FE

Wehrlein frustra cavalaria da Nissan e conquista pole-position para eP de Paris. Massa é quinto

O treino classificatório para o eP de Paris terminou com Pascal Wehrlein se esgueirando entre as duas Nissan e garantindo a segunda pole dele na temporada 2018/19. O estreante alemão é o primeiro piloto que vai largar da posição de honra pela segunda vez no ano

Grande Prêmio / PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
Nada de grandes problemas para o treino que definiu o grid de largada da Fórmula E em Paris, na manhã deste sábado (27). Apenas uma sessão normal, com quase todos os ponteiros do campeonato colocados em apuros. O líder, Jérôme D'Ambrosio, não: foi bem, andou forte e partiu para ser extremamente conservador na Superpole. Quem dominou, então, foi o companheiro Pascal Wehrlein que coloca a Mahindra na pole mais uma vez na temporada 2018/19. 

Nada de grandes problemas para o treino que definiu o grid de largada da Fórmula E em Paris, na manhã deste sábado (27). Apenas uma sessão normal, com quase todos os ponteiros do campeonato colocados em apuros. O líder, Jérôme D'Ambrosio, não: foi bem, andou forte e partiu para ser extremamente conservador na Superpole. Quem dominou, então, foi o companheiro Pascal Wehrlein que coloca a Mahindra na pole mais uma vez na temporada 2018/19.
 
Atrás de Wehrlein, a decepção de uma Nissan que era a única equipe a comemorar duas poles até agora na temporada - uma com cada piloto. O rendimento de treino voltou a ser bom para o time nipo-francês, mas não o bastante. Oliver Rowland ficou 0s152 atrás, na segunda colocação, enquanto Sébastien Buemi ficou mais afastado e foi o terceiro. De qualquer forma, a Nissan tem uma oportunidade preciosa de se tornar a oitava equipe a ganhar corridas no campeonato.


 
Robin Frijns completa a segunda fila enquanto Felipe Massa e D'Ambrosio fecham o top-6 daqueles que conseguiram avançar à segunda camada do treino. Max Günther, André Lotterer, Daniel Abt e Lucas Di Grassi fecham o top-10.
 
O único momento pastelão do classificatório ficou por conta dele mesmo, José María López, que passou direto numa curva durante a volta rápida e acabou danificado o carro ao colidir com o muro enquanto tentava consertar o que havia feito. O argentino larga na última colocação.
 
A largada para o eP de Paris está marcado para as 11h03 (de Brasília). 
Pascal Wehrlein (Foto: Michelin)
Confira como foi o treino de classificação:
 
Grupo 1 - Jérôme D'Ambrosio, António Félix da Costa, André Lotterer, Mitch Evans, Lucas Di Grassi
 
O que será do primeiro grupo? É o que tem se perguntado quem acompanha a FE com afinco sempre que começa um treino de classificação. Neste caso, Evans foi quem saiu à pista primeiro e puxou o resto dos nomes. Mas a volta do neozelandês não foi boa: saiu da casa de 1min00.
 
Aqueles que vieram na sequência foram todos melhores que Evans. O último dos que passou, exatamente o líder do campeonato D'Ambrosio, é que foi mais rápido com 1min00s699. Lotterer ficou 0s039 atrás, enquanto Di Grassi acabou apenas 0s062 mais lento que o líder. Da Costa parou em 1min00s9.

Grupo 2 - Sam Bird, Robin Frijns, Jean-Éric Vergne, Edoardo Mortara e Daniel Abt 
 
Quem se lançou para a pista à frente do segundo grupo foi Mortara, que terminou com uma volta pior que a de Di Grassi por alguns centésimos. Vergne passou na sequência um pouco pior que o suíço, enquanto Bird fechou o grupo com o pior tempo - oitavo entre os dez que haviam andado. O inglês se viu prejudicado por ficar sem participar do TL2 após acidente no TL1.
 
Mas nem só de voltas medianas viveu o grupo 2. Abt andou mais rápido que o companheiro Di Grassi e passou a ter chances de Superpole, enquanto Frijns cravou 1min00s583 e assumiu a liderança geral.
Sébastien Buemi (Foto: Michelin)
Grupo 3 - Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Stoffel Vandoorne, Alexander Sims, Pascal Wehrlein e Felipe Massa
 
Sims foi quem tentou ganhar vantagem ao sair antes, mas o piloto alemão foi atrapalhado por problemas no carro durante o TL2. Sem participar de um treino com pista seca, fez tempo ruim e foi para o 14º lugar geral. Depois dele, o inverso: Rowland acertou 1min00s450 e pulou para a ponta.
 
O grupo tomou de assalto a tabela: Wehrlein assumiu o segundo posto, Buemi foi para terceiro e Massa chegou na sexta colocação. Vandoorne não acompanhou: cometeu um erro e acabou em 16º após 16 passarem na pista.
 
Grupo 4 - Alex Lynn, Oliver Turvey, Max Günther, Gary Paffett, Tom Dillmann e José María López
 
Após três grupos que renovavam as primeiras colocações, a chave derradeira não funcionou da mesma forma. Quem melhor rendeu foi Günther, que voltou a classificar relativamente bem e terminou com o sétimo posto. Único no top-10. Dillmann foi para 11º, Turvey ficou com o 13º posto e Paffett parte no 19º lugar. López, por sua vez, voltou a errar. Não contornou a curva, sambou com o carro e acabou fechando a fase de grupos ao tocar o muro. 
 
Assim, fecharam na Superpole Rowland, Wehrlein, Buemi, Frijns, D'Ambrosio e Massa.
José María López (Foto: Michelin)
SUPERPOLE

Com estratégia conservadora, Massa saiu na frente e fez um tempo alto - mas ainda se manteve na frente por mais algum tempo, visto que D'Ambrosio conservou o carro mais ainda e deu uma erradinha também. Afinal, o líder do campeonato já havia garantido vantagem na largada para os rivais mais diretos. Depois disso, todos andaram mais. Frijns foi para a ponta e Buemi fez o mesmo. Wehrlein, entretanto, passou com uma volta voadora e cravou a pole. Rowland ainda passou depois e foi bem, mas não o suficiente. 

FE, eP de Paris, Treino Classificatório, Resultado Final:

1 P WEHRLEIN Mahindra 1:00.383  
2 O ROWLAND Nissan 1:00.535 +0.152
3 S BUEMI Nissan 1:00.768 +0.385
4 R FRIJNS Virgin Audi 1:00.793 +0.410
5 F MASSA Venturi 1:01.217 +0.834
6 J D'AMBROSIO Mahindra 1:01.307 +0.924
7 M GÜNTHER Dragon Penske 1:00.719 +0.336
8 A LOTTERER DS Techeetah 1:00.738 +0.355
9 D ABT Audi 1:00.739 +0.356
10 L DI GRASSI Audi 1:00.761 +0.378
11 T DILLMANN NIO 1:00.784 +0.401
12 E MORTARA Venturi 1:00.801 +0.418
13 O TURVEY NIO 1:00.876 +0.493
14 J.E VERGNE DS Techeetah 1:00.886 +0.503
15 S BIRD Virgin Audi 1:00.928 +0.545
16 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:00.952 +0.569
17 A LYNN Jaguar 1:01.012 +0.629
18 A SIMS BMW 1:01.037 +0.654
19 G PAFFETT HWA Venturi 1:01.135 +0.752
20 M EVANS Jaguar 1:01.243 +0.860
21 S VANDOORNE HWA Venturi 1:01.471 +1.088
22 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:07.494 +7.111