Porsche contrata Da Costa como substituto de Lotterer para próxima temporada da Fórmula E

A montadora alemã anunciou nesta segunda-feira (15) a contratação do português, que foi campeão da categoria elétrica na temporada 2019/20. António Félix da Costa deixa da DS Techeetah para formar dupla com Pascal Wehrlein

CHEGOU A GRANDE FINAL: FÓRMULA E SE PREPARA PARA DECIDIR TÍTULO EM SEUL

António Félix da Costa já tem um novo endereço na temporada 2022/23 da Fórmula E: a Porsche. O piloto português foi anunciado pela marca de Stuttgart como substituto de Andre Lotterer e deixa a DS Techeetah para formar par com Pascal Wehrlein.

Campeão da série elétrica na temporada 2019/20, Da Costa chegou à Fórmula E em 2014, defendendo a Aguri. Em 2016, passou a vestir as cores da Andretti e, a partir de 2019, chegou à DS Techeetah. Nos 96 ePs que acumula na categoria, António soma sete vitórias, 16 pódios e oito poles.

A aproximação entre Da Costa e a Porsche já havia acontecido há alguns meses, mas a contratação foi confirmada pela equipe apenas nesta segunda — após o fim da temporada. Ao longo de 2022, a equipe alemã somou 134 pontos e fez um ano bastante modesto na Fórmula E, com a sétima posição dentre 11 equipes no Mundial de Construtores.

“É como um sonho que se torna realidade”, disse António. “Estou realmente ansioso para começar e vencer corridas por esta equipe. Fui derrotado pela Porsche muitas vezes na minha carreira, não apenas na Fórmula E, então sei que a Porsche faz tudo para vencer. Está no DNA da marca”, seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

António Félix da Costa será o substituto de Andre Lotterer na Porsche (Foto: Porsche)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Compartilho da mesma ambição e mal posso esperar para me integrar à equipe e trabalhar junto para garantir um início de sucesso para o início da era Gen3”, declarou.

Ao longo da temporada 2021/22, Da Costa conquistou uma única vitória — na corrida 2 em Nova York —, mas faturou duas poles — uma em Marrakech e outra na final de Seul, além de uma em Nova York que caiu em seu colo após punição a Nick Cassidy. O português fechou o ano na oitava colocação do campeonato, com 122 pontos, 91 a menos que o campeão Stoffel Vandoorne.

“Estamos muito ansiosos para trabalhar com António”, declarou Florian Modlinger, diretor de esporte a motor da Porsche na Fórmula E. “Eu o conheço de várias categorias e tenho muito respeito por ele em nível pessoa. É incrível o que ele já conquistou na Fórmula E”, elogiou.

“Daremos nosso máximo para dar a ele um carro competitivo na era Gen3 para que ele possa lutar por vitórias e títulos”, prometeu. “A equipe está muito ansioso para recebê-lo”, concluiu.

Na próxima temporada, a Porsche também passará a ser uma fornecedora na categoria, já que vai aprovisionar as unidades de potência da Andretti.

A era Gen3 é a terceira geração de carros da Fórmula E, que serão os mais rápidos da história da categoria, com velocidade máxima de 322 km/h. O motor de tração traseiro tem 350 kW, gerando uma potência de 600 kW, mais do que o dobro dos carros atuais.

A estreia de Da Costa pela Porsche vai acontecer apenas em 2023, na abertura da próxima temporada. Diferentemente deste ano, que teve a estreia do campeonato em Diriyah, o calendário da FIA prevê a primeira corrida de 2022/2023 para o México, no dia 14 de janeiro. A etapa promete: vai promover as estreias dos carros Gen3 e das equipes McLaren e Maserati, além do retorno da Abt.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.