5 coisas que aprendemos no GP do Bahrein, 1ª etapa da Fórmula 1 2024

Um grand-chelem de Max Verstappen abriu com choque de realidade a temporada 2024 da Fórmula 1 no Bahrein. A Red Bull ainda brilhou com Sergio Pérez, mesmo com pneus macios extremamente gastos. Carlos Sainz foi o homem da corrida

O GP do Bahrein não deu grandes esperanças de que a F1 2024 vai ser muito melhor que a temporada do ano passado. Em uma corrida, em geral, morna, a Red Bull sobrou, mas, mais do que isso, viu Max Verstappen praticamente andando em uma liga só dele. Um baile, um passeio, um vareio. Um grand-chelem.

Os austríacos fizeram a dobradinha também com Sergio Pérez, ainda que o mexicano tenha feito mais de 20 voltas de pneus macios no fim. O RB20 mostrou mais uma face, afinal, com um gerenciamento impecável da borracha.

A Ferrari teve um dia digno, especialmente por conta da performance iluminada de Carlos Sainz, que foi ao pódio na frente de Charles Leclerc. George Russell sai com gosto amargo ao errar e ficar em quinto, com Lando Norris, Lewis Hamilton, Oscar Piastri, Fernando Alonso e Lance Stroll também na zona de pontos.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP do Bahrein da Fórmula 1 2024:

Max Verstappen voltou a vencer na F1 (Foto: AFP)

Verstappen segue em liga própria. Mas Red Bull, também

O quinto grand-chelem da carreira de Verstappen veio, precisa dizer mais alguma coisa? Logo na estreia, com classificação poderosa, largada certeira, ritmo de corrida impecável. Vitória, pole, volta mais rápida, todas as voltas lideradas e a sensação de que tinha até mais para tirar se quisesse. O balde de água fria nos rivais foi ainda maior porque Pérez foi segundo e ainda sem tomar sustos, mesmo andando mais de 20 voltas com pneus macios na reta final. Dureza, resto da F1 2024. Os caras são realmente duros de derrubar.

Sainz brilha e manda primeiro recado do ano para Ferrari

Que corridaça que fez Sainz no Bahrein. Apesar de uma classificação mediana e de uma largada ruim, o espanhol teve coragem o tempo todo e muita agressividade. Fez belas manobras, deixou Leclerc para trás e, claro, deu o primeiro recado para a Ferrari, mostrando o que o time italiano vai perder para 2025. E se coloca fortíssimo no mercado, claro.

Mercedes oscila, mas ainda longe de preocupar de verdade

A sensação que a Mercedes passou no Bahrein foi de trabalho ainda bem no início, como, de fato, é. O W15 precisa muito ser desenvolvido, explorado. Dava para Russell e Hamilton terem ido mais longe? Provavelmente, mas o carro ainda está devendo na briga com Ferrari e, claro, Red Bull. George vacilou contra um Leclerc com problemas, enquanto Lewis simplesmente não teve ritmo sexta-feira e sábado em Sakhir.

McLaren vive dia mediano e já sonha com reação em Jedá

A McLaren prometia bem mais na simulação de corrida, viu? O resultado foi medianíssimo, meio apático. Ainda teve a perda da posição de Piastri pelo vacilo do time nos boxes, custa caro. Os laranjinhas sonham com a reação em Jedá, teoricamente uma pista que casa melhor com o MCL38. Precisam melhorar, de toda forma.

Fernando Alonso sofreu na primeira corrida do ano da F1 2024 (Foto: AFP)

Alonso sente na pele falta de ritmo da Aston Martin. Alpine é realmente péssima

Que coisa que foi a Aston Martin na corrida, hein? Marcou 3 pontos, sim, mas por falta de rivais. Quem está abaixo está muito mal das pernas, mas os verdinhos aparentam um atraso considerável em relação ao resto da ‘F1 A’ em stints longos. Alonso sofreu, Stroll até teve boa reação, mas sem muito ritmo. É um time mediano e é isso. A Alpine, por outro lado, é a pior até agora. Não tem muito para onde elaborar além disso, Esteban Ocon e Pierre Gasly estão no mato, o carro francês não tem nada.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9), com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.