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Até aqui – e provavelmente por todo o fim de semana -, o nome da etapa da F-E em Berlim é Felix Rosenqvist. O sueco seguiu a primeira vitória na categoria com a segunda pole-position. Neste domingo (11), Rosenqvist parecia estar apenas roendo pelas beiradas ao entrar na Superpole com o quinto tempo – assim como Lucas Di Grass um dia antes. A volta do novato, no entanto, não foi alcançada. Num campeonato tomado pela briga entre Sébastien Buemi e Di Grassi, a atuação de Rosenqvist é uma grata surpresa que indica o surgimento de um novo protagonista.
Rosenqvist sempre pareceu relativamente perto da ponta no domingo, mas não dava a impressão de ter fôlego para bater os rivais próximos – ao menos em ritmo de classificação. Mas Buemi, logo após ele, passou com uma volta pior. A preocupação maior então seria a dupla de DS Virgin, só que nenhum dos dois conseguiu emular os melhores giros dados pela manhã. Sobrou espaço para o sueco consolidar seu espaço na posição de honra.
Apesar de fora da pole, Buemi tende a celebrar o segundo lugar. Depois de ser 14º colocado um dia antes, a primeira fila é preciosa, ainda mais com o rival na disputa do título apenas em sétimo. Buemi precisa abrir espaço para Di Grassi, e essa separação cria uma chance ótima para tanto.
As duas DS Virgin irão dividir a segunda fila, mas de forma um tanto que decepcionante. José María López e Sam Bird voavam mais cedo e eram os favoritos. Ledo engano. Pechito López sai em terceiro, enquanto Bird parte na quarta colocação. O último membro da Superpole é Jean-Éric Vergne.
Oliver Turvey ainda ocupa o posto à frente de Di Grassi. Daniel Abt, Mitch Evans e Nicolas Prost – esse último quase sempre um desapontamento – fecham o top-10. Nelsinho Piquet larga somente na 18ª colocação.
A largada para a segunda corrida em Berlim está marcada para as 11h (horário de Brasília).
Felix Rosenqvist (Foto: Mahindra)
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Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Nelsinho Piquet, Felix Rosenqvist, Stéphane Sarrazin, Maro Engel e Nick Heidfeld
Olhos nas Mahindra após a boa exibição e primeira vitória da equipe no sábado. O responsável pelo feito, Rosenqvist, conseguiu repetir o bom desempenho e cravou um giro em 1min08s035 – um forte caso para a Superpole. Mas Heidfeld não foi capaz de repetir. Com problemas, viu o carro parar brevemente na pista e acabar com as chances de uma boa posição de largada.
Piquet também não conseguiu engatar uma boa volta e ficou apenas com 1min09s149. Sarrazin foi um tanto melhor, mas menos do que deveria ser com a Techeetah. Engel também não fez grande tempo, apesar de ser o segundo mais rápido do grupo com 1min08s5.
Grupo 2 – Sébastien Buemi, Adam Carroll, Tom Dillmann, Nicolas Prost e Daniel Abt
Depois da decepção completa da exibição do treino classificatório de um dia antes, Buemi entrou na pista com grande responsabilidade. E não decepcionou. 0s013 mais rápido que Rosenqvist, o líder do campeonato pulou para a dianteira do treino e em ótimas condições de garantir vaga na Superpole.
Companheiro de Buemi, Prost, como sempre, não foi tão bem. Aliás, nada bem. Anotou o sexto lugar momentâneo que não o classificaria para a Superpole ainda que o grid você cortado pela metade. Abt, por outro lado, foi melhor e entrou na briga com o terceiro posto naquele momento. Dillmann, por sua vez, grudou atrás do companheiro Engel. Carroll foi para a frente apenas de Heidfeld.
Vai entrando, o carro da NextEV China (Foto: F-E)
Grupo 3 – José María López, Lucas Di Grassi, Oliver Turvey, António Félix da Costa e Mitch Evans
O primeiro a rodar foi Félix da Costa, mas o português, já vencedor de corrida na F-E, segue lutando com o deficitário carro da Andretti. AFC foi para a parte do fundo do grid, logo à frente de Piquet. Mas apenas o luso foi mal. O terceiro grupo acabou sendo ainda mais forte do que se projetava.
López, vindo de bater o recorde de volta da pista do Tempelhof, superou Buemi e pulou para a ponta com 1min07s854. Turvey e Di Grassi, nessa ordem, também entraram no top-5. Lucas, aliás, era o quinto e passava a torcer para ninguém do último grupo superá-lo. E Evans, ainda que fora da Superpole, cravou o sétimo tempo.
Grupo 4 – Jean-Éric Vergne, Jérôme D'Ambrosio, Loïc Duval, Sam Bird, Robin Frijns
Infelizmente para Di Grassi, Bird não quis qualquer tipo de brincadeira. O inglês superou o companheiro López para fazer a volta mais rápida do treino classificatório: 1min07s805. Junto dele, Vergne também saltou para as primeiras posições – fez o terceiro tempo.
As duas Dragon fizeram um tempo parecido e largarão lado a lado: Duval em 11º, D'Ambrosio em 12º. Frijns, para fechar a fase de chaveamento, ainda conseguiu um 14º posto que parece vitória com esta Andretti.
Desta forma, Bird, López, Vergne, Buemi e Rosenqvist passaram para a Superpole.
Sam Bird (Foto: DS Virgin)
Superpole
Rosenqvist foi o primeiro a entrar no traçado por conta da ordem inversamente proporcional de tempos. E o sueco, vencedor da corrida do sábado, foi novamente sólido. Seu 1min08s208 não foi superado por Buemi, por exemplo. O suíço passou na sequência e ficou atrás do piloto da Mahindra. Vergne errou, foi muito mal e ficou fora da briga.
Estava, então, nas mãos das DS Virgin. Carros mais rápidos na pista, se lançaram em meio a altas expectativas. López entrou primeiro, mas falhou, ficou em terceiro. Bird tinha para si a chance de tomar a pole. E não aproveitou. O inglês não foi bem, e conseguiu garantir somente a quarta colocação.
F-E, Berlim, Grid de Largada:
1 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:08.208 |
|
2 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
RENAULT |
1:08.306 |
+0.098 |
3 |
JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
ARG |
VIRGIN DS |
1:08.454 |
+0.246 |
4 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
1:08.688 |
+0.480 |
5 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:09.103 |
+0.895 |
6 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NEXTEV |
1:08.142 |
|
7 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:08.223 |
+0.015 |
8 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:08.348 |
+0.140 |
9 |
MITCH EVANS |
NVZ |
JAGUAR |
1:08.356 |
+0.148 |
10 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
1:08.465 |
+0.257 |
11 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
1:08.483 |
+0.275 |
12 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:08.552 |
+0.344 |
13 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:08.582 |
+0.374 |
14 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
1:08.583 |
+0.375 |
15 |
TOM DILLMANN |
FRA |
VENTURI |
1:08.738 |
+0.530 |
16 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
TECHEETAH |
1:08.822 |
+0.614 |
17 |
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:09.085 |
+0.877 |
18 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
NEXTEV |
1:09.149 |
+0.941 |
19 |
ADAM CARROLL |
NIR |
JAGUAR |
1:09.543 |
+1.335 |
20 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:11.267 |
+3.059 |
A NOVA F1 SE APROXIMA MAIS DA INDY. E ÁUDIO EM MÔNACO É PROVA
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