Vergne e toda equipe Mercedes se ajoelham antes do primeiro eP de Berlim

Apenas três dos 24 pilotos da Fórmula E se ajoelharam antes do primeiro eP de Berlim, protestando contra racismo. Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries participaram

A Fórmula E seguiu a Fórmula 1 e usou a cerimônia pré-corrida para se manifestar a respeito de questões sociais. Só que a reação foi bem diferente: enquanto a F1 viu a maioria dos pilotos optando por se ajoelhar em protesto antirracista, a FE teve apenas três dos 24 pilotos repetindo o gesto.

Os pilotos em questão são os dois da Mercedes, Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries, e o bicampeão Jean-Éric Vergne. A equipe alemã, por sinal, aproveitou e se manifestou em massa: todos funcionários presentes na pista também se ajoelharam.

A mesma Mercedes que entrou com tudo no protesto antirracista já havia mudado a pintura do carro, destacando a mesma causa. Assim como visto na F1, o carro prateado da FE foi trocado por um preto.

Quase ninguém se ajoelhou antes da largada da FE (Foto: Reprodução/TV)

A F1 tem maior engajamento entre pilotos. No GP da Inglaterra, 13 dos 20 optaram por se ajoelhar. Mas não sem conflitos internos: pilotos como Lewis Hamilton querem seguir se ajoelhando ao longo do ano, enquanto outros como Romain Grosjean não viam necessidade em seguir repetindo a ação.

A FE não tomou iniciativa no protesto antirracista, mas deu luz verde aos interessados para se ajoelhar. No lugar disso, a categoria instituiu 30s de silêncio. O foco, entretanto, é outro: as vítimas do coronavírus e as mudanças climáticas.

A corrida começou com António Félix da Costa na pole-position. O português é líder do campeonato com 71 pontos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.