Nada de grandes problemas para o treino que definiu o grid de largada da Fórmula E em Paris, na manhã deste sábado (27). Apenas uma sessão normal, com quase todos os ponteiros do campeonato colocados em apuros. O líder, Jérôme D'Ambrosio, não: foi bem, andou forte e partiu para ser extremamente conservador na Superpole. Quem dominou, então, foi o companheiro Pascal Wehrlein que coloca a Mahindra na pole mais uma vez na temporada 2018/19.
Nada de grandes problemas para o treino que definiu o grid de largada da Fórmula E em Paris, na manhã deste sábado (27). Apenas uma sessão normal, com quase todos os ponteiros do campeonato colocados em apuros. O líder, Jérôme D'Ambrosio, não: foi bem, andou forte e partiu para ser extremamente conservador na Superpole. Quem dominou, então, foi o companheiro Pascal Wehrlein que coloca a Mahindra na pole mais uma vez na temporada 2018/19.
Atrás de Wehrlein, a decepção de uma Nissan que era a única equipe a comemorar duas poles até agora na temporada – uma com cada piloto. O rendimento de treino voltou a ser bom para o time nipo-francês, mas não o bastante. Oliver Rowland ficou 0s152 atrás, na segunda colocação, enquanto Sébastien Buemi ficou mais afastado e foi o terceiro. De qualquer forma, a Nissan tem uma oportunidade preciosa de se tornar a oitava equipe a ganhar corridas no campeonato.
Robin Frijns completa a segunda fila enquanto Felipe Massa e D'Ambrosio fecham o top-6 daqueles que conseguiram avançar à segunda camada do treino. Max Günther, André Lotterer, Daniel Abt e Lucas Di Grassi fecham o top-10.
O único momento pastelão do classificatório ficou por conta dele mesmo, José María López, que passou direto numa curva durante a volta rápida e acabou danificado o carro ao colidir com o muro enquanto tentava consertar o que havia feito. O argentino larga na última colocação.
A largada para o eP de Paris está marcado para as 11h03 (de Brasília).
Pascal Wehrlein (Foto: Michelin)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Confira como foi o treino de classificação:
Grupo 1 – Jérôme D'Ambrosio, António Félix da Costa, André Lotterer, Mitch Evans, Lucas Di Grassi
O que será do primeiro grupo? É o que tem se perguntado quem acompanha a FE com afinco sempre que começa um treino de classificação. Neste caso, Evans foi quem saiu à pista primeiro e puxou o resto dos nomes. Mas a volta do neozelandês não foi boa: saiu da casa de 1min00.
Aqueles que vieram na sequência foram todos melhores que Evans. O último dos que passou, exatamente o líder do campeonato D'Ambrosio, é que foi mais rápido com 1min00s699. Lotterer ficou 0s039 atrás, enquanto Di Grassi acabou apenas 0s062 mais lento que o líder. Da Costa parou em 1min00s9.
Grupo 2 – Sam Bird, Robin Frijns, Jean-Éric Vergne, Edoardo Mortara e Daniel Abt
Quem se lançou para a pista à frente do segundo grupo foi Mortara, que terminou com uma volta pior que a de Di Grassi por alguns centésimos. Vergne passou na sequência um pouco pior que o suíço, enquanto Bird fechou o grupo com o pior tempo – oitavo entre os dez que haviam andado. O inglês se viu prejudicado por ficar sem participar do TL2 após acidente no TL1.
Mas nem só de voltas medianas viveu o grupo 2. Abt andou mais rápido que o companheiro Di Grassi e passou a ter chances de Superpole, enquanto Frijns cravou 1min00s583 e assumiu a liderança geral.
Sébastien Buemi (Foto: Michelin)
Grupo 3 – Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Stoffel Vandoorne, Alexander Sims, Pascal Wehrlein e Felipe Massa
Sims foi quem tentou ganhar vantagem ao sair antes, mas o piloto alemão foi atrapalhado por problemas no carro durante o TL2. Sem participar de um treino com pista seca, fez tempo ruim e foi para o 14º lugar geral. Depois dele, o inverso: Rowland acertou 1min00s450 e pulou para a ponta.
O grupo tomou de assalto a tabela: Wehrlein assumiu o segundo posto, Buemi foi para terceiro e Massa chegou na sexta colocação. Vandoorne não acompanhou: cometeu um erro e acabou em 16º após 16 passarem na pista.
Grupo 4 – Alex Lynn, Oliver Turvey, Max Günther, Gary Paffett, Tom Dillmann e José María López
Após três grupos que renovavam as primeiras colocações, a chave derradeira não funcionou da mesma forma. Quem melhor rendeu foi Günther, que voltou a classificar relativamente bem e terminou com o sétimo posto. Único no top-10. Dillmann foi para 11º, Turvey ficou com o 13º posto e Paffett parte no 19º lugar. López, por sua vez, voltou a errar. Não contornou a curva, sambou com o carro e acabou fechando a fase de grupos ao tocar o muro.
Assim, fecharam na Superpole Rowland, Wehrlein, Buemi, Frijns, D'Ambrosio e Massa.
José María López (Foto: Michelin)
SUPERPOLE
Com estratégia conservadora, Massa saiu na frente e fez um tempo alto – mas ainda se manteve na frente por mais algum tempo, visto que D'Ambrosio conservou o carro mais ainda e deu uma erradinha também. Afinal, o líder do campeonato já havia garantido vantagem na largada para os rivais mais diretos. Depois disso, todos andaram mais. Frijns foi para a ponta e Buemi fez o mesmo. Wehrlein, entretanto, passou com uma volta voadora e cravou a pole. Rowland ainda passou depois e foi bem, mas não o suficiente.
FE, eP de Paris, Treino Classificatório, Resultado Final:
1 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:00.383 |
|
2 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:00.535 |
+0.152 |
3 |
S BUEMI |
Nissan |
1:00.768 |
+0.385 |
4 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
1:00.793 |
+0.410 |
5 |
F MASSA |
Venturi |
1:01.217 |
+0.834 |
6 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:01.307 |
+0.924 |
7 |
M GÜNTHER |
Dragon Penske |
1:00.719 |
+0.336 |
8 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
1:00.738 |
+0.355 |
9 |
D ABT |
Audi |
1:00.739 |
+0.356 |
10 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:00.761 |
+0.378 |
11 |
T DILLMANN |
NIO |
1:00.784 |
+0.401 |
12 |
E MORTARA |
Venturi |
1:00.801 |
+0.418 |
13 |
O TURVEY |
NIO |
1:00.876 |
+0.493 |
14 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:00.886 |
+0.503 |
15 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:00.928 |
+0.545 |
16 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
1:00.952 |
+0.569 |
17 |
A LYNN |
Jaguar |
1:01.012 |
+0.629 |
18 |
A SIMS |
BMW |
1:01.037 |
+0.654 |
19 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
1:01.135 |
+0.752 |
20 |
M EVANS |
Jaguar |
1:01.243 |
+0.860 |
21 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
1:01.471 |
+1.088 |
22 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
1:07.494 |
+7.111 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.