Lancaster repete Silverstone e vence de ponta a ponta na corrida curta da GP2 em Nürburgring. Nasr é 4º
Jon Lancaster gostou de subir ao degrau mais alto do pódio na GP2: depois de desencantar na etapa da Inglaterra, o britânico repetiu o domínio da semana passada na corrida curta deste domingo na Alemanha
Uma semana depois de vencer pela primeira vez na GP2 em Silverstone, na Inglaterra, Jon Lancaster voltou a subir ao degrau mais alto do pódio na categoria. Neste domingo (7), em Nürburgring, o inglês largou em segundo, assumiu a ponta na largada e não largou mais: liderou todas as voltas da prova até receber a bandeira quadriculada 1s5 antes do compatriota James Calado.
Calado até que tinha um bom ritmo, mas não conseguiu se aproximar de fato de Lancaster depois de deixar para trás o sueco Marcus Ericsson, vencedor da prova de sábado. Lancaster apenas administrou a diferença que criou nas voltas iniciais para festejar mais uma vitória.
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A terceira colocação ficou com o suíço Fabio Leimer, e o brasileiro Felipe Nasr terminou em quarto. Nasr começou a prova na nona posição, se aproveitou de problemas dos adversários para ganhar posições e imprimiu um ritmo forte no final para passar por Sam Bird e por Ericsson até chegar ao quarto posto e somar mais oito pontos.
Líder do campeonato, Stefano Coletti teve problemas e abandonou. Assim, a diferença que era de 35 pontos para Nasr caiu para 27. Dez corridas ainda serão disputadas na temporada 2013 da GP2, sendo que a próxima rodada dupla acontece em 27 e 28 de julho, na Hungria.
Confira como foi a segunda corrida da GP2 em Nürburgring:
Muitas corridas têm seu destino alterado drasticamente na largada, e essa prova da GP2 foi mais uma delas. O pole-position Tom Dillmann largou mal e abriu caminho para Jon Lancaster, que largou bem, passar e assumir a liderança. Na segunda fila, a falha de Dillmann foi repetida por Robin Frijns e Stéphane Richelmi, e ambos saíram do top-10.
Vindo de trás, o brasileiro Felipe Nasr ganhou um lugar e subiu para oitavo, logo à frente de seu principal adversário na luta pelo título, Stefano Coletti.
Mas a corrida logo precisou ser interrompida após um toque de Richelmi com Daniel de Jong. O carro da Dams ficou atravessado na pista ao lado de um pedaço grande de carenagem que se desprendeu da asa dianteira de De Jong.
Relargada autorizada, Lancaster aproveitou as primeiras voltas com bandeira verde para começar a abrir do restante do pelotão. Dillmann era bem mais lento e se defendeu com vigor dos ataques de James Calado – mas não por muito tempo. Ele resistiu até que, de uma vez, acabou ultrapassado por Calado e também por Fabio Leimer.
Calado, então, iniciou a caça a Lancaster e não demorou muito para diminuir a diferença de 3s5 para 1s5. Só que o piloto da Hilmer conseguia administrar a vantagem sem maiores problemas.
Enquanto isso, Dillmann sofreu uma queda abrupta de rendimento e foi perdendo mais e mais posições até desistir. Outro que perdeu rendimento e precisou fazer um pit-stop foi o líder do campeonato, Coletti, deixando a zona de pontuação.
Frijns foi mais um que encontrou problemas ao forçar uma manobra para cima de Sam Bird. O reserva da Sauber calculou mal o espaço e acabou tocando no carro do reserva da Mercedes. Quem levou a pior foi ele mesmo: rodou e ficou longe da briga por pontos.
A prova, então, se estabilizou com os pilotos poupando os pneus para voltarem a apertar o ritmo nas voltas finais.
A oito giros do fim, Nasr, sexto colocado, começou a pisar um pouco mais no pedal da direita até conseguir superar Bird para entrar no top-5. O próximo alvo seria Ericsson, superado na 20ª de 24 voltas. Ao mesmo tempo, mas metros atrás, Johnny Cecotto mergulhou para passar por Bird e chegou a tocar no carro do britânico antes de ganhar a posição – o incidente foi colocado em investigação pelos comissários para depois da prova.
Bird perdeu três posições, enquanto Cecotto continuou na pista e tratou de deixar para trás Ericsson sem perder tempo. O sueco continuaria caindo até cruzar a linha de chegada em nono, apenas.
Lá na frente, Lancaster não dava chances a Calado. Ele era perseguido incansavelmente pelo rival, mas não cometeu erros e sequer deixou que o piloto se aproximasse o suficiente para tentar uma ultrapassagem. Vitória de ponta a ponta. Leimer completou o pódio, seguido por Nasr e Cecotto.
GP2, Alemanha, Nürburgring, corrida 2, final:
1 | Jon LANCASTER | NOR | Hilmer | 42:27.655 | 24 voltas |
2 | James CALADO | ING | ART | +1.528 | |
3 | Fabio LEIMER | SUI | Racing Engineering | +25.797 | |
4 | Felipe NASR | BRA | Carlin | +27.527 | |
5 | Johnny CECCOTO JR | VEN | Arden | +32.336 | |
6 | Alexander ROSSI | EUA | Caterham | +34.479 | |
7 | Mitch EVANS | NZL | Arden | +34.751 | |
8 | Sam BIRD | ING | Russian Time | +36.635 | |
9 | Simon TRUMMER | SUI | Rapax | +40.088 | |
10 | René BINDER | AUT | Lazarus | +40.237 | |
11 | Jolyon PALMER | ING | Carlin | +41.402 | |
12 | Julián LEAL | COL | Racing Engineering | +42.434 | |
13 | Marcus ERICSSON | SUE | Dams | +43.482 | |
14 | Rio HARYANTO | INA | Addax | +43.806 | |
15 | Nathanael BERTHÖN | FRA | Trident | +43.979 | |
16 | Adrian QUAIFE-HOBBS | ING | MP | +53.763 | |
17 | Sergio CANAMASAS | ESP | Caterham | +54.039 | |
18 | Jake ROSENZWEIG | EUA | Addax | +59.684 | |
19 | Daniel ABT | ALE | ART | +61.093 | |
20 | Stefano COLETTI | MCO | Rapax | +69.152 | |
21 | Fabrizio CRESTANI | ITA | Lazarus | +1 volta | |
22 | Tom DILLMANN | FRA | Russian Time | NC | |
23 | Kevin CECCON | ITA | Trident | NC | |
24 | Robin FRIJNS | HOL | Hilmer | NC | |
25 | Daniel DE JONG | HOL | MP | NC | |
26 | Stéphane RICHELMI | MCO | Dams | NC |