Ericsson tira zica do corpo e vence primeira em 2013 na Alemanha. Coletti vai ao pódio e Nasr é 9º
O brasileiro sofreu com a degradação dos compostos em Nürburgring e ainda viu Stefano Coletti sair de 13º para o pódio. Para piorar, o piloto da Carlin ainda perdeu a chance de largar na pole-position na corrida com o grid invertido
Apontado como favorito ao título da temporada 2013 da GP2, Marcus Ericsson vivia um drama. Em cinco etapas disputadas até agora, o sueco havia marcado apenas nove pontos, sendo que oito deles vieram a partir de bonificação por conquistar pole-position. Entretanto, tudo mudou neste sábado (6), em Nürburgring.
Fazendo uma corrida sem maiores sustos, o sueco recebeu a bandeirada na frente e conquistou uma importante vitória no campeonato. James Calado terminou em segundo, com Stefano Coletti, que havia largado em 13º, completando o pódio após disputar com quatro carros lado a lado na última curva.
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Fabio Leimer foi o quarto, seguido por Stéphane Richelmi e Robin Frijns, que caiu de terceiro para sexto em apenas duas curvas. Jon Lancaster terminou em sétimo, enquanto Tom Dillmann foi o oitavo.
Felipe Nasr, conhecido por economizar os pneus, teve uma corrida atípica. O brasileiro sofreu com a degradação dos compostos e, para piorar, ainda viu Stefano Coletti terminar no pódio e disparar na luta pelo título. A nona colocação do piloto da Carlin ainda significa que ele perdeu a chance de largar na pole-position na prova do domingo, com o grid invertido, e tentar diminuir o prejuízo. Johnny Cecotto Jr. foi o décimo. Sam Bird completou em 13º.
Confira como foi a corrida da GP2 em Nürburgring:
A prova da categoria de acesso na Alemanha começou bastante agitada. Enquanto Mitch Evans tomou a ponta, mas espalhou na primeira curva permitindo que Marcus Ericsson assumisse a primeira colocação, seguido por Stéphane Richelmi e por Felipe Nasr, um grande acidente na parte de trás do grid fazia o safety-car ser acionado.
Na tentativa de ganhar posições, Kevin Ceccon foi tocado por Daniel Abt e acabou capotando na pista até atingir o carro parado de Adrian Quaife-Hobbs. Por causa dos dois carros batidos, o safety-car foi chamado, e a fila de carros foi obrigada a passar por dentro dos boxes.
A corrida foi retomada na quarta volta. Com pneus supermacios, Nasr precisava passar Richelmi para ter uma chance de vencer. Apesar disso, o brasileiro não conseguia superar o adversário. Para não ficar preso no trânsito, a equipe Carlin antecipou a parada do piloto, que foi ao pit-lane no quinto giro.
Quando voltou à pista, o brasileiro não conseguiu desenvolver uma boa velocidade. Mesmo assim, conseguiu se manter apenas atrás de Ericsson após as paradas de James Calado, Robin Frijns e Alexander Rossi.
Com problemas na degradação dos compostos, o brasileiro acabou perdendo a posição para Calado e para Frijns antes de começar a ser pressionado por Richelmi. Um pouco mais atrás, quem vinha rápido era Stefano Coletti. O monegasco havia retardado a parada e, com pneus novos, conseguiu ir passando os adversários.
Na luta direta pelo título, Coletti grudou em Nasr e, na segunda curva do circuito, conseguiu a ultrapassagem. O brasileiro ainda foi perdendo rendimento, sendo passado também por Richelmi, Leimer e Lancaster. Enquanto isso, Coletti grudou em Robin Frijns na luta pelo terceiro lugar do pódio.
O duelo durou até a penúltima curva, quando o representante de Mônaco emparelhou e conseguiu a ultrapassagem. Em meio a diversos toques, quatro carros apareceram lado a lado, com Coletti levando a melhor e completando o pódio, ao lado de Marcus Ericsson, o vencedor, e James Calado. Nasr ainda terminou em nono.
GP2, Nürburgring, corrida 1:
1 | Marcus ERICSSON | SUE | Dams | _ | 32 voltas |
2 | James CALADO | ING | ART | +7.8 | |
3 | Stefano COLETTI | MCO | Rapax | +14.9 | |
4 | Fabio LEIMER | SUI | Racing Engineering | +15.0 | |
5 | Stéphane RICHELMI | MCO | Dams | +15.1 | |
6 | Robin FRIJNS | HOL | Hilmer | +15.2 | |
7 | Jon LANCASTER | ING | Hilmer | +17.1 | |
8 | Tom DILLMANN | FRA | Russian Time | +17.8 | |
9 | Felipe NASR | BRA | Carlin | +24.2 | |
10 | Johnny CECCOTO JR | VEN | Arden | +24.3 | |
11 | Alexander ROSSI | EUA | Caterham | +26.7 | |
12 | Sergio CANAMASAS | ESP | Caterham | +27.2 | |
13 | Sam BIRD | ING | Russian Time | +31.5 | |
14 | Simon TRUMMER | SUI | Rapax | +31.5 | |
15 | Daniel DE JONG | HOL | MP | +33.9 | |
16 | Mitch EVANS | NZL | Arden | +34.1 | |
17 | Nathanaël BERTHON | FRA | Trident | +36.1 | |
18 | Rio HARYANTO | INA | Addax | +43.3 | |
19 | Fabrizio CRESTANI | ITA | Lazarus | +45.1 | |
20 | René BINDER | AUT | Lazarus | +45.4 | |
21 | Daniel ABT | ALE | ART | +58.7 | |
22 | Julián LEAL | COL | Racing Engineering | +59.1 | |
23 | Jake ROSENZWEIG | EUA | Addax | +1:08.7 | |
24 | Jolyon PALMER | ING | Carlin | +1 volta | |
25 | Adrian QUAIFE-HOBBS | ING | MP | NC | |
26 | Kevin CECCON | ITA | Trident | NC |
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