Leclerc volta a brilhar aos sábados e conquista pole-position do GP do Azerbaijão

O pole-position do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 na temporada 2022 é Charles Leclerc! O piloto da Ferrari superou os rivais na luta pelo posto e pelo campeonato e levou a melhor nas ruas históricas de Baku

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO AZERBAIJÃO | Briefing

A classificação do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, realizada na manhã deste sábado (11), consagrou Charles Leclerc como pole-position da edição 2022. O piloto da Ferrari levou a melhor no que estava claro, desde o começo do fim de semana, seria uma briga apertada entre as duas principais equipes do campeonato. Desta maneira, tem a chance de ouro para se aproximar ainda mais da ponta do campeonato, atualmente nas mãos de Max Verstappen.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Os números são incríveis. Leclerc se torna o primeiro piloto com duas poles em Baku e chega a seis em oito corridas na temporada 2022 – a quarta seguida. O monegasco é mesmo o ‘Rei dos Sábados’.

Veio com uma volta absolutamente voadora, que acabou com a competição real pela dianteira. Com 1min41s359, Leclerc colocou 0s282 para a melhor volta de Sergio Pérez, que larga em segundo. Max Verstappen é o terceiro, enquanto Carlos Sainz sai somente no quarto lugar. George Russell, Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel e Fernando Alonso formam o top-10.

Com o começo atrasado em 15 minutos, algo que foi anunciado ainda durante o TL3, a preocupação era que muitas interrupções poderia criar problema para a organização, uma vez que o crepúsculo aconteceria pouco depois das 20h locais de Baku – a classificação começou às 18h15 locais. E não deu para passar ileso de fato: Lance Stroll bateu duas vezes no fim do Q1, sendo que estampou a valer o muro da curva dois na segunda empreitada. Bandeira vermelha que chegou com 2min30s pela frente na fase inicial do treino. Valtteri Bottas conseguiu se salvar da eliminação depois disso e passou adiante, jogando Kevin Magnussen na fogueira com o próprio Stroll, Alexander Albon, Nicholas Latifi e Mick Schumacher.

Depois, no Q2, o tetracampeão Vettel, apareceu de frente no muro e assustou, mas conseguiu manter o motor ligado e saiu de lá sem maiores danos para si ou para a atividade. Ainda passou ao Q3 com o tempo que já havia registrado. Azar da McLaren, eliminada de mala e cuia com Lando Norris e Daniel Ricciardo respectivamente em 11º e 12º. Esteban Ocon, Guanyu Zhou e Bottas também caíram.

O Q3 veio com Sainz abrindo em primeiro após a primeira rodada de voltas rápidas. Algo importante, porque o espanhol terminara na frente de Leclerc o Q2. Havia um pequeno padrão, mas que foi chutado para o alto. Sainz foi o único entre os quatro pilotos das duas principais equipes que não melhorou na última tentativa. Resta novamente ver o companheiro sugar os holofotes e os rivais da outra equipe passarem na frente. A chance de reagir é mesmo no domingo.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a programação indica largada às 8h [de Brasília, GMT-3].

Charles Leclerc conquistou a sexta de oito poles possíveis na temporada até agora (Foto: Ferrari)
Paddockast #151: Pérez fica! E Ricciardo? Gasly vai? O mercado de pilotos da F1 2023

Confira como foi a classificação:

Como já estava definido antes mesmo da realização do terceiro treino livre nas ruas de Baku, algumas horas antes, a classificação foi atrasada em 15 minutos: de 11h [de Brasília, GMT-3] para 11h15. O motivo não estava em alguma coisa que acontecera pouco tempo antes, mas no livro de regras. Por conta do fuso local, todas as atividades de pista são realizadas entre o começo da tarde e os primeiros momentos da noite. Assim, um acidente no fim da corrida sprint da Fórmula 2 danificou uma das barreiras de proteção e fez com que o TL3 da F1 fosse atrasado em 15 minutos.

Mas e daí? Está no regulamento esportivo da FIA que a distância entre fim do treino livre e início da classificação da Fórmula 1 precisa ser de ao menos duas horas. Como o TL3 de 60 minutos de duração foi empurrado das 8h para as 8h15 e a classificação começava às 11h, não daria tempo. Desta maneira, a definição do grid teve de esperar também.

