Desde que a prova em Berlim moldou a contagem de pontos com que o campeonato partiria para a Suíça, era evidente que o resultado do treino de classificação deste sábado (22), em Berna, tinha poder de dar ares definitivos para o campeonato. Foi exatamente o que aconteceu. Já líder do campeonato, Jean-Éric Vergne foi o único dos postulantes ao título a entrar na Superpole e, de quebra, confirmou a pole-position para desespero dos concorrentes numa pista em que, caso não chova, ultrapassar será bastante difícil.
A situação ficou boa para Vergne logo de cara, quando Lucas Di Grassi e António Félix da Costa foram mal e saíram da briga pela Superpole – acabariam apenas com a 19ª e 20º colocações, respectivamente. Depois, André Lotterer e Robin Frijns foram caindo também para fora da disputa pela pole, mas Vergne ficou. Virou para a fase decisiva com o segundo lugar, atrás apenas de Mitch Evans.
Na Superpole, inverteu. Foi ele, Vergne, quem fez a volta mais rápida do dia: 1min18s813. Sobrou com 0s3 de vantagem para Evans, em segundo, Sébastien Buemi e Pascal Wehrlein, respectivamente terceiro e quarto colocados. Maximilian Günther e Sam Bird completam a terceira fila, ao passo que Daniel Abt, Lotterer, Frijns e Alex Lynn fecham o top-10. Felipe Massa larga na 12ª colocação.
Com a pole, Vergne sobe para 105 pontos no campeonato e abre nove para Di Grassi, 19 para Lotterer, 23 para Da Costa e 24 para Frijns. Uma vitória de Vergne na Suíça leva o francês em condição muito privilegiada para a decisão do campeonato, em Nova York, no mês que vem.
A largada do eP de Berna está marcada para as 13h03 (de Brasília).
Jean-Éric Vergne (Foto: DS Techeetah)
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1: Jean-Éric Vergne, Lucas Di Grassi, André Lotterer, António Félix da Costa e Robin Frijns
O grupo dos ponteiros demorou bastante para ir à pista em Berna, mas Di Grassi e Vergne saíram quase juntos com menos de 1min30s no relógio. O francês, então, foi andando devagar para abrir espaço e acabou deixado para trás por Lotterer e Da Costa. Frijns foi o último a abrir volta rápida, incrivelmente passou com apenas 1s para a bandeira quadriculada.
Com todos na volta rápida após o cronômetro zerar, Di Grassi passou em 1min20s, assim como Da Costa, que foi apenas 0s047 mais lento. Mas não foi o bastante para comemorar. Vergne superou ambos em mais de 0s8 ao passar com 1min19s232 e ignorar as condições da pista no grupo inicial Lotterer e Frijns, nessa ordem, passaram em 1min19s5.
Sébastien Buemi (Foto: Nissan)
Grupo 2: Daniel Abt, Oliver Rowland, Sébastien Buemi, Jérôme D'Ambrosio e Mitch Evans
Primeiro na pista, Rowland deixou o treino de classificação lamentando um erro no terceiro trecho que custou caro. A volta, que estava boa, empurrou o inglês para fora e o oitavo lugar momentâneo. D'Ambrosio foi ligeiramente mais rápido que ele, mas nem sentiu o gosto de passar uns minutos na zona da Superpole.
Evans passou muito forte e se tornou o primeiro piloto a baixar para a casa de 1min18s. Líder, então, ao passo que Buemi subiu para o terceiro posto e Abt estacionou em quarto.
Sam Bird (Foto: Virgin)
Grupo 3 – Sam Bird, Stoffel Vandoorne, Pascal Wehrlein, Alexander Sims, Felipe Massa e Edoardo Mortara
A bandeira verde do terceiro grupo veio com a demonstração que Bird estava nervoso já antes de sair do pit-lane. Uma vez que saiu, porém, andou bem e pulou para o que seria o quinto posto ao fim do grupo. Como Wehrlein foi ainda mais rápido e justificou o TL2 excepcional ao cravar o terceiro tempo, a dupla tirou Lotterer e Frijns das chances de Superpole.
Massa conseguiu o melhor tempo dele do dia e anotou o 10º tempo entre os 16 que haviam andado até aquele momento, grande passo para terminar melhor que o 14º lugar marcado nos treinos livres. Vandoorne fez o 12º tempo, seguido por Sims em 13º e Mortara em 14º.
Grupo 4 – Tom Dillmann, José María López, Alex Lynn, Maximilian Günther, Oliver Turvey e Gary Paffett
Dillmann saiu na frente e estava em volta normal quando quase perdeu o carro ao travar a traseira. O francês, que começara o dia bem, marcou tempo atrás de Di Grassi e Da Costa. Só foi melhor que uma outra pessoa: Turvey, o companheiro de NIO.
Por outro lado, Günther foi bem e saltou para a quinta colocação geral e a Superpole – da qual tirou Abt. Atrás dele Lynn foi décimo, López ficou na 14ª posição e Paffett terminou em 16º.
A Superpole, assim, ficou para Evans, Vergne Wehrlein, Buemi, Günther e Bird.
Jean-Éric Vergne (Foto: FE)
SUPERPOLE
Bird saiu na frente dos demais para a volta rápida e foi bem conservador, praticamente sem chances de pole mesmo andando sozinho. Na sequência, Günther foi cerca de 0s170 melhor e, já que a Dragon não costuma chegar a essa fase do treino mesmo, garantiu uma posição acima dos padrões. Na sequência, Buemi. O suíço andou forte e passou com 1min19s164 – Wehrlein, logo em seguida, foi 0s004 mais lento.
Vergne foi o próximo e arrepiou. Saindo do primeiro grupo para tentar a Superpole, nessa segunda tentativa precisava terminar o trabalho, o que fez de maneira impecável ao cravar 1min18s813, a volta do fim de semana. Evans até foi rápido, mas larga no segundo posto. A festa é do líder Vergne.
FE, eP de Berna, Treino de Classificação, Resultado Final:
1 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:18.813 |
|
2 |
M EVANS |
Jaguar |
1:19.120 |
+0.307 |
3 |
S BUEMI |
Nissan |
1:19.164 |
+0.351 |
4 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:19.168 |
+0.355 |
5 |
M GÜNTHER |
Dragon Penske |
1:19.371 |
+0.558 |
6 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:19.536 |
+0.723 |
7 |
D ABT |
Audi |
1:19.554 |
+0.741 |
8 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
1:19.585 |
+0.772 |
9 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
1:19.591 |
+0.778 |
10 |
A LYNN |
Jaguar |
1:19.608 |
+0.795 |
11 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:19.613 |
+0.800 |
12 |
F MASSA |
Venturi |
1:19.638 |
+0.825 |
13 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:19.670 |
+0.857 |
14 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
1:19.714 |
+0.901 |
15 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
1:19.719 |
+0.906 |
16 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
1:19.804 |
+0.991 |
17 |
A SIMS |
BMW |
1:19.908 |
+1.095 |
18 |
E MORTARA |
Venturi |
1:20.023 |
+1.210 |
19 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:20.034 |
+1.221 |
20 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
1:20.081 |
+1.268 |
21 |
T DILLMANN |
NIO |
1:20.506 |
+1.693 |
22 |
O TURVEY |
NIO |
1:20.551 |
+1.738 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.