Rowland supera Lotterer e coloca Nissan na liderança do TL1 em Hong Kong. Massa é 14º
O primeiro treino livre da noite deste sábado (9) - manhã de domingo em Hong Kong - teve intensa mudança na liderança. Com a pista ainda molhada da chuva da manhã, Oliver Rowland foi quem conseguiu desbancar André Lotterer - líder três vezes diferentes - para pontear definitivamente
O primeiro treino livre para o eP de Hong Kong, realizado ainda na noite deste sábado (9) no Brasil – manhã do domingo no horário local -, começou após uma pancada de chuva que complicou as ações iniciais. Conforme a água – que é uma preocupação real para o restante do dia -, foi diminuindo e os tempos melhorando, as mudanças no topo da tabela de tempos foram muitos. Mas Oliver Rowland foi quem riu por último ao anotar 1min09s283 com menos de dois minutos para o final.
A segunda colocação ficou nas mãos de André Lotterer, que chegou a liderar a sessão em três momentos diferentes e teve a carteira batida por Rowland quando tudo parecia quase finalizado. Jean-Éric Vergne, companheiro do alemão, foi o terceiro.
Quem também circundou a liderança diversas vezes durante a sessão foi Sébastien Buemi, que terminou em quarto. Daniel Abt, Robin Frijns, José María López, Gary Paffett, Alexander Sims e Edoardo Mortara fecharam o top-10. Paffett também encerrou a sessão ao parar na pista, com problemas, e causar bandeira amarela nos segundos finais.
O quarteto brasileiro chegou a andar bem, especialmente Felipe Massa e Nelsinho Piquet, mas terminaram longe dos ponteiros. Massa foi 14º, enquanto Piquet fechou em 16º; Lucas Di Grassi e Felipe Nasr ficaram em 17º e 18º.

Chuva na manhã em Hong Kong (Foto: Audi)
Confira como foi o TL1:
Uma pancada de chuva brindou o começo da manhã de Hong Kong pouco antes do primeiro treino. Apesar de ter sido algo de apenas alguns minutos e que parou antes da bandeira verde, os carros tiveram de entrar numa pista bastante molhada.
Sem perder tempo, os pilotos se lançaram para pista e entraram todos nos primeiros minutos. Daniel Abt foi o primeiro a cravar volta rápida, mas ainda na casa de 1min14s. Naturalmente, com os pilotos entendendo o traçado e a secagem pós-chuva, a queda dos tempos acontecia bem rapidamente. Em dez minutos, André Lotterer já cruzava a linha para 1min11s919 enquanto todos os 14 primeiros colocados estavam ao menos em 1min13s.
A desenvoltura de Pascal Wehrlein na pista molhada era promissora para a Mahindra num dia em que a chuva é esperada mais vezes. O piloto alemão lidava muito bem com o carro na água, enquanto José María López e Gary Paffett cometiam pequenos deslizes e escapavam da pista.
Com 30 minutos para o fim da sessão, Sébastien Buemi era quem liderava, mas a Venturi logo mostrou força. Felipe Massa subiu para o terceiro posto, já na cassa dos 1min11s. Pouco depois, Edoardo Mortara fez 1min10s956. Ponta e nova barreira quebrada.

Felipe Massa (Foto: BMW)
Massa continuou a melhora da Venturi ao cravar nova volta na casa de 1min10s e pular para a segunda colocação. Logo Lotterer emendou um giro melhor e recuperou a ponta, mas a Venturi segurava os dois carros no top-3 enquanto tinha ainda a dupla do HWA – que usa os motores monegascos – entre os dez primeiros.
O que aconteceu na sequência foi uma quase interrupção da pista. Nenhuma bandeira vermelha, mas o traçado chegou a ficar vazio. Na volta, menos mudança no topo da tabela de tempos. Sam Bird, por sua parte, escapou de sofrer um atraso gigantesco ao escapar da pista na curva um e passar perto de uma batida.
O outro piloto da Virgin, Robin Frijns, foi quem apareceu para desafiar Lotterer e tomar a ponta. A resposta, entretanto, veio bem rápida: Lotterer de novo, com 1min09s653, voltou para a posição de honra. Sem o mesmo rendimento, António Félix da Costa bateu firme na zebra e preocupou a BMW.
Na blitz final do desempenho, Buemi e Jean-Éric Vergne se aproximaram, mas foi somente Oliver Rowland quem saltou para a primeira colocação: 1min09s283.
Relacionadas
FE, eP de Hong Kong, TL1, Final:
1 | OLIVER ROWLAND | TAI | NISSAN | 1:09.283 | |
2 | ANDRE LOTTERER | ALE | TECHEETAH DS | 1:09.653 | +0.370 |
3 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TECHEETAH DS | 1:09.744 | +0.461 |
4 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | NISSAN | 1:09.893 | +0.610 |
5 | DANIEL ABT | ALE | AUDI | 1:09.956 | +0.673 |
6 | ROBIN FRIJNS | HOL | VIRGIN AUDI | 1:09.957 | +0.674 |
7 | JOSÉ MARÍA LÓPEZ | ARG | DRAGON PENSKE | 1:10.070 | +0.787 |
8 | GARY PAFFETT | ING | HWA VENTURI | 1:10.236 | +0.953 |
9 | ALEXANDER SIMS | ING | BMW | 1:10.382 | +1.099 |
10 | EDOARDO MORTARA | ITA | VENTURI | 1:10.418 | +1.135 |
11 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | HWA VENTURI | 1:10.567 | +1.284 |
12 | SAM BIRD | ING | VIRGIN AUDI | 1:10.724 | +1.441 |
13 | TOM DILLMANN | FRA | NIO | 1:10.728 | +1.445 |
14 | FELIPE MASSA | BRA | VENTURI | 1:10.864 | +1.581 |
15 | MITCH EVANS | NZL | JAGUAR | 1:10.898 | +1.615 |
16 | NELSINHO PIQUET | BRA | JAGUAR | 1:11.021 | +1.738 |
17 | LUCAS DI GRASSI | BRA | AUDI | 1:11.316 | +2.033 |
18 | FELIPE NASR | BRA | DRAGON PENSKE | 1:11.321 | +2.038 |
19 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | BMW | 1:11.380 | +2.097 |
20 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MAHINDRA | 1:11.396 | +2.113 |
21 | JÉRÔME D'AMBROSIO | BEL | MAHINDRA | 1:11.843 | +2.560 |
22 | OLIVER TURVEY | ING | NIO | 1:12.305 | +3.022 |

