FE

Vergne cresce na hora decisiva e conquista pole em Berna. Di Grassi é 19º

O treino de classificação para o eP de Berna terminou com um resultado que grita forte no que diz respeito à luta pelo título. Jean-Éric Vergne é pole-position, enquanto André Lotterer é oitavo colocado, Robin Frijns é nono, Lucas Di Grassi é 19º e António Félix da Costa é 20º

Grande Prêmio / PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
Desde que a prova em Berlim moldou a contagem de pontos com que o campeonato partiria para a Suíça, era evidente que o resultado do treino de classificação deste sábado (22), em Berna, tinha poder de dar ares definitivos para o campeonato. Foi exatamente o que aconteceu. Já líder do campeonato, Jean-Éric Vergne foi o único dos postulantes ao título a entrar na Superpole e, de quebra, confirmou a pole-position para desespero dos concorrentes numa pista em que, caso não chova, ultrapassar será bastante difícil.

A situação ficou boa para Vergne logo de cara, quando Lucas Di Grassi e António Félix da Costa foram mal e saíram da briga pela Superpole - acabariam apenas com a 19ª e 20º colocações, respectivamente. Depois, André Lotterer e Robin Frijns foram caindo também para fora da disputa pela pole, mas Vergne ficou. Virou para a fase decisiva com o segundo lugar, atrás apenas de Mitch Evans.
 
Na Superpole, inverteu. Foi ele, Vergne, quem fez a volta mais rápida do dia: 1min18s813. Sobrou com 0s3 de vantagem para Evans, em segundo, Sébastien Buemi e Pascal Wehrlein, respectivamente terceiro e quarto colocados. Maximilian Günther e Sam Bird completam a terceira fila, ao passo que Daniel Abt, Lotterer, Frijns e Alex Lynn fecham o top-10. Felipe Massa larga na 12ª colocação. 
 
Com a pole, Vergne sobe para 105 pontos no campeonato e abre nove para Di Grassi, 19 para Lotterer, 23 para Da Costa e 24 para Frijns. Uma vitória de Vergne na Suíça leva o francês em condição muito privilegiada para a decisão do campeonato, em Nova York, no mês que vem. 
 
A largada do eP de Berna está marcada para as 13h03 (de Brasília).
Jean-Éric Vergne (Foto: DS Techeetah)
Confira como foi o treino classificatório:

Grupo 1: Jean-Éric Vergne, Lucas Di Grassi, André Lotterer, António Félix da Costa e Robin Frijns
 
O grupo dos ponteiros demorou bastante para ir à pista em Berna, mas Di Grassi e Vergne saíram quase juntos com menos de 1min30s no relógio. O francês, então, foi andando devagar para abrir espaço e acabou deixado para trás por Lotterer e Da Costa. Frijns foi o último a abrir volta rápida, incrivelmente passou com apenas 1s para a bandeira quadriculada. 
 
Com todos na volta rápida após o cronômetro zerar, Di Grassi passou em 1min20s, assim como Da Costa, que foi apenas 0s047 mais lento. Mas não foi o bastante para comemorar. Vergne superou ambos em mais de 0s8 ao passar com 1min19s232 e ignorar as condições da pista no grupo inicial Lotterer e Frijns, nessa ordem, passaram em 1min19s5.
Sébastien Buemi (Foto: Nissan)
Grupo 2: Daniel Abt, Oliver Rowland, Sébastien Buemi, Jérôme D'Ambrosio e Mitch Evans
 
Primeiro na pista, Rowland deixou o treino de classificação lamentando um erro no terceiro trecho que custou caro. A volta, que estava boa, empurrou o inglês para fora e o oitavo lugar momentâneo. D'Ambrosio foi ligeiramente mais rápido que ele, mas nem sentiu o gosto de passar uns minutos na zona da Superpole.
 