A pancada de Lance Stroll no muro (Foto: Reprodução/F1)

Q1 – Verstappen sai na frente de Pérez e Leclerc, enquanto Stroll bate

Uma fila enorme estava formada, com praticamente todos os carros, à espera da luz verde no pit-lane. Quando apareceu, foi Lando Norris quem saiu na frente para iniciar de vez a tomada de tempos. Imediatamente, todo mundo estava na pista. Norris, como o primeiro a sair, também foi o primeiro a anotar tempo.

Max Verstappen já emendou com uma volta bastante significativa, um 1min42s938 que, na prática, colocava o holandês no Q2. Enquanto isso, Lewis Hamilton avisava à Mercedes que os pedais estavam “muito macios”. O outro piloto da Mercedes, George Russell, reclamava que Verstappen guiava “de maneira errática” na pista após quase acertar a traseira da Red Bull.

Os dois pilotos da Red Bull apareciam nas duas primeiras posições, logo à frente da dupla da Ferrari. Sebastian Vettel conseguia colar em quinto e com Guanyu Zhou em sexto. Russell e Hamilton conseguiam se manter no top-10, enquanto Valtteri Bottas, com dificuldades durante todo o fim de semana, estava na zona de eliminação.

Leclerc, diga-se, chegou a pintar rapidamente na dianteira, mas Verstappen fez 1min42s722 e Pérez seguiu com uma volta somente 0s011 atrás do companheiro.

Aí é que surgiu o protagonista do Q1: Lance Stroll. O piloto da Aston Martin brigava com o carro enquanto Vettel andava bem. Inicialmente, com cerca de cinco minutos pela frente, triscou o muro da curva sete com o bico do carro após escapar. Nada muito grave inicialmente, mas bateria de novo na volta seguinte! Na curva dois, escapou e bateu mais forte, danificando a suspensão dianteira direita. Carro parado na pista e, com 2min30s pela frente, bandeira vermelha.

Naquele momento, Stroll tinha volta melhor apenas que Mick Schumacher. Alex Albon era o primeiro dentro da zona de eliminação e estava seguido por Bottas e Nicholas Latifi, além dos dois últimos. A bandeira vermelha criava um problema: todos teriam de entrar imediatamente na pista para que conseguissem abrir volta.

A Mercedes resolveu sair com pneus usados, apenas para se certificar que tinha o tempo, enquanto quem vinha nas primeiras colocações sequer entraram para abrir volta. Na Haas, Mick Schumacher entrou tarde e recebeu o aviso no rádio “força até o limite”. Conseguiu abrir volta, mas não sair de último.

Quem conseguiu escapar foi Bottas, que pulou para o 15º posto no susto. As McLaren ficaram em 13º e 14º, também sem conforto e com Lando Norris na frente de Daniel Ricciardo. Os eliminados, então, terminaram por ser Kevin Magnussen, Albon, Latifi, Stroll e Schumacher.

No fim das contas, Albon terminou reclamando de Alonso, que causou uma bandeira amarela nos últimos segundos no setor intermediário e recolheu para os boxes da Alpine de maneira bem lenta. Lembrando que a direção de prova definiu que todas as voltas, mesmo sem serem cronometradas oficialmente, precisam estar acima de 2min09s para que os pilotos não atrapalhem os demais. A não ser, claro, que haja algum problema.

Mick Schumacher foi eliminado em último (Foto: Haas F1 Team)

Q2 – Pérez responde ao companheiro e lidera segunda parte

A Red Bull se poupou no fim do Q1 para sair na frente de todo mundo no Q2. Novamente, Verstappen foi melhor que Pérez, agora por somente 0s031. Desta feita, porém, a Ferrari respondeu superior. Carlos Sainz engrenou 1min42s088 e pulou para a frente, com Leclerc vindo em segundo.

A AlphaTauri também se encontrava em Baku. Pierre Gasly apareceu em quinto e mostrou que estava confortável no carro. Hamilton, menos confortável no carro dele, aparecia fora da zona de classificação após cinco minutos.

Uma segunda Aston Martin apareceu no muro. Agora Vettel, claro, já que Stroll fora eliminado. O tetracampeão perdeu o controle na curva 15 e foi de bico no muro. Sem uma batida forte, porém, manteve o motor ligado e saiu dali para os boxes. Estava na sétima colocação e ainda tinha chances de avançar ao Q3.

