidy e acidente para ficar com o caneco e alcançar a história.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.