Ericsson tira zica do corpo e vence primeira em 2013 na Alemanha. Coletti vai ao pódio e Nasr é 9º

O brasileiro sofreu com a degradação dos compostos em Nürburgring e ainda viu Stefano Coletti sair de 13º para o pódio. Para piorar, o piloto da Carlin ainda perdeu a chance de largar na pole-position na corrida com o grid invertido

Apontado como favorito ao título da temporada 2013 da GP2, Marcus Ericsson vivia um drama. Em cinco etapas disputadas até agora, o sueco havia marcado apenas nove pontos, sendo que oito deles vieram a partir de bonificação por conquistar pole-position. Entretanto, tudo mudou neste sábado (6), em Nürburgring.

Fazendo uma corrida sem maiores sustos, o sueco recebeu a bandeirada na frente e conquistou uma importante vitória no campeonato. James Calado terminou em segundo, com Stefano Coletti, que havia largado em 13º, completando o pódio após disputar com quatro carros lado a lado na última curva.

Marcus Ericsson finalmente venceu em 2013 (Foto: GP2)

Fabio Leimer foi o quarto, seguido por Stéphane Richelmi e Robin Frijns, que caiu de terceiro para sexto em apenas duas curvas. Jon Lancaster terminou em sétimo, enquanto Tom Dillmann foi o oitavo.

Felipe Nasr, conhecido por economizar os pneus, teve uma corrida atípica. O brasileiro sofreu com a degradação dos compostos e, para piorar, ainda viu Stefano Coletti terminar no pódio e disparar na luta pelo título. A nona colocação do piloto da Carlin ainda significa que ele perdeu a chance de largar na pole-position na prova do domingo, com o grid invertido, e tentar diminuir o prejuízo. Johnny Cecotto Jr. foi o décimo. Sam Bird completou em 13º.

Confira como foi a corrida da GP2 em Nürburgring:

A prova da categoria de acesso na Alemanha começou bastante agitada. Enquanto Mitch Evans tomou a ponta, mas espalhou na primeira curva permitindo que Marcus Ericsson assumisse a primeira colocação, seguido por Stéphane Richelmi e por Felipe Nasr, um grande acidente na parte de trás do grid fazia o safety-car ser acionado.

Na tentativa de ganhar posições, Kevin Ceccon foi tocado por Daniel Abt e acabou capotando na pista até atingir o carro parado de Adrian Quaife-Hobbs. Por causa dos dois carros batidos, o safety-car foi chamado, e a fila de carros foi obrigada a passar por dentro dos boxes.

A corrida foi retomada na quarta volta. Com pneus supermacios, Nasr precisava passar Richelmi para ter uma chance de vencer. Apesar disso, o brasileiro não conseguia superar o adversário. Para não ficar preso no trânsito, a equipe Carlin antecipou a parada do piloto, que foi ao pit-lane no quinto giro.

Quando voltou à pista, o brasileiro não conseguiu desenvolver uma boa velocidade. Mesmo assim, conseguiu se manter apenas atrás de Ericsson após as paradas de James Calado, Robin Frijns e Alexander Rossi.

Com problemas na degradação dos compostos, o brasileiro acabou perdendo a posição para Calado e para Frijns antes de começar a ser pressionado por Richelmi. Um pouco mais atrás, quem vinha rápido era Stefano Coletti. O monegasco havia retardado a parada e, com pneus novos, conseguiu ir passando os adversários.

Na luta direta pelo título, Coletti grudou em Nasr e, na segunda curva do circuito, conseguiu a ultrapassagem. O brasileiro ainda foi perdendo rendimento, sendo passado também por Richelmi, Leimer e Lancaster. Enquanto isso, Coletti grudou em Robin Frijns na luta pelo terceiro lugar do pódio.

O duelo durou até a penúltima curva, quando o representante de Mônaco emparelhou e conseguiu a ultrapassagem. Em meio a diversos toques, quatro carros apareceram lado a lado, com Coletti levando a melhor e completando o pódio, ao lado de Marcus Ericsson, o vencedor, e James Calado. Nasr ainda terminou em nono.

GP2, Nürburgring, corrida 1:

1 Marcus ERICSSON SUE Dams _ 32 voltas
2 James CALADO ING ART +7.8  
3 Stefano COLETTI MCO Rapax +14.9  
4 Fabio LEIMER SUI Racing Engineering +15.0  
5 Stéphane RICHELMI MCO Dams +15.1  
6 Robin FRIJNS HOL Hilmer +15.2  
7 Jon LANCASTER ING Hilmer +17.1  
8 Tom DILLMANN FRA Russian Time +17.8  
9 Felipe NASR BRA Carlin +24.2  
10 Johnny CECCOTO JR VEN Arden +24.3  
11 Alexander ROSSI EUA Caterham +26.7  
12 Sergio CANAMASAS ESP Caterham +27.2  
13 Sam BIRD ING Russian Time +31.5  
14 Simon TRUMMER SUI Rapax +31.5  
15 Daniel DE JONG HOL MP +33.9  
16 Mitch EVANS NZL Arden +34.1  
17 Nathanaël BERTHON FRA Trident +36.1  
18 Rio HARYANTO INA Addax +43.3  
19 Fabrizio CRESTANI ITA Lazarus +45.1  
20 René BINDER AUT Lazarus +45.4  
21 Daniel ABT ALE ART +58.7  
22 Julián LEAL COL Racing Engineering +59.1  
23 Jake ROSENZWEIG EUA Addax +1:08.7  
24 Jolyon PALMER ING Carlin +1 volta  
25 Adrian QUAIFE-HOBBS ING MP NC  
26 Kevin CECCON ITA Trident NC  

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.