Evans passou muito forte e se tornou o primeiro piloto a baixar para a casa de 1min18s. Líder, então, ao passo que Buemi subiu para o terceiro posto e Abt estacionou em quarto.
Sam Bird (Foto: Virgin)
Grupo 3 - Sam Bird, Stoffel Vandoorne, Pascal Wehrlein, Alexander Sims, Felipe Massa e Edoardo Mortara
 
A bandeira verde do terceiro grupo veio com a demonstração que Bird estava nervoso já antes de sair do pit-lane. Uma vez que saiu, porém, andou bem e pulou para o que seria o quinto posto ao fim do grupo. Como Wehrlein foi ainda mais rápido e justificou o TL2 excepcional ao cravar o terceiro tempo, a dupla tirou Lotterer e Frijns das chances de Superpole. 
 
Massa conseguiu o melhor tempo dele do dia e anotou o 10º tempo entre os 16 que haviam andado até aquele momento, grande passo para terminar melhor que o 14º lugar marcado nos treinos livres. Vandoorne fez o 12º tempo, seguido por Sims em 13º e Mortara em 14º.

 
Grupo 4 - Tom Dillmann, José María López, Alex Lynn, Maximilian Günther, Oliver Turvey e Gary Paffett
 
Dillmann saiu na frente e estava em volta normal quando quase perdeu o carro ao travar a traseira. O francês, que começara o dia bem, marcou tempo atrás de Di Grassi e Da Costa. Só foi melhor que uma outra pessoa: Turvey, o companheiro de NIO. 
 
Por outro lado, Günther foi bem e saltou para a quinta colocação geral e a Superpole - da qual tirou Abt. Atrás dele Lynn foi décimo, López ficou na 14ª posição e Paffett terminou em 16º.
 
A Superpole, assim, ficou para Evans, Vergne Wehrlein, Buemi, Günther e Bird.
Jean-Éric Vergne (Foto: FE)
SUPERPOLE
 
Bird saiu na frente dos demais para a volta rápida e foi bem conservador, praticamente sem chances de pole mesmo andando sozinho. Na sequência, Günther foi cerca de 0s170 melhor e, já que a Dragon não costuma chegar a essa fase do treino mesmo, garantiu uma posição acima dos padrões. Na sequência, Buemi. O suíço andou forte e passou com 1min19s164 - Wehrlein, logo em seguida, foi 0s004 mais lento. 
 
Vergne foi o próximo e arrepiou. Saindo do primeiro grupo para tentar a Superpole, nessa segunda tentativa precisava terminar o trabalho, o que fez de maneira impecável ao cravar 1min18s813, a volta do fim de semana. Evans até foi rápido, mas larga no segundo posto. A festa é do líder Vergne.

FE, eP de Berna, Treino de Classificação, Resultado Final:

1 J.E VERGNE DS Techeetah 1:18.813  
2 M EVANS Jaguar 1:19.120 +0.307
3 S BUEMI Nissan 1:19.164 +0.351
4 P WEHRLEIN Mahindra 1:19.168 +0.355
5 M GÜNTHER Dragon Penske 1:19.371 +0.558
6 S BIRD Virgin Audi 1:19.536 +0.723
7 D ABT Audi 1:19.554 +0.741
8 A LOTTERER DS Techeetah 1:19.585 +0.772
9 R FRIJNS Virgin Audi 1:19.591 +0.778
10 A LYNN Jaguar 1:19.608 +0.795
11 J D'AMBROSIO Mahindra 1:19.613 +0.800
12 F MASSA Venturi 1:19.638 +0.825
13 O ROWLAND Nissan 1:19.670 +0.857
14 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:19.714 +0.901
15 S VANDOORNE HWA Venturi 1:19.719 +0.906
16 G PAFFETT HWA Venturi 1:19.804 +0.991
17 A SIMS BMW 1:19.908 +1.095
18 E MORTARA Venturi 1:20.023 +1.210
19 L DI GRASSI Audi 1:20.034 +1.221
20 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:20.081 +1.268
21 T DILLMANN NIO 1:20.506 +1.693
22 O TURVEY NIO 1:20.551 +1.738


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.