Bird derrota Evans e leva pole da Fórmula E em Nova York. Sette Câmara é 5°
Sam Bird comandou uma dobradinha da Jaguar em Nova York, sendo 0s090 melhor que Mitch Evans na classificação. Sérgio Sette Câmara fez rara aparição na superpole e larga em quinto
A Fórmula E teve uma classificação apertada neste domingo (11) em Nova York. Teve chuva, teve toques, teve reviravoltas. No meio disso tudo, Sam Bird derrotou Mitch Evans em briga interna da Jaguar e confirmou a pole-position.
A vantagem de Bird sobre Evans foi de apenas 0s090. Mitch tem motivos para se lamentar, já que raspou o muro em sua volta rápida e perdeu tempo crucial. A segunda fila tem Nick Cassidy, apenas 0s001 mais lento que o segundo colocado, e Pascal Wehrlein.
Relacionadas
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Dentre os brasileiros, destaque para Sérgio Sette Câmara. O brasileiro aproveitou uma classificação afetada por condições climáticas, com a chuva dificultando a vida dos pilotos 2 e 3. O piloto da Dragon estava no 4 e, sem cometer qualquer erro, conseguiu uma vaga heroica na superpole. Por lá, repetiu bom trabalho e garantiu o quinto lugar no grid. Lucas Di Grassi, traído pela chuva, fez o possível e acabou com o 12° lugar no grid.
A Fórmula E volta às pistas em questão de horas. O eP de Nova York 2 tem largada marcada para 14h30 (de Brasília). Na corrida 1, Maximilian Günther venceu.
Saiba como foi a classificação para o eP de Nova York 2
Grupo 1: Edoardo Mortara, Robin Frijns, Jean-Éric Vergne, René Rast, António Félix da Costa, Mitch Evans
A classificação começou com o já tradicional engarrafamento do grupo 1. E com a Techeetah se complicando bastante: Vergne ficou lento no meio da volta, isso enquanto Da Costa errou a primeira curva por completo
Evans foi o mais rápido de todos com 1min08s914, 0s138 melhor que Da Costa. Rast, Mortara e Frijns surgiram atrás, isso enquanto Vergne ficou sem volta competitiva.
Grupo 2: Nyck de Vries, Oliver Rowland, Lucas Di Grassi, Stoffel Vandoorne, Jake Dennis, Maximilian Günther
O segundo grupo veio à pista com uma ameaça crescente: começava a garoar em Nova York, ameaçando acabar com a aderência do asfalto. Ainda não era suficiente para molhar tudo, mas certamente não era o ideal para o sexteto.
Ainda assim, alguns pilotos tiraram coelhos da cartola. Quem o diga Di Grassi, quarto mais rápido em uma pista cada vez mais úmida. Rowland, em sexto, também achou uma vaga provisória na superpole. Frijns e Vergne estavam já fora da superpole.
Grupo 3: Sam Bird, Nick Cassidy, Pascal Wehrlein, Alexander Sims, Alex Lynn, André Lotterer
A garoa não parava, mas pelo menos parecia aliviar. Isso dava ao terceiro grupo uma chance de achar espaço no top-6, mesmo que com dificuldades extras.
As voltas começavam a vir e ficava claro: a pistava estava boa novamente. Bird virou líder, isso com Wehrlein em segundo. Assim, Evans aparecia em terceiro. Cassidy e Lotterer também conseguiram espaço provisório na superpole, surgindo em quarto e quinto. Da Costa ficava na linha de corte, em sexto.
Grupo 4: Sébastien Buemi, Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Norman Nato, Tom Blomqvist, Joel Eriksson
A chuva já parecia ser coisa do passado na altura do quarto grupo, e isso tinha potencial de ajudar muito os últimos seis pilotos na pista. Ainda mais porque todo mundo se comportou na volta de aquecimento, com bastante espaço entre todo mundo.
Sette Câmara tinha potencial de aproveitar isso. O brasileiro fez o melhor primeiro setor e, sem errar nos outros dois, garantiu o sexto lugar. O piloto da Dragon estava na superpole, até porque nenhum dos outros conseguiu encontrar tempos competitivos.
Superpole: Sam Bird, Pascal Wehrlein, Mitch Evans, Nick Cassidy, André Lotterer, Sérgio Sette Câmara
Mais lento dentro os classificados para a superpole, Sette Câmara teve de ir à pista antes de todo mundo. O piloto encaixou uma volta bastante competitiva, de 1min08s988, e deixou claro podia ir além do sexto lugar.
Isso ficou claro com Lotterer na pista. O alemão errou na primeira curva e terminou 0s2 pior que Sette Câmara, ainda na pole provisória. Só que não durou muito: Cassidy fez uma volta livre de erros e acabou com 1min08s663, 0s3 melhor que o brasileiro.
O próximo na fila de pilotos era Evans, que tomou a pole provisória com estilo. O piloto da Jaguar tocou o muro com força no começo da volta, mas terminou 0s001 melhor que Cassidy. Wehrlein tentou melhorar, mas não conseguiu. Coube a Bird, também da Jaguar, achar girou 0s090 mais rápido para virar pole e comandar dobradinha.
Fórmula E 2021, Nova York, Classificação:
1 | S BIRD | Jaguar | 1:08.572 | |
2 | M EVANS | Jaguar | 1:08.662 | +0.090 |
3 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:08.663 | +0.091 |
4 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:08.818 | +0.246 |
5 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:08.988 | +0.416 |
6 | A LOTTERER | Porsche | 1:09.201 | +0.629 |
7 | A.F. DA COSTA | DS Techeetah | 1:09.052 | +0.480 |
8 | A LYNN | Mahindra | 1:09.166 | +0.594 |
9 | A SIMS | Mahindra | 1:09.229 | +0.657 |
10 | N NATO | Venturi Mercedes | 1:09.236 | +0.664 |
11 | R RAST | Audi | 1:09.256 | +0.684 |
12 | L DI GRASSI | Audi | 1:09.328 | +0.756 |
13 | S BUEMI | Nissan | 1:09.339 | +0.767 |
14 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:09.393 | +0.821 |
15 | J ERIKSSON | Dragon Penske | 1:09.495 | +0.923 |
16 | O ROWLAND | Nissan | 1:09.499 | +0.927 |
17 | O TURVEY | NIO | 1:09.620 | +1.048 |
18 | T BLOMQVIST | NIO | 1:09.649 | +1.077 |
19 | J DENNIS | BMW | 1:09.969 | +1.397 |
20 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:10.089 | +1.517 |
21 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:10.341 | +1.769 |
22 | N DE VRIES | Mercedes | 1:10.599 | +2.027 |
23 | M GÜNTHER | BMW | 1:10.637 | +2.065 |
24 | J.E. VERGNE | DS Techeetah | 1:21.673 | +13.101 |