Fenestraz crê em corrida de pelotão “extrema” em Misano: “Versão italiana de Portland”

Sacha Fenestraz analisou a estreia da Fórmula E em Misano e disse esperar por uma corrida de pelotão nos moldes de Portland, em 2023, quando a categoria teve 403 ultrapassagens e uma disputa caótica pela vitória

Na opinião de Sacha Fenestraz, da Nissan, o eP de Misano inaugural da Fórmula E, previsto para o próximo fim de semana, será “uma versão italiana de Portland” — considerada a maior corrida de pelotão da história da categoria. Em uma pista larga e que exigiu extrema gestão de energia, a etapa americana do ano passado chegou a ter cinco carros lado a lado na reta principal e apresentou incríveis 403 ultrapassagens.

O caos pode ter agradado ao público, mas não caiu no gosto dos pilotos, o que causa certa preocupação sobre o que será visto em Misano — que terá, inclusive, uma rodada dupla. Segundo Fenestraz, a troca constante de posições será uma marca da prova, o que diminui a importância da classificação.

“Será uma versão italiana de Portland”, disse Fenestraz ao portal RacingNews365. “E talvez ainda pior, honestamente, porque há mais retas. Será uma corrida complicada, e a classificação não será tão importante quanto em Tóquio. Ainda é relativamente importante, mas acho que é tudo sobre a corrida”, admitiu.

O piloto da Nissan apostou em ver as principais fornecedoras do grid com seus carros à frente, em especial Jaguar e Porsche — que venceram 17 de 21 corridas da Era Gen3 até aqui. Liderar o eP de Misano não será um bom negócio devido ao extremo gasto energético, o que levará a uma corrida extremamente estratégica até o momento de acelerar fundo.

Portland apresentou um estilo completamente diferente de corrida na categoria (Foto: Fórmula E)

“Acho que veremos fabricantes fortes à frente, como vimos nessas corridas de gestão de energia”, pontuou. “Para nós, será sobre tentar estar em uma boa posição e marcar alguns pontos importantes. Mas acho que será uma corrida bem parada até atingirmos nossos alvos [de energia]. Então, a corrida ficará mais e mais rápida”, analisou.

“A regeneração de energia e especialmente o jeito que você a usa serão cruciais. Será [extrema]. E é por isso que acho que as grandes fornecedoras, com os números mais eficientes, serão muito fortes”, avaliou.

Na principal corrida de pelotão da temporada até aqui, em São Paulo, a Nissan viu seu trem de força vencer a prova com a McLaren de Sam Bird e ainda colocou Oliver Rowland — da equipe de fábrica — no terceiro lugar.

Fenestraz foi cauteloso sobre as chances de pódio da Nissan em Misano (Foto: Fórmula E)

Fenestraz admitiu que espera por mais dificuldades em Misano, que será bem mais extrema que a prova no Anhembi. Por outro lado, destacou que a imprevisibilidade da Fórmula E faz com que tudo seja possível.

“Acho que a Nissan também estará no bolo, mas um pódio deve ser mais complicado. Porém, nunca sabemos, é a coisa boa da Fórmula E. Há grandes zonas de frenagem, então, será interessante ver como vamos lidar com isso”, finalizou Fenestraz.

A rodada dupla de estreia do eP de Misano está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de abril. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.