Porsche anuncia Müller como piloto de fábrica e analisa participação em outras categorias
A Porsche confirmou que Nico Müller foi contratado como piloto de fábrica da equipe e, além da cessão à Andretti na Fórmula E, considera a inscrição do suíço em outras categorias
Depois de ser anunciado como piloto da Andretti para a próxima temporada da Fórmula E, Nico Müller foi oficialmente confirmado pela Porsche como piloto de fábrica da marca nesta quarta-feira (14). A transferência da ABT Cupra, inclusive, se dá pela relação de clientela da equipe americana, que recebe os trens de força da montadora alemã na categoria. A intenção é levar o suíço ao time de fábrica a partir do ano seguinte.
No anúncio de confirmação de Müller como piloto de fábrica da Porsche, a marca ainda indica que “outras categorias que Nico Müller possa competir pela Porsche estão atualmente sendo planejadas e serão anunciadas em uma data posterior”.
Assim, o suíço — que defende a Peugeot no WEC, mas vai deixar a equipe ao fim da temporada — pode ser incluído nos planos da Porsche também no Mundial de Endurance, seja na equipe de fábrica ou em alguma cliente. Ainda que o time alemão não apoie a ideia de um programa duplo entre seus pilotos, não seria uma novidade na relação com a Andretti.
Em 2023, a equipe americana teve o alemão André Lotterer como companheiro de Jake Dennis na Fórmula E, em um modelo parecido ao de Müller. Lotterer era piloto de fábrica da Porsche, mas foi cedido à Andretti para potencializar o desenvolvimento do carro e dividiu a categoria com o WEC. Sem resultados, porém, deixou os carros elétricos ao fim do ano e se tornou reserva, mas segue no Mundial de Endurance.
Vale destacar que, apesar de se tornar piloto da marca apenas em 2024, Müller é um rosto conhecido por Florian Modlinger, chefe da Porsche na Fórmula E e diretor de fábrica da montadora. Os dois trabalharam juntos em várias temporadas do DTM, quando defendiam a também alemã Audi. Foi o dirigente, inclusive, que sugeriu o teste do piloto no carro da Porsche em março.
Com António Félix da Costa em péssima fase no início do campeonato, a intenção inicial da Porsche era ter Müller já no carro do time principal em 2025. No entanto, o português retomou a forma, emendou uma sequência de quatro vitórias em cinco corridas na segunda metade do campeonato e fechou como maior vencedor do ano. Assim, a equipe alemã alterou o planejamento e o enviou à Andretti.
A temporada 2024/25 vai marcar o último ano de contrato entre Da Costa e Porsche. Em uma relação de altos e baixos, o português quer voltar a disputar o WEC em conjunto com a Fórmula E, o que indica uma provável saída dos quadros da equipe em 2026. Müller, então, assumiria a partir daí.
“Ser um piloto de fábrica da Porsche é um sonho de criança para mim”, celebrou Müller. “Quando entrei em contato com a Porsche, imediatamente percebi: isso é algo muito especial. Como piloto, a Porsche é uma marca que você admira. Poder representar a Porsche a partir de agora é uma grande honra e me enche de orgulho”, completou.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
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