Porsche supera dúvidas e garante permanência no grid da Fórmula E até 2025/26
A Porsche viveu um período de indecisão na Fórmula E, com poucos momentos de destaque nos primeiros anos, mas se tornou protagonista da categoria em 2023 e anunciou que estará no grid até o fim da temporada 2025/26
Considerada uma das principais forças de 2023, mas com poucas chances reais de título no Mundial de Pilotos da Fórmula E, a Porsche anunciou nesta segunda-feira (24) a extensão de sua permanência no grid da categoria, agora até o fim da temporada 2025/26. Segunda colocada no Mundial de Construtores, a equipe alemã ainda almeja superar os 14 pontos de diferença para a Envision e sonha com seu primeiro título da modalidade em 2023.
Parte integrante do grid da Fórmula E desde 2019, os planos da Porsche previam a participação até o fim da próxima temporada, a décima da história da categoria. No entanto, após a confirmação de que a marca não vai buscar uma vaga na Fórmula 1 para 2026, o foco da montadora voltou a ser o endurance e a modalidade de carros elétricos.
Relacionadas
A extensão de sua entrada por mais duas temporadas ainda garante a presença da Porsche na Fórmula E até a última participação dos atuais carros Gen3, além do processo de idealização do Gen4 — que será implementado apenas a partir da temporada 2026/27.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Com nossa entrada na Fórmula E, entramos em um novo capítulo no esporte a motor elétrico”, disse Michael Steiner, membro do Conselho Executivo da Porsche. “Estamos convencidos de que nossa presença e nosso sucesso na Fórmula E vão continuar a construir as bases para as soluções de mobilidade do futuro”, destacou.
“Ela oferece o ambiente mais competitivo para acelerar o desenvolvimento de veículos de alta performance, com foco no meio-ambiente e na eficiência de energia. Estamos ansiosos para moldar ativamente o futuro de sucesso da Fórmula E e por darmos à mobilidade elétrica ainda mais protagonismo em escala global”, finalizou.
Até o ano passado, a Porsche ainda questionava uma possível permanência na Fórmula E após 2024. Sem vitórias em seus dois primeiros anos, a equipe alemã passou por períodos difíceis na categoria, mas renasceu justamente no momento em que mais se aproximou de uma retirada e venceu o eP da Cidade do México de 2022 com Pascal Wehrlein.
Este ano, a montadora subiu de patamar e se colocou como uma das principais forças da categoria, ainda que os problemas de classificação tenham impedido a permanência na briga pelo Mundial de Pilotos. Ainda assim, o grande favorito no momento é o britânico Jake Dennis, da Andretti — que, por ser uma equipe cliente, utiliza os motores da Porsche.
Assim, com a confirmação da permanência alemã até o fim da temporada 2025/26, é esperada também uma extensão do vínculo entre Andretti e Porsche, que se iniciou este ano. Potencializada pela parceria com a montadora, a equipe americana nutre um sonho real de conquistar o título de Pilotos pela primeira vez em sua história.
A Fórmula E, agora, retorna para decidir o campeonato no fim do mês. Entre os dias 29 e 30 de julho, o eP de Londres vai, enfim, definir quem será o grande campeão da primeira temporada da Era Gen3. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.