Por mais testes, Nissan confirma que vai começar temporada 2021 com motor antigo
Após sucesso na maratona em Berlim, a Nissan irá usar o motor antigo de 2020 para começar a temporada de 2021. Novo trem de força pinta somente em Roma, no mês de abril
A Nissan começará a próxima temporada da Fórmula E, com o eP de Santiago, em 16 de janeiro de 2021, com o mesmo carro e trem de força com que disputou a temporada 2019/20 – motor antigo, portanto. É uma decisão tomada com o intuito de ganhar mais tempo de testes para o novo trem de força, esperado somente para abril.
Após a crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus, a Fórmula E tomou medidas rápidas para cortar custos. A primeira delas decretava que as equipes poderiam introduzir apenas um trem de força novo nos próximos dois anos: teriam que ser ou para o início da temporada 2020/21 ou da 2021/22. De qualquer forma, numa delas andaria com um trem de força usado no ano anterior.
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Mais tarde, houve uma atualização. Por conta das dificuldades para realizar testes no momento, as equipes ganharam a opção de realizarem essa homologação na segunda fase da temporada 2020/21. É o que fará a Nissan, que pretende estrear as novidades no eP de Roma.
O trem de força usado rendeu temporada que começou decepcionante para a Nissan e.dams, mas terminou com o vice-campeonato de Equipes após rendimento invejável na rodada sêxtupla de Berlim. Por lá, Oliver Rowland venceu uma corrida e Sébastien Buemi foi a três pódios.
No mês passado, Rowland conseguiu andar na pista de Calafat, na Espanha, para os primeiros testes de pista pós-Berlim. Neste mês, será a vez de Buemi.
“Fizemos alguns testes de pista em setembro e passamos para a parte do desenvolvimento. Teremos mais testes em outubro. Decidimos estrear a evolução do nosso trem de força somente na primeira corrida europeia, então essa apresentação não será no começo da temporada”, disse o diretor-esportivo François Sicard ao site inglês ‘The Race’.
“É uma tentativa de nos beneficiarmos do conhecimento que adquirimos no fim do campeonato passado. Sabíamos onde éramos fortes e onde éramos fracos, e agora queremos mais algum tempo para desenvolver o trem de força e, talvez, avançar nas atualizações. Aproveitaremos essa oportunidade para isso. Não sei se conseguiremos introduzir tudo que pensamos, mas é para isso que servem os testes. Veremos o que podemos colocar na nova homologação”, seguiu.
O diretor internacional de esportes da fábrica japonesa, Tommaso Volpe, também falou sobre a decisão de iniciar o novo campeonato com motor antigo.
“De certa forma, não tínhamos experiência o bastante no começo da temporada. Foi uma curva de aprendizado, mas fizemos um trabalho incrível, creio, primeiro por estarmos prontos em curto prazo e depois por nos recuperarmos. A interrupção no campeonato deu a possibilidade de focar em algumas áreas”, afirmou ao veículo.
“Creio que as corridas em Berlim mostraram onde a Nissan e.dams realmente está. É nosso posicionamento real”, finalizou.
A expectativa ao redor da Fórmula E é que a abordagem admitida pela Nissan seja replicada por outras equipes. Até pela atual bicampeão DS Techeetah, por exemplo. Os testes coletivos de pré-temporada da Fórmula E começam em novembro, em Valência.
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