O GP do Bahrein deu um choque de realidade em algumas equipes da F1 2024. A verdade é que muitas das sensações da pré-temporada se confirmaram, mas outras...

A temporada 2024 da F1 começou de fato no último fim de semana, com o GP do Bahrein. Apesar do caos fora da pista, o que se viu dentro dela foi um domínio avassalador da Red Bull e, claro, outro passeio de Max Verstappen, com grand-chelem e tudo.

O 10+ do GRANDE PREMIUM dá uma atualizada no panorama atual da ordem de forças da categoria depois da abertura do campeonato, já que algumas tendências da pré-temporada foram confirmadas, mas outras tantas foram completamente modificadas.

Se a Red Bull é, de fato, a força dominante, a Haas mostrou que não é a tragédia toda que demonstrava nos testes coletivos e a RB perdeu boa parte do brilho. A Alpine, por outro lado, começa um ano como um horror completo e absoluto.

10- ALPINE

Não há absolutamente nada de bom na Alpine em 2024. Quer dizer, tem a dupla de pilotos, que é das mais competentes do grid da F1, mas Pierre Gasly e Esteban Ocon não são milagreiros. O carro é muito ruim, é lento em reta, é ruim de curva. Uma etapa disputada e o time já passou por mudança radical interna. Impossível tirar a Alpine da última colocação da nossa lista por enquanto.

Esteban Ocon e Pierre Gasly: Alpine passa por momento delicado na F1 (Foto: Alpine)

9- WILLIAMS

O carro da Williams não é horrível, há um potencial ali, tem uma certa velocidade, apareceu em determinados momentos do fim de semana do Bahrein, inclusive. O problema é que teve outra coisa que apareceu e que já tinha vindo forte na pré-temporada: falta confiabilidade. Claramente. Equipe que menos andou nos testes coletivos, o time de Grove teve na corrida panes nos carros de Logan Sargeant e também de Alexander Albon. Nada bom, nada bom.

8- SAUBER

Daqui até o sexto lugar foi complicado definir quem é quem até agora. A Sauber teve lá seus momentos na corrida com Guanyu Zhou, mas falta ritmo, claramente. Pelo menos não tem quebrado e, principalmente, evoluiu em relação a 2023. Pode ser que pontue com alguma frequência, pelo menos mais do que no ano passado.

7- HAAS

A grande evolução aqui na nossa lista. Era evidente na pré-temporada que a Haas aparecia na última colocação, mas tudo começou a mudar no terceiro dia de testes. O fim de semana de GP do Bahrein foi digno. Nada ótimo, nem mesmo bom, mas digno. Teve Nico Hülkenberg no Q3 e Kevin Magnussen andando relativamente perto da zona de pontos no sábado. Não está bom, mas não é a tragédia pintada.

6- RB

Ficou aqui quase que no meio da tabela, mas um pouco acima de Sauber e Haas pelo potencial. Agora, o GP do Bahrein foi caótico para a antiga AlphaTauri. Primeiro porque o ritmo ficou bem abaixo do que parecia, mas, especialmente, porque a equipe já está prestes a implodir e o ano nem começou direito. Que treta fabulosa que rolou no rádio com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, rapaz.

Tsunoda se irritou ao receber ordem de deixar Ricciardo passar no Bahrein (Foto: AFP)

5- ASTON MARTIN

Bom ritmo de classificação, tem toda cara de que vai fazer umas graças no começo do ano nas definições do grid, mas é só. A performance em stints longos foi totalmente mediana, assim: bem melhor que a parte inferior do pelotão, claro, mas muito abaixo da ‘F1 A’. Fernando Alonso deve perder a paciência em breve, se esperar grandes coisas dali.

4- McLAREN

Definir a terceira colocada aqui na lista também foi tarefa difícil. Não é absurdo algum imaginar a McLaren brigando por pódio no fim de semana, por exemplo. Só que a realidade do Bahrein falou mais alto: os laranjinhas passaram a maior parte do tempo correndo atrás da Mercedes. Tem potencial ali? Bastante, mas por enquanto é isso.

3- MERCEDES

Apesar de um fim de semana extremamente discreto de Lewis Hamilton, a Mercedes deu sinais positivos e chegou a sonhar com pódio com George Russell. Dá para imaginar o W15 funcionando legal desde o começo da temporada, ainda que não no nível de Ferrari e, claro, Red Bull. Está um pouquinho na frente da McLaren, mas isso pode mudar rapidamente.

2- FERRARI

O sonho de bater de frente com a Red Bull ficou bem mais distante, mas a Ferrari não tem motivos para achar que é tudo terra arrasada. Um bom pódio com Carlos Sainz, uma chance real de pole com Charles Leclerc. Além do domínio da rival, outros pontos de atenção foram o rendimento final dos pneus e, claro, o problema que Leclerc teve na corrida, travando os pneus sem parar.

A Red Bull sobrou na abertura da F1 no Bahrein (Foto: Red Bull Content Pool)

1- RED BULL

Não há muito o que falar aqui. O RB20 é realmente tudo isso e muito mais. Verstappen conquistou o quinto grand-chelem da carreira, que basicamente representa um massacre em cima da concorrência. E ainda teve Pérez dando mais de 20 voltas de pneus macios na reta final, uma humilhação para as rivais que nem perto do mexicano chegaram diante do desgaste. Olha, a F1 2024 começou com cara de que vai ter novos passeios.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9), com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

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