Pérez deu o troco em todo mundo e, com a segunda tentativa, fez 1min41s955 e apareceu na liderança momentânea. Imediatamente, as duas Red Bull recolheram: era o fim do Q2 para ambos, já com tempo mais que suficiente após Verstappen dar uma leve triscada no muro com o pneu traseiro esquerdo.

Sebastian Vettel se encontrou com o muro no Q2 (Foto: Reprodução/ F1 TV)

Hamilton sofria. Na preparação para a última volta, avisava no rádio que tinha dificuldades para mudar a direção do carro e ainda foi avisado de que estava sob investigação por guiar lento demais na pista após aparecer quase parado na frente de Norris – neste momento, porém, surgia em sexto.

Antes da última tentativa, as duplas de McLaren e Alfa Romeo tinham a companhia de Esteban Ocon entre os eliminados. O primeiro a ter quase certeza da eliminação era Norris, porque na tentativa de abrir a última volta veloz, passou direto e foi fora da pista. Mas não terminou assim, porque Lando ainda foi capaz de abrir a volta, mas não adiantou: ficou fora assim mesmo.

Norris, Ricciardo, Ocon, Zhou e Bottas, nesta exata ordem, foram os cinco eliminados. Nenhum conseguiu se salvar com tentativa derradeira. Desta maneira, Pérez, Leclerc, Sainz, Verstappen, Gasly, Hamilton, Vettel, Russell, Alonso e Yuki Tsunoda eram os dez habilitados à disputa da pole.

Daniel Ricciardo caiu no Q2 (Foto: McLaren)

Q3 – Leclerc brilha e comemora mais uma pole em 2022

A hora da decisão chegava com Alonso saindo na frente dos demais para registrar tempo, mas a volta não foi grande coisa e caiu logo atrás dos rivais reais: Russell, Vettel e Gasly.

Em outra briga diferente, Sainz explodiu e voltou a superar Leclerc para assumir a ponta. O piloto monegasco deu uma leve escapada e não fez grande volta, mas foi o suficiente para bater Pérez e Verstappen que, nesta ordem, apareciam em terceiro e quarto.

Após a primeira rodada de voltas lançadas, o top-4 era esse. Gasly, Russell, Vettel, Alonso, Hamilton e Tsunoda fechavam o top-10.

A segunda tentativa já mostrou cenário distinto quando Leclerc veio primeiro entre os quatro e voou ao anotar 1min41s359. Verstappen pulou para segundo momentaneamente, mas Pérez passou por ele – mesmo ficando 0s282 atrás do monegasco. Sainz ficou para trás sem melhorar a volta.

Não tinha mais como evitar a sexta pole de Leclerc em oito etapas na temporada. E mais: Charles se torna o único piloto com duas poles no GP do Azerbaijão. Pérez fecha a primeira fila, ao passo que Verstappen abre a segunda ao lado de Sainz. Russell e Gasly, Hamilton e Tsunoda, Vettel e Alonso formam a terceira, quarta e quinta filas.

F1 2022, Azerbaijão, Sábado, Grid de Largada:

1C LECLERCFerrari1:41.359 
2S PÉREZRed Bull RBPT1:41.641+0,282
3M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:41.706+0,347
4C SAINZFerrari1:41.814+0,455
5G RUSSELLMercedes1:42.712+1,353
6P GASLYAlphaTauri RBPT1:42.845+1,486
7L HAMILTONMercedes1:42.924+1,565
8Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:43.056+1,697
9S VETTELAston Martin Mercedes1:43.091+1,732
10F ALONSOAlpine1:43.173+1,814
11L NORRISMcLaren Mercedes1:43.398+2,039
12D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:43.574+2,215
13E OCONAlpine1:43.585+2,226
14G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:43.790+2,431
15V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:44.444+3,085
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:44.643+3,284
17A ALBONWilliams Mercedes1:44.719+3,360
18N LATIFIWilliams Mercedes1:45.367+4,008
19L STROLLAston Martin Mercedes1:45.371+4,012
20M SCHUMACHERHaas Ferrari1:45.775+4,416
  Tempo 107%1:48.454+7,095
FÓRMULA 1:CHANCES IGUAIS PARA PÉREZ E VERSTAPPEN NA RED BULL: DÁ PARA ACREDITAR?